O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Rui, Pereira, Paulo, Cardoso, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32184
Resumo: O desenvolvimento positivo dos jovens tem sido utilizado como uma abordagem capaz de orientar a intervenção de professores de educação física para o potencial dos jovens e, assim, facilitar o desenvolvimento de life skills. Com este artigo visa-se realizar um conjunto de reflexões que podem, quer sustentar mudanças curriculares em diversos contextos educativos, quer identificar prioridades na investigação realizada na área do desenvolvimento positivo dos jovens através da educação física. Constata-se a necessidade de desencadear uma reflexão acerca da conceção de educação física presente no currículo formal, das consequências dessa perspetiva no currículo oculto e nas práticas dos professores de educação física. O currículo formal pode ser estrategicamente usado para tornar explícitos objetivos, aprendizagens e meios que podem fundamentar-se na investigação existente, assim como nas necessidades das comunidades educativas, com o propósito de alcançar melhores resultados de aprendizagem.
id RCAP_c33df90bf566ca1b264ea42ef3ae4cd2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/32184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervençãoO desenvolvimento positivo dos jovens tem sido utilizado como uma abordagem capaz de orientar a intervenção de professores de educação física para o potencial dos jovens e, assim, facilitar o desenvolvimento de life skills. Com este artigo visa-se realizar um conjunto de reflexões que podem, quer sustentar mudanças curriculares em diversos contextos educativos, quer identificar prioridades na investigação realizada na área do desenvolvimento positivo dos jovens através da educação física. Constata-se a necessidade de desencadear uma reflexão acerca da conceção de educação física presente no currículo formal, das consequências dessa perspetiva no currículo oculto e nas práticas dos professores de educação física. O currículo formal pode ser estrategicamente usado para tornar explícitos objetivos, aprendizagens e meios que podem fundamentar-se na investigação existente, assim como nas necessidades das comunidades educativas, com o propósito de alcançar melhores resultados de aprendizagem.Edições Desafio Singular2021-09-23T16:18:51Z2020-06-30T00:00:00Z2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32184por1646-107X10.6063/motricidade.18931Santos, FernandoNeves, RuiPereira, PauloCardoso, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:41Zoai:ria.ua.pt:10773/32184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:45.551736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
title O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
spellingShingle O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
Santos, Fernando
title_short O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
title_full O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
title_fullStr O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
title_full_unstemmed O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
title_sort O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
author Santos, Fernando
author_facet Santos, Fernando
Neves, Rui
Pereira, Paulo
Cardoso, António
author_role author
author2 Neves, Rui
Pereira, Paulo
Cardoso, António
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernando
Neves, Rui
Pereira, Paulo
Cardoso, António
description O desenvolvimento positivo dos jovens tem sido utilizado como uma abordagem capaz de orientar a intervenção de professores de educação física para o potencial dos jovens e, assim, facilitar o desenvolvimento de life skills. Com este artigo visa-se realizar um conjunto de reflexões que podem, quer sustentar mudanças curriculares em diversos contextos educativos, quer identificar prioridades na investigação realizada na área do desenvolvimento positivo dos jovens através da educação física. Constata-se a necessidade de desencadear uma reflexão acerca da conceção de educação física presente no currículo formal, das consequências dessa perspetiva no currículo oculto e nas práticas dos professores de educação física. O currículo formal pode ser estrategicamente usado para tornar explícitos objetivos, aprendizagens e meios que podem fundamentar-se na investigação existente, assim como nas necessidades das comunidades educativas, com o propósito de alcançar melhores resultados de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30T00:00:00Z
2020-06-30
2021-09-23T16:18:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/32184
url http://hdl.handle.net/10773/32184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-107X
10.6063/motricidade.18931
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
publisher.none.fl_str_mv Edições Desafio Singular
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137692697493504