Influência do contexto pandémico COVID-19 no comportamento de compra online dos estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Diana Isabel da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19832
Resumo: contexto pandémico COVID-19 e as consequentes restrições fizeram crescer exponencialmente as compras online que vinham já ganhando expressão ao longo dos últimos anos, em todo o mundo. De entre os segmentos que mais aderem às compras online, têm sido destacados os jovens adultos, com formação superior e designados como a geração de compradores do futuro. Contudo, até ao momento, em contexto nacional, não foi efetuado qualquer de estudo que analise possíveis alterações do comportamento de compra online deste grupo de interesse em consequência da pandemia. Este trabalho tem como objetivo investigar eventuais mudanças de comportamento de compra online, decorrentes da crise pandémica COVID-19, e avaliar se existe intenção manifesta de manter ou romper com comportamentos recentemente adquiridos, em jovens adultos, matriculados no ensino superior. Usámos uma metodologia quantitativa, baseada num questionário eletrónico autoadministrado, composto por duas unidades de análise: a confiança online e o comportamento de compra, sob a influência do contexto pandémico COVID-19. Os dados reportam-se aos comportamentos de 400 estudantes matriculados em instituições de ensino superior na Área Metropolitana do Porto. Os nossos resultados mostram que o contexto pandémico influenciou as compras online, verificando-se o aumento no uso de canais de marcas próprias (websites e apps), o aumento das compras de produtos e o aumento dos gastos. Verificámos também que a confiança influencia a intenção de manter com os comportamentos, sendo que são os indivíduos com índices de confiança mais elevados os que mais pretendem manter os seus comportamentos no futuro. Finalmente, a confiança parece não ter um papel preponderante no comportamento, salvo a confiança inicial, uma vez que existe uma maior adesão a compras em websites considerados fiáveis e com uma maior reputação. Os resultados evidenciam potenciais comportamentos futuros (tendências) na área do e-commerce, dados particularmente úteis para empresas que queiram operar online e cujo público-alvo sejam jovens adultos instuídos.
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Este trabalho tem como objetivo investigar eventuais mudanças de comportamento de compra online, decorrentes da crise pandémica COVID-19, e avaliar se existe intenção manifesta de manter ou romper com comportamentos recentemente adquiridos, em jovens adultos, matriculados no ensino superior. Usámos uma metodologia quantitativa, baseada num questionário eletrónico autoadministrado, composto por duas unidades de análise: a confiança online e o comportamento de compra, sob a influência do contexto pandémico COVID-19. Os dados reportam-se aos comportamentos de 400 estudantes matriculados em instituições de ensino superior na Área Metropolitana do Porto. Os nossos resultados mostram que o contexto pandémico influenciou as compras online, verificando-se o aumento no uso de canais de marcas próprias (websites e apps), o aumento das compras de produtos e o aumento dos gastos. Verificámos também que a confiança influencia a intenção de manter com os comportamentos, sendo que são os indivíduos com índices de confiança mais elevados os que mais pretendem manter os seus comportamentos no futuro. Finalmente, a confiança parece não ter um papel preponderante no comportamento, salvo a confiança inicial, uma vez que existe uma maior adesão a compras em websites considerados fiáveis e com uma maior reputação. Os resultados evidenciam potenciais comportamentos futuros (tendências) na área do e-commerce, dados particularmente úteis para empresas que queiram operar online e cujo público-alvo sejam jovens adultos instuídos.The COVID-19 pandemic context and its consequential restrictions have made online shopping exponentially grow even more than they already have, over the last few years, all over the world. Between the segments that buy online the most, young adults with higher levels of education, are seen as the generation of buyers of the future. However, no recent national studies until now have focused on showing possible changes on the purchase behaviour of this interest group because of the pandemic. This study has the objective of investigating potential changes on the online shopping behaviour, caused by the COVID-19 pandemic and evaluate if there is an intention of maintaining or breaking with recent acquired behaviours, in young adults, particularly university students. Using a quantitative methodology, we applied an online survey that has two units of analysis: online trust and purchase behaviour, under the influence of the COVID-19 pandemic. So, our results report the behaviours of 400 students, currently attending higher education institutes at Porto. Our results show that the pandemic context has influenced online shopping, since we can verify changes such as increased shopping through the brands’ own channels (websites and apps), a growing preference towards products instead of services and increase in spending. We also verify that online trust influences the intention of maintain the behaviours, since the individuals with higher levels of trust are the ones that want to keep their behaviours in the future the most. Finally, online trust doesn’t seem to significantly affect online shopping behaviours, apart from initial trust because consumers do buy a lot through websites that seem more trustworthy, thus, with a better reputation. Our results point some possible future e-commerce purchasing behaviours (trends), data particularly useful for companies that want to operate online and have young adults, with higher levels of education, as their target audience.Oliveira, Luciana Gomes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMagalhães, Diana Isabel da Silva2022-02-08T16:11:11Z2021-10-072021-10-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19832TID:202931617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:54.333278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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