Trajetórias em instituições de controlo : perspetivas de jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30046 |
Resumo: | Muitos jovens, em Portugal, entram em contacto com ambos os Sistemas de Proteção e de Justiça, passando por inúmeras instituições de controlo social ao longo da sua vida. Este estudo tem como objetivo aceder aos significados que os jovens constroem acerca das suas experiências nestas instituições. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e os participantes recrutados através de projetos socioeducacionais destinados a jovens com percursos escolares malsucedidos e/ou conflituosos e através de equipas tutelares educativas. A análise dos dados revelou que as instituições que proporcionaram aos jovens experiências positivas, suporte, aceitação, criação de relações, e um impacto positivo foram consideradas capazes de responder às suas necessidades. Este estudo também demonstrou que jovens que passaram por mais instituições mencionaram um maior impacto negativo, demonstrando que estas trajetórias podem ter resultados prejudiciais para o jovem. Estes resultados apontam no sentido de estas instituições deverem repensar as suas práticas, assegurando o suporte necessário, a construção de relações positivas, num clima de aceitação, onde são proporcionadas experiências positivas. |
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Trajetórias em instituições de controlo : perspetivas de jovensInstituições de controlo socialTrajetórias de desvioTrajetórias de riscoConflitoVozes dos jovensSocial controlling institutionsDeviance trajectoriesRisk TrajectoriesConflictYoung people's voicesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaMuitos jovens, em Portugal, entram em contacto com ambos os Sistemas de Proteção e de Justiça, passando por inúmeras instituições de controlo social ao longo da sua vida. Este estudo tem como objetivo aceder aos significados que os jovens constroem acerca das suas experiências nestas instituições. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e os participantes recrutados através de projetos socioeducacionais destinados a jovens com percursos escolares malsucedidos e/ou conflituosos e através de equipas tutelares educativas. A análise dos dados revelou que as instituições que proporcionaram aos jovens experiências positivas, suporte, aceitação, criação de relações, e um impacto positivo foram consideradas capazes de responder às suas necessidades. Este estudo também demonstrou que jovens que passaram por mais instituições mencionaram um maior impacto negativo, demonstrando que estas trajetórias podem ter resultados prejudiciais para o jovem. Estes resultados apontam no sentido de estas instituições deverem repensar as suas práticas, assegurando o suporte necessário, a construção de relações positivas, num clima de aceitação, onde são proporcionadas experiências positivas.Many young people in Portugal come into contact with both the Protection and Justice Systems, passing through numerous social control institutions throughout their lives. This study aims to access the meanings that young people build on their experiences in these institutions. The data was collected through semi-structured interviews and participants recruited through socio-educational projects aimed at young people with unsuccessful andlor conflicting school backgrounds and through educational tutoring teams. Data analysis revealed that institutions that provided young people with positive experiences, support, acceptance, positive relationships and positive impact were found to be able to respond to their needs. This study also showed that young people who went through more institutions mentioned a greater negative impact, showing that these trajectories can have detrimental results for the youth. These results show that these institutions should implement changes in their current practices, guarantee the necessary support, build positive relationships where acceptance is made part and positive experiences are provided.Matos, RaquelMartins, FilipeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Ana Carolina Machado de2020-03-19T11:41:01Z2019-11-2820192019-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30046TID:202453499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:06.243626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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