O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Claudia S.
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Cruz, José Fernando A., Danish, Steven
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18050
Resumo: [Excerto] Introdução: Hoje em dia, a probabilidade dos adolescentes se envolverem em comportamentos de risco, que afectam o bem-estar individual, é cada vez maior, surgindo assim a necessidade de intervir no sentido de os ajudar a serem bem sucedidos durante a adolescência, juventude e, posteriormente, enquanto adultos (Danish, 1997). Neste sentido, Danish e colaboradores (1992a, 1992b) desenvolveram dois programas de intervenção psicológica que visam ensinar crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos a serem bem-sucedidos em vários domínios e contextos das suas vidas: o programa «Going for the Goal» (GOAL) e o programa «Sports United to Promote Education and Recreation» (SUPER). Estes programas têm vindo a ser desenvolvidos e implementados pelo Centro de Competências de Vida da Universidade da Virgínia (EUA), desde o início dos anos 90. O programa «GOAL», por exemplo, já foi implementado e ensinado a mais de 25.000 jovens, não só nos EUA, mas também na Austrália e Nova Zelândia. Actualmente, está também a ser traduzido e adaptado em Espanha, Portugal e Hungria. Em 1996, foi o vencedor do prémio de prevenção atribuído pela «Associação Americana de Saúde Mental», tendo também sido homenageado pelo Departamento norte-americano de Saúde e Serviços Humanos para a Prevenção da Violência. [...]
id RCAP_c3553b9c7ac485dc151cb8f5c6eb8f28
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18050
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentesCompetências de vidaEnsino e aprendizagemCrianças e adolescentesIntervenção psicológicaDesportoLife skillsChildren and adolescentsLearning and teachingSportPsychological intervention[Excerto] Introdução: Hoje em dia, a probabilidade dos adolescentes se envolverem em comportamentos de risco, que afectam o bem-estar individual, é cada vez maior, surgindo assim a necessidade de intervir no sentido de os ajudar a serem bem sucedidos durante a adolescência, juventude e, posteriormente, enquanto adultos (Danish, 1997). Neste sentido, Danish e colaboradores (1992a, 1992b) desenvolveram dois programas de intervenção psicológica que visam ensinar crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos a serem bem-sucedidos em vários domínios e contextos das suas vidas: o programa «Going for the Goal» (GOAL) e o programa «Sports United to Promote Education and Recreation» (SUPER). Estes programas têm vindo a ser desenvolvidos e implementados pelo Centro de Competências de Vida da Universidade da Virgínia (EUA), desde o início dos anos 90. O programa «GOAL», por exemplo, já foi implementado e ensinado a mais de 25.000 jovens, não só nos EUA, mas também na Austrália e Nova Zelândia. Actualmente, está também a ser traduzido e adaptado em Espanha, Portugal e Hungria. Em 1996, foi o vencedor do prémio de prevenção atribuído pela «Associação Americana de Saúde Mental», tendo também sido homenageado pelo Departamento norte-americano de Saúde e Serviços Humanos para a Prevenção da Violência. [...]Instituto Superior de Psicologia AplicadaUniversidade do MinhoDias, Claudia S.Cruz, José Fernando A.Danish, Steven20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18050por0870-8231http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000100013info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:20.016996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
title O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
spellingShingle O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
Dias, Claudia S.
Competências de vida
Ensino e aprendizagem
Crianças e adolescentes
Intervenção psicológica
Desporto
Life skills
Children and adolescents
Learning and teaching
Sport
Psychological intervention
title_short O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
title_full O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
title_fullStr O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
title_full_unstemmed O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
title_sort O desporto como contexto para a aprendizagem e ensino de competências de vida: programas de intervenção para crianças e adolescentes
author Dias, Claudia S.
author_facet Dias, Claudia S.
Cruz, José Fernando A.
Danish, Steven
author_role author
author2 Cruz, José Fernando A.
Danish, Steven
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Claudia S.
Cruz, José Fernando A.
Danish, Steven
dc.subject.por.fl_str_mv Competências de vida
Ensino e aprendizagem
Crianças e adolescentes
Intervenção psicológica
Desporto
Life skills
Children and adolescents
Learning and teaching
Sport
Psychological intervention
topic Competências de vida
Ensino e aprendizagem
Crianças e adolescentes
Intervenção psicológica
Desporto
Life skills
Children and adolescents
Learning and teaching
Sport
Psychological intervention
description [Excerto] Introdução: Hoje em dia, a probabilidade dos adolescentes se envolverem em comportamentos de risco, que afectam o bem-estar individual, é cada vez maior, surgindo assim a necessidade de intervir no sentido de os ajudar a serem bem sucedidos durante a adolescência, juventude e, posteriormente, enquanto adultos (Danish, 1997). Neste sentido, Danish e colaboradores (1992a, 1992b) desenvolveram dois programas de intervenção psicológica que visam ensinar crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos a serem bem-sucedidos em vários domínios e contextos das suas vidas: o programa «Going for the Goal» (GOAL) e o programa «Sports United to Promote Education and Recreation» (SUPER). Estes programas têm vindo a ser desenvolvidos e implementados pelo Centro de Competências de Vida da Universidade da Virgínia (EUA), desde o início dos anos 90. O programa «GOAL», por exemplo, já foi implementado e ensinado a mais de 25.000 jovens, não só nos EUA, mas também na Austrália e Nova Zelândia. Actualmente, está também a ser traduzido e adaptado em Espanha, Portugal e Hungria. Em 1996, foi o vencedor do prémio de prevenção atribuído pela «Associação Americana de Saúde Mental», tendo também sido homenageado pelo Departamento norte-americano de Saúde e Serviços Humanos para a Prevenção da Violência. [...]
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/18050
url http://hdl.handle.net/1822/18050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-8231
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312001000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133060516544512