As rotinas da criança em idade escolar: Um estudo de adaptação e validação da versão portuguesa do Child Routines Questionnaire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Catarina Filipa Barroso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11902
Resumo: A literatura tem vindo a enfatizar a importância das rotinas, na medida em que estas proporcionam estabilidade e previsibilidade à vida quotidiana das famílias, o que contribui positivamente para o desenvolvimento das crianças. Têm sido desenvolvidas algumas medidas de avaliação das rotinas, mas, em Portugal, ainda se verifica uma escassez de instrumentos que avaliem as rotinas das crianças em idade escolar. O objetivo geral da presente investigação passa pela adaptação e validação para população portuguesa do Child Routines Questionnaire (CRQ; Sytsma et al., 2001), um instrumento de autorrelato dos pais desenvolvido para avaliar as rotinas das crianças em idade escolar. A investigação integra dois estudos distintos. O Estudo 1, de caráter exploratório, incluiu um total de 104 mães e pais de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos (M = 8.43; DP = 1.76). O Estudo 2 envolveu um total de 142 mães e pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos (M = 7.69; DP = 1.09), no sentido de confirmar a estrutura fatorial obtida no Estudo 1 e apresentar alguns estudos de evidência de validade. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória apontaram para uma estrutura fatorial de quatro fatores (para 33 itens), responsável por 42.15% da variância total. A escala total do CRQ-PT e as suas respetivas subescalas evidenciaram uma boa consistência interna. A multidimensionalidade da estrutura fatorial foi confirmada pela Análise Fatorial Confirmatória, demonstrando bons índices de ajustamento ao modelo (RMSEA = .06; PCFI = .78). A análise da validade demonstrou correlações de magnitude fracas a moderadas com medidas que avaliam o sentido de competência parental e as rotinas na hora de jantar. A utilidade do CRQ-PT enquanto instrumento de medida válido e com boas qualidades psicométricas para avaliar as rotinas infantis das crianças portuguesas em idade escolar é enfatizada.
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