O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/18050 |
Resumo: | [Excerto] Introdução: Hoje em dia, a probabilidade dos adolescentes se envolverem em comportamentos de risco, que afectam o bem-estar individual, é cada vez maior, surgindo assim a necessidade de intervir no sentido de os ajudar a serem bem sucedidos durante a adolescência, juventude e, posteriormente, enquanto adultos (Danish, 1997). Neste sentido, Danish e colaboradores (1992a, 1992b) desenvolveram dois programas de intervenção psicológica que visam ensinar crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos a serem bem-sucedidos em vários domínios e contextos das suas vidas: o programa «Going for the Goal» (GOAL) e o programa «Sports United to Promote Education and Recreation» (SUPER). Estes programas têm vindo a ser desenvolvidos e implementados pelo Centro de Competências de Vida da Universidade da Virgínia (EUA), desde o início dos anos 90. O programa «GOAL», por exemplo, já foi implementado e ensinado a mais de 25.000 jovens, não só nos EUA, mas também na Austrália e Nova Zelândia. Actualmente, está também a ser traduzido e adaptado em Espanha, Portugal e Hungria. Em 1996, foi o vencedor do prémio de prevenção atribuído pela «Associação Americana de Saúde Mental», tendo também sido homenageado pelo Departamento norte-americano de Saúde e Serviços Humanos para a Prevenção da Violência. [...] |
id |
RCAP_c3553b9c7ac485dc151cb8f5c6eb8f28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18050 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentesCompetências de vidaEnsino e aprendizagemCrianças e adolescentesIntervenção psicológicaDesportoLife skillsChildren and adolescentsLearning and teachingSportPsychological intervention[Excerto] Introdução: Hoje em dia, a probabilidade dos adolescentes se envolverem em comportamentos de risco, que afectam o bem-estar individual, é cada vez maior, surgindo assim a necessidade de intervir no sentido de os ajudar a serem bem sucedidos durante a adolescência, juventude e, posteriormente, enquanto adultos (Danish, 1997). Neste sentido, Danish e colaboradores (1992a, 1992b) desenvolveram dois programas de intervenção psicológica que visam ensinar crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos a serem bem-sucedidos em vários domínios e contextos das suas vidas: o programa «Going for the Goal» (GOAL) e o programa «Sports United to Promote Education and Recreation» (SUPER). Estes programas têm vindo a ser desenvolvidos e implementados pelo Centro de Competências de Vida da Universidade da Virgínia (EUA), desde o início dos anos 90. O programa «GOAL», por exemplo, já foi implementado e ensinado a mais de 25.000 jovens, não só nos EUA, mas também na Austrália e Nova Zelândia. Actualmente, está também a ser traduzido e adaptado em Espanha, Portugal e Hungria. Em 1996, foi o vencedor do prémio de prevenção atribuído pela «Associação Americana de Saúde Mental», tendo também sido homenageado pelo Departamento norte-americano de Saúde e Serviços Humanos para a Prevenção da Violência. [...]Instituto Superior de Psicologia AplicadaUniversidade do MinhoDias, Claudia S.Cruz, José Fernando A.Danish, Steven20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18050por0870-8231http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000100013info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:20.016996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes |
title |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes |
spellingShingle |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes Dias, Claudia S. Competências de vida Ensino e aprendizagem Crianças e adolescentes Intervenção psicológica Desporto Life skills Children and adolescents Learning and teaching Sport Psychological intervention |
title_short |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes |
title_full |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes |
title_fullStr |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes |
title_full_unstemmed |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes |
title_sort |
O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes |
author |
Dias, Claudia S. |
author_facet |
Dias, Claudia S. Cruz, José Fernando A. Danish, Steven |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, José Fernando A. Danish, Steven |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Claudia S. Cruz, José Fernando A. Danish, Steven |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências de vida Ensino e aprendizagem Crianças e adolescentes Intervenção psicológica Desporto Life skills Children and adolescents Learning and teaching Sport Psychological intervention |
topic |
Competências de vida Ensino e aprendizagem Crianças e adolescentes Intervenção psicológica Desporto Life skills Children and adolescents Learning and teaching Sport Psychological intervention |
description |
[Excerto] Introdução: Hoje em dia, a probabilidade dos adolescentes se envolverem em comportamentos de risco, que afectam o bem-estar individual, é cada vez maior, surgindo assim a necessidade de intervir no sentido de os ajudar a serem bem sucedidos durante a adolescência, juventude e, posteriormente, enquanto adultos (Danish, 1997). Neste sentido, Danish e colaboradores (1992a, 1992b) desenvolveram dois programas de intervenção psicológica que visam ensinar crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos a serem bem-sucedidos em vários domínios e contextos das suas vidas: o programa «Going for the Goal» (GOAL) e o programa «Sports United to Promote Education and Recreation» (SUPER). Estes programas têm vindo a ser desenvolvidos e implementados pelo Centro de Competências de Vida da Universidade da Virgínia (EUA), desde o início dos anos 90. O programa «GOAL», por exemplo, já foi implementado e ensinado a mais de 25.000 jovens, não só nos EUA, mas também na Austrália e Nova Zelândia. Actualmente, está também a ser traduzido e adaptado em Espanha, Portugal e Hungria. Em 1996, foi o vencedor do prémio de prevenção atribuído pela «Associação Americana de Saúde Mental», tendo também sido homenageado pelo Departamento norte-americano de Saúde e Serviços Humanos para a Prevenção da Violência. [...] |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/18050 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/18050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0870-8231 http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133060516544512 |