Supervisão e orientação pedagógica como processo de formação contínua: caso de São Tomé e Príncipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Teodolinda Mendes Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1842
Resumo: Dissertação Apresentada à Escola Superior de Educação de Santarém para obtenção do grau de Mestre em Ciências de Educação na Especialização de Supervisão e Orientação Pedagógica
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A Supervisão deve distinguir-se das tarefas inspetivas, na medida em que elege como objetivo fundamental o da formação em contexto, na base de estratégias reflexivas (Alarcão & Roldão, 2008), práticas colaborativas e mediadoras (Formosinho, 2002), reconhecendo os saberes e a experiência docente bem como os ciclos de vida dos docentes. Para ganhar a adesão dos professores, para as mudanças almejadas pelo processo de reforma que se vive em S. Tomé e Príncipe, justificam os processos de reflexão e colaboração, pois podem aumentar o grau de participação ativa dos professores, tendo em conta os novos paradigmas da educação e da sociedade. Com esta investigação pretendemos conhecer as Práticas de Formação e Supervisão de professores em S. Tomé e Príncipe, perceber as conceções que lhes estão subjacentes e propor as linhas gerais de um Programa de Formação e Supervisão de professores adequado às características sociológicas do País. O estudo insere-se num tipo de Pesquisa Descritiva, de natureza qualitativa com características etnográficas realizado nas escolas do Ensino Básico e nos Departamentos do Ministério da Educação de S. Tomé e Príncipe, e assume como fontes de informação os professores do ensino básico obrigatório, os diretores das respetivas escolas, os orientadores pedagógicos e inspetores de ensino e os responsáveis pela formação de professores nos últimos anos. Recorre-se, igualmente à análise de Documentos. Os Instrumentos de Recolha de informação são a Entrevista e o Questionário, os dados foram tratados recorrendo a Processos Indutivos de Análise de Conteúdo, bem como a Estatísticas Descritivas. Concluímos que, segundo a opinião dos inquiridos, o sucesso do Sistema de Ensino depende, em grande medida, da formação e qualificação do corpo docente. As Reuniões de Preparação Metodológica, têm sido momentos de partilha de ideias e troca de experiência entre os professores, tem contribuído consideravelmente para a melhoriada prática docente. No que toca ao processo de orientação e supervisão dos professores, a maioria dos entrevistados admite que o seu procedimento deve ser ajustado.This research work is developed around the theme of Teacher Supervision regarded as a process that is involved in both the initial formation and in the Continuous linked to professional development for the construction of their own identity, to the extent that the reflective practitioner, to act and reflect in action and on action, builds own professional knowledge as regards Belo F. (2008), citing A. Pérez Gómez. Supervision must be distinguished from inspetivas tasks, in that elects the fundamental objective of the training context, on the basis of reflexive strategies (Alarcão & Roland, 2008), collaborative practices and mediators (Formosinho, 2002), recognizing the knowledge and teaching experience as well as the life cycles of teachers. To gain membership of teachers, desired changes to the reform that we live in São Tomé and Príncipe process, justify the processes of reflection and collaboration, as this may increase the degree of active participation of teachers, taking into account new paradigms education and society. With this research we want to know the Practice Training and Supervision of teachers in São Tomé and Príncipe , understand the conceptions that underlie them and propose the appropriate outline of a Training and Supervision of teachers to the sociological characteristics of the country. The study is part of a kind of Descriptive Research, with qualitative ethnographic characteristics conducted in schools of Basic Education and the Departments of the Ministry of Education S.T.P., and takes as sources of information teachers in compulsory education , the principals of the respective schools, careers advisers and inspectors of education and those responsible for training teachers in recent years . Resorted to, also an analysis of documents. The Instruments Collection of information are the Interview and Questionnaire, data were processed using Process Inductive Content Analysis as well as descriptive statistics. We conclude that, in the opinion of the respondents, the success of the education system depends to a large extent on the training and qualifications of faculty. The Preparatory Meeting Methodological have been moments of sharing ideas and experience exchange among teachers has contributed considerably to the improvementof teaching practice. Regarding the guidance and supervision of Professors process, the majority of respondents admit that their procedure should be adjusted.Guimarães, António MesquitaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémRodrigues, Teodolinda Mendes Santos2017-08-14T14:24:18Z2014-07-032014-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1842TID:201161184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:01.482698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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