Estudo do processo de decisões de investimento: o caso dos Institutos Federais Brasileiros no exercício de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vandervanio Osni Pacheco dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13023
Resumo: O planejamento orçamentário de investimentos ocupa lugar de destaque nas discussões dos recém-criados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Isso porque as práticas orçamentárias não são objetivas e sofrem com os cortes e contingenciamentos orçamentários. Neste contexto, este trabalho destina-se a investigar qual a instrumento utilizado pelos gestores dos IFs na tomada de decisão para a execução do orçamento de investimento, mais precisamente na ação denominada de “20RG”. Motivou a realização da pesquisa o entendimento de que o planejamento é uma ferramenta importante para alcançar os objetivos institucionais, ou seja, essencial para superar as adversidades e de fundamental importância para o contexto brasileiro das instituições públicas de ensino. Fundamentada nos estudos que abordam os conceitos de gestão pública, orçamento público, planejamento, criação e expansão dos IFs e o seu planejamento, esta pesquisa classifica-se como exploratória e bibliográfica. A abordagem foi quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário misto, enviado para os 37 Pró-Reitores de Administração das instituições públicas federais de ensino pesquisadas. Os resultados mostram que o planejamento é percecionado pelos sujeitos como um instrumento importante para os IFs, e que se materializa no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no Plano de Ação Anual (PAA) e/ou o Plano de Trabalho Anual (PTA). Por fim, observou-se que, para os IFs, não só é fundamental o planejamento, mas também é necessário um planejamento estratégico para coordenar e lidar com as mudanças do ambiente institucional público brasileiro, mediados com promessas e incertezas. Além disso, o estudo mostra que a participação de todos no planejamento é considerada essencial para superar essas adversidades, otimizar recursos e aumentar a possibilidade de alcançar os objetivos e diminuir o erro.
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