Papel da educação física no currículo escolar, na tentativa do combate à obesidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Júlio Manuel Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6846
Resumo: O atual documento tem como objetivo projetar vivências, experiências e um processo crítico e consciente ao longo do estágio pedagógico enquanto professor estagiário da Escola Secundaria/3 Camilo Castelo Branco, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O objetivo primordial deste trabalho é transmitir todo o meu percurso ao longo do estágio, desde experiências, angústias, estratégias, dificuldades, entre outras. Este documento está elaborado em três partes distintas, na primeira parte faço referência à intervenção pedagógica no processo ensino/aprendizagem, desde tarefas de ensino/aprendizagem e práticas de ensino supervisionada. A segunda parte está relacionada com as tarefas de estágio de relação escola meio, onde consta o estudo de turma e as atividades desenvolvidas no meio escolar. Na terceira parte apresento um estudo com o título “Papel da Educação Física no Currículo Escolar, na Tentativa do Combate à Obesidade”. Este estudo desenvolvido contempla como os docentes lidam com a obesidade, desde a pesquisa de informação sobre a obesidade, planificação de aulas e como lidam com comportamentos depressivos. Em relação aos alunos, tentar perceber se os mesmos procuram informação sobre a obesidade, descriminação acerca do peso, preferência alimentar, alguma desmotivação, por parte dos alunos, com o final da média de educação física. Participaram neste estudo 136 alunos, nomeadamente 63 do sexo masculino e do sexo feminino 73, e 10 docentes da área de Educação Física. O tratamento estatístico foi o SPSS, com uma análise descritiva e recorreu-se ao teste do Qui-quadrado (x2), para determinar a associação entre as variáveis e a comparação entre os grupos. As conclusões identificadas foram que a maioria dos professores já tiveram alunos obesos nas salas de aula, dai que cerca de 30% planifica as suas aulas em detrimento de ter alunos obesos na turma, no entanto é procupante ter cerca de 10% que não planifica e 60% às vezes. Os alunos têm uma prática desportiva em menor número cerca de 29.4%, cerca de 47.1% refere que a nota final ao não contar para a média é motivo de desmotivação e 16 dizem que já sofreram discriminação nas aulas. Por fim, os professores como os educandos referem que a escola deve dar um valor maior à educação física, sendo para alguns alunos o único lugar onde realizam atividade motora.
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A segunda parte está relacionada com as tarefas de estágio de relação escola meio, onde consta o estudo de turma e as atividades desenvolvidas no meio escolar. Na terceira parte apresento um estudo com o título “Papel da Educação Física no Currículo Escolar, na Tentativa do Combate à Obesidade”. Este estudo desenvolvido contempla como os docentes lidam com a obesidade, desde a pesquisa de informação sobre a obesidade, planificação de aulas e como lidam com comportamentos depressivos. Em relação aos alunos, tentar perceber se os mesmos procuram informação sobre a obesidade, descriminação acerca do peso, preferência alimentar, alguma desmotivação, por parte dos alunos, com o final da média de educação física. Participaram neste estudo 136 alunos, nomeadamente 63 do sexo masculino e do sexo feminino 73, e 10 docentes da área de Educação Física. O tratamento estatístico foi o SPSS, com uma análise descritiva e recorreu-se ao teste do Qui-quadrado (x2), para determinar a associação entre as variáveis e a comparação entre os grupos. As conclusões identificadas foram que a maioria dos professores já tiveram alunos obesos nas salas de aula, dai que cerca de 30% planifica as suas aulas em detrimento de ter alunos obesos na turma, no entanto é procupante ter cerca de 10% que não planifica e 60% às vezes. Os alunos têm uma prática desportiva em menor número cerca de 29.4%, cerca de 47.1% refere que a nota final ao não contar para a média é motivo de desmotivação e 16 dizem que já sofreram discriminação nas aulas. Por fim, os professores como os educandos referem que a escola deve dar um valor maior à educação física, sendo para alguns alunos o único lugar onde realizam atividade motora.The present document aims to project experiences, experiences and a critical and conscious process over practicum while a trainee teacher at Camilo Castelo Branco/3 secondary school, under the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The primary objective of this work is to convey all my path along the stage, from experiences, fears, strategies, difficulties, among others. This document is prepared in three distinct parts, the first part makes reference to the pedagogical intervention in the teaching / learning tasks from teaching / learning practices and supervised teaching. The second part is related to the tasks of middle school stage of relationship between school and its surroundings, where is present the study of the group and the activities at school. In the third part I is presented a study titled "Role of Physical Education in the School Curriculum in Attempt to Fight Obesity". This developed study contemplates how teachers deal with obesity, from researching information on obesity, lesson planning and how to deal with depressive behaviours. Related to the students, it’s essential to understand if they seek information on obesity, discrimination about weight, food preference, some demotivation by students, with an end of average in physical education. 136 students participated in this study, including 63 male and 73 female sex, and 10 teachers in the area of Physical Education. The statistical analysis was SPSS, with a descriptive analysis we used the Qui-square (x2), to determine the association between variables and the comparison between groups. The identified conclusion were that most teachers have had obese students in classrooms, about 30% of the teachers plan their lessons considering obese students in the class, however is worrying that about 10% does not plan and about 60% doen only plan sometimes. Students have a sports practice outnumbered approximately 29.4% and 47.1% report that the note/mark is a cause for discouragement as it doesn’t count to the final average and 16 say they have already experienced discrimination in the classroom. Finally teachers and students reported that the school should give greater access to physical education, because for some students the school is the only place where they perform motor activity.2016-11-16T17:06:10Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6846porMorais, Júlio Manuel Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:42.006958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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