O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervenção
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32184 |
Resumo: | O desenvolvimento positivo dos jovens tem sido utilizado como uma abordagem capaz de orientar a intervenção de professores de educação física para o potencial dos jovens e, assim, facilitar o desenvolvimento de life skills. Com este artigo visa-se realizar um conjunto de reflexões que podem, quer sustentar mudanças curriculares em diversos contextos educativos, quer identificar prioridades na investigação realizada na área do desenvolvimento positivo dos jovens através da educação física. Constata-se a necessidade de desencadear uma reflexão acerca da conceção de educação física presente no currículo formal, das consequências dessa perspetiva no currículo oculto e nas práticas dos professores de educação física. O currículo formal pode ser estrategicamente usado para tornar explícitos objetivos, aprendizagens e meios que podem fundamentar-se na investigação existente, assim como nas necessidades das comunidades educativas, com o propósito de alcançar melhores resultados de aprendizagem. |
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O currículo de educação física e as life skills: processos e estratégias de intervençãoO desenvolvimento positivo dos jovens tem sido utilizado como uma abordagem capaz de orientar a intervenção de professores de educação física para o potencial dos jovens e, assim, facilitar o desenvolvimento de life skills. Com este artigo visa-se realizar um conjunto de reflexões que podem, quer sustentar mudanças curriculares em diversos contextos educativos, quer identificar prioridades na investigação realizada na área do desenvolvimento positivo dos jovens através da educação física. Constata-se a necessidade de desencadear uma reflexão acerca da conceção de educação física presente no currículo formal, das consequências dessa perspetiva no currículo oculto e nas práticas dos professores de educação física. O currículo formal pode ser estrategicamente usado para tornar explícitos objetivos, aprendizagens e meios que podem fundamentar-se na investigação existente, assim como nas necessidades das comunidades educativas, com o propósito de alcançar melhores resultados de aprendizagem.Edições Desafio Singular2021-09-23T16:18:51Z2020-06-30T00:00:00Z2020-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32184por1646-107X10.6063/motricidade.18931Santos, FernandoNeves, RuiPereira, PauloCardoso, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:41Zoai:ria.ua.pt:10773/32184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:45.551736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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