A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Diana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Luciana, Rodrigues, Maria Antónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23392
Resumo: Este estudo tem como objetivo caraterizar as mudanças de comportamento de compra online, decorrentes da pandemia COVID-19, e avaliar a intenção de manter ou alterar comportamentos adquiridos pelos jovens adultos. Utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa. Os dados foram recolhidos através de questionário online, de onde resultou uma amostra de 355 respostas. Os resultados revelam a intensificação das compras online, alterações no catálogo de produtos comprados e aumento dos gastos. A confiança não exerce particular influência sobre o comportamento de compra analisado, mas é determinante na decisão de manter ou alterar os comportamentos adquiridos. Numa perspetiva teórica, este estudo apresenta um modelo integrado de análise do comportamento de compra no contexto pandémico. Para a gestão, os resultados do estudo fornecem informação sobre o comportamento durante e pós-pandémico do segmento de jovens adultos. Este segmento é destacado pela sua grande adesão ao comércio eletrónico e por constituir a geração de compradores do futuro.
id RCAP_1b98ca72dfb9f68c70a03c33dc8b8254
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultosCompras onlineCOVID-19Jovens adultosComportamento do consumidorOnline shoppingConsumer behaviorYoung adultsEste estudo tem como objetivo caraterizar as mudanças de comportamento de compra online, decorrentes da pandemia COVID-19, e avaliar a intenção de manter ou alterar comportamentos adquiridos pelos jovens adultos. Utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa. Os dados foram recolhidos através de questionário online, de onde resultou uma amostra de 355 respostas. Os resultados revelam a intensificação das compras online, alterações no catálogo de produtos comprados e aumento dos gastos. A confiança não exerce particular influência sobre o comportamento de compra analisado, mas é determinante na decisão de manter ou alterar os comportamentos adquiridos. Numa perspetiva teórica, este estudo apresenta um modelo integrado de análise do comportamento de compra no contexto pandémico. Para a gestão, os resultados do estudo fornecem informação sobre o comportamento durante e pós-pandémico do segmento de jovens adultos. Este segmento é destacado pela sua grande adesão ao comércio eletrónico e por constituir a geração de compradores do futuro.This study aims to characterize the changes in online purchasing behaviour, resulting from the COVID-19 pandemic, and to assess the intention to maintain or break with behaviors acquired by young adults. A quantitative methodology was used, supported by an online questionnaire, with a sample of 355 answers. The results reveal an intensification of online shopping, changes in the catalogue of products purchased, and an increase in spending. Trust has no particular influence on the buying behavior analysed, but it is a determining factor in the decision to maintain or break with the behaviors acquired. From a theoretical perspective, this study presents an integrated model for analysing buying behavior in the pandemic context. For management, the results of this study provide information about the behavior during and post-pandemic of the young adult segment. This segment is highlighted for its large adherence to e-commerce and for being the generation of buyers of the future.CEOSRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMagalhães, DianaOliveira, LucianaRodrigues, Maria Antónia2023-08-01T09:32:51Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23392por1646-102910.56002/ceos.0001issue_rcej1_2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-09T01:45:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:24.879895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos
title A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos
spellingShingle A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos
Magalhães, Diana
Compras online
COVID-19
Jovens adultos
Comportamento do consumidor
Online shopping
Consumer behavior
Young adults
title_short A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos
title_full A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos
title_fullStr A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos
title_full_unstemmed A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos
title_sort A influência da pandemia Covid-19 no comportamento de compra online dos jovens adultos
author Magalhães, Diana
author_facet Magalhães, Diana
Oliveira, Luciana
Rodrigues, Maria Antónia
author_role author
author2 Oliveira, Luciana
Rodrigues, Maria Antónia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Diana
Oliveira, Luciana
Rodrigues, Maria Antónia
dc.subject.por.fl_str_mv Compras online
COVID-19
Jovens adultos
Comportamento do consumidor
Online shopping
Consumer behavior
Young adults
topic Compras online
COVID-19
Jovens adultos
Comportamento do consumidor
Online shopping
Consumer behavior
Young adults
description Este estudo tem como objetivo caraterizar as mudanças de comportamento de compra online, decorrentes da pandemia COVID-19, e avaliar a intenção de manter ou alterar comportamentos adquiridos pelos jovens adultos. Utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa. Os dados foram recolhidos através de questionário online, de onde resultou uma amostra de 355 respostas. Os resultados revelam a intensificação das compras online, alterações no catálogo de produtos comprados e aumento dos gastos. A confiança não exerce particular influência sobre o comportamento de compra analisado, mas é determinante na decisão de manter ou alterar os comportamentos adquiridos. Numa perspetiva teórica, este estudo apresenta um modelo integrado de análise do comportamento de compra no contexto pandémico. Para a gestão, os resultados do estudo fornecem informação sobre o comportamento durante e pós-pandémico do segmento de jovens adultos. Este segmento é destacado pela sua grande adesão ao comércio eletrónico e por constituir a geração de compradores do futuro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01T09:32:51Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23392
url http://hdl.handle.net/10400.22/23392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-1029
10.56002/ceos.0001issue_rcej1_2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEOS
publisher.none.fl_str_mv CEOS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133354028695552