Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Tânia Margarida Amaral da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26163
Resumo: Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_c3561d71decd27c0286879add294cf98
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/26163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudançaProfessor, ensino superiorDissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente estudo tem como foco de análise as transformações que têm ocorrido nos últimos dez anos no ensino superior, e que têm levado a uma reconfiguração da docência a este nível. Tem por objetivos estudar as mudanças que têm afetado esta profissão e analisar como têm modificado as funções, o papel, o perfil e as práticas dos docentes do ensino superior, na perspetiva destes, nomeadamente ao nível universitário. A pesquisa empírica foi realizada na Universidade de Coimbra, recolhendo, através de entrevistas semiestruturadas, as perceções de docentes sobre tais mudanças e transformações na profissão. Verificou-se que o Processo de Bolonha foi identificado pelos docentes como a principal mudança ocorrida no ensino superior nos últimos dez anos, trazendo mudanças a diversos níveis, com considerável impacto na profissão docente, conduzindo a uma transformação nos papéis e funções e à necessidade de reconfigurar a profissão. Será necessário que o docente do ensino superior adote um comportamento estratégico para lidar com os impactos das políticas, conciliando os seus interesses com os interesses e as orientações da universidade. Prevê-se que a profissão docente terá de continuar a lidar com novos desafios que levam à sua reconfiguração.This study analyses the transformations, which have occurred for ten years in higher education, in particular, which have led to the transformation of the role and functions of the teachers, as well as a reconfiguration of their career. The objective of this study is to identify the changes which have affected the teaching profession and how they have changed the functions, the role, the profile and the way teachers work in higher education. The empirical research was done at the University of Coimbra, using semi-structured interviews in order to gather the views and perceptions of its teachers about these changes in the teaching profession. It was confirmed, that the teachers identified the Bologna process, as being the main change, which has occurred in higher education over the last ten years. It has introduced changes at various levels in higher education, with substantial impact on the teaching profession, leading to a transformation of roles and functions, as well as the need to reconfigure the teaching profession. These teachers must behave strategically to deal with the impacts of policies and reconcile their own interests with the interests and orientations of the university. It is expected that the teaching profession continue to deal with new challenges, which lead to its reconfiguration.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26163http://hdl.handle.net/10316/26163porFonseca, Tânia Margarida Amaral dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:35.627416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança
title Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança
spellingShingle Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança
Fonseca, Tânia Margarida Amaral da
Professor, ensino superior
title_short Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança
title_full Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança
title_fullStr Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança
title_full_unstemmed Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança
title_sort Um olhar sobre a docência no ensino superior em tempo de mudança
author Fonseca, Tânia Margarida Amaral da
author_facet Fonseca, Tânia Margarida Amaral da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Tânia Margarida Amaral da
dc.subject.por.fl_str_mv Professor, ensino superior
topic Professor, ensino superior
description Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/26163
http://hdl.handle.net/10316/26163
url http://hdl.handle.net/10316/26163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133776013426689