As rotinas da criança em idade escolar: Um estudo de adaptação e validação da versão portuguesa do Child Routines Questionnaire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11902 |
Resumo: | A literatura tem vindo a enfatizar a importância das rotinas, na medida em que estas proporcionam estabilidade e previsibilidade à vida quotidiana das famílias, o que contribui positivamente para o desenvolvimento das crianças. Têm sido desenvolvidas algumas medidas de avaliação das rotinas, mas, em Portugal, ainda se verifica uma escassez de instrumentos que avaliem as rotinas das crianças em idade escolar. O objetivo geral da presente investigação passa pela adaptação e validação para população portuguesa do Child Routines Questionnaire (CRQ; Sytsma et al., 2001), um instrumento de autorrelato dos pais desenvolvido para avaliar as rotinas das crianças em idade escolar. A investigação integra dois estudos distintos. O Estudo 1, de caráter exploratório, incluiu um total de 104 mães e pais de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos (M = 8.43; DP = 1.76). O Estudo 2 envolveu um total de 142 mães e pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos (M = 7.69; DP = 1.09), no sentido de confirmar a estrutura fatorial obtida no Estudo 1 e apresentar alguns estudos de evidência de validade. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória apontaram para uma estrutura fatorial de quatro fatores (para 33 itens), responsável por 42.15% da variância total. A escala total do CRQ-PT e as suas respetivas subescalas evidenciaram uma boa consistência interna. A multidimensionalidade da estrutura fatorial foi confirmada pela Análise Fatorial Confirmatória, demonstrando bons índices de ajustamento ao modelo (RMSEA = .06; PCFI = .78). A análise da validade demonstrou correlações de magnitude fracas a moderadas com medidas que avaliam o sentido de competência parental e as rotinas na hora de jantar. A utilidade do CRQ-PT enquanto instrumento de medida válido e com boas qualidades psicométricas para avaliar as rotinas infantis das crianças portuguesas em idade escolar é enfatizada. |
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As rotinas da criança em idade escolar: Um estudo de adaptação e validação da versão portuguesa do Child Routines QuestionnaireAvaliação de RotinasChild Routines QuestionnaireIdade EscolarRotinas das CriançasRotinas FamiliaresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA literatura tem vindo a enfatizar a importância das rotinas, na medida em que estas proporcionam estabilidade e previsibilidade à vida quotidiana das famílias, o que contribui positivamente para o desenvolvimento das crianças. Têm sido desenvolvidas algumas medidas de avaliação das rotinas, mas, em Portugal, ainda se verifica uma escassez de instrumentos que avaliem as rotinas das crianças em idade escolar. O objetivo geral da presente investigação passa pela adaptação e validação para população portuguesa do Child Routines Questionnaire (CRQ; Sytsma et al., 2001), um instrumento de autorrelato dos pais desenvolvido para avaliar as rotinas das crianças em idade escolar. A investigação integra dois estudos distintos. O Estudo 1, de caráter exploratório, incluiu um total de 104 mães e pais de crianças com idades entre os 6 e os 12 anos (M = 8.43; DP = 1.76). O Estudo 2 envolveu um total de 142 mães e pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos (M = 7.69; DP = 1.09), no sentido de confirmar a estrutura fatorial obtida no Estudo 1 e apresentar alguns estudos de evidência de validade. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória apontaram para uma estrutura fatorial de quatro fatores (para 33 itens), responsável por 42.15% da variância total. A escala total do CRQ-PT e as suas respetivas subescalas evidenciaram uma boa consistência interna. A multidimensionalidade da estrutura fatorial foi confirmada pela Análise Fatorial Confirmatória, demonstrando bons índices de ajustamento ao modelo (RMSEA = .06; PCFI = .78). A análise da validade demonstrou correlações de magnitude fracas a moderadas com medidas que avaliam o sentido de competência parental e as rotinas na hora de jantar. A utilidade do CRQ-PT enquanto instrumento de medida válido e com boas qualidades psicométricas para avaliar as rotinas infantis das crianças portuguesas em idade escolar é enfatizada.The literature has emphasized the importance of routines, as they provide stability and predictability to the daily life of families, which contributes positively to children’s development. Some routine assessment measures have been developed, but in Portugal there is still a lack of instruments to assess the routines of school-age children. The general objective of this investigation is the adaptation and validation for the Portuguese population of the Child Routines Questionnaire (CRQ; Sytsma et al., 2001), a parent selfreport instrument developed to assess the routines of school-age children. The investigation is part of two separate studies. The exploratory Study 1 included a total of 104 mothers and fathers of children aged between 6 and 12 years (M = 8.43; SD = 1.76). Study 2 involved a total of 142 mothers and fathers of children aged 6 to 9 years (M = 7.69; SD = 1.09), to confirm the factor structure obtained in Study 1 and present some studies of evidence of validity. The results of the Exploratory Factor Analysis pointed to a four-factor structure (for 33 items), responsible for 42.15% of the total variance. The total scale of the CRQ-PT and its respective subscales showed a good internal consistency. The multidimensionality of the factor structure was confirmed by the Confirmatory Factor Analysis, demonstrating good model fit indices (RMSEA = .06; PCFI = .78). Validity analysis evidenced weak to moderate correlations with measures that evaluate the parental sense of competence and routines at dinner time. The usefulness of the CRQ-PT as a valid assessment instrument and with good psychometric qualities to evaluate the routines of Portuguese children at school age is emphasized.Alves, Marta Sofia Lopes PereiraMajor, SofiauBibliorumPereira, Catarina Filipa Barroso2022-01-17T17:13:03Z2021-09-222021-07-292021-09-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11902TID:202856585porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T04:56:58Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:35.114217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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