Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Emilia Aparecida Durães
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12149
Resumo: Resumo: O foco deste trabalho é sobre a constituição da docência universitária dos professores iniciantes no ensino superior A pesquisa é de cunho qualitativo e desenvolveu-se em torno do seguinte problema: quais são os problemas/desafios enfrentados pelo professor no início da docência no ensino superior? O objetivo geral foi analisar o processo de desenvolvimento profissional do professor iniciante no ensino superior, identificando problemas e desafios vivenciados, tendo em vista o aprimoramento da atuação docente neste nível de ensino Para isso, recorremos a um estudo exploratório-descritivo, com consulta aos professores com até cinco anos de docência no magistério superior de uma instituição privada da região de Londrina, por meio de questionários e entrevistas A discussão e análise dos aspectos relevantes dos dados pelo método hermenêutico-dialético revelaram que o início da docência possui características próprias e merece atenção na constituição da formação docente Os docentes sentem falta de uma formação pedagógica específica para o ensino superior e reconhecem a necessidade de continuar a formação na pós-graduação Além disso, indicam como problemas ou desafios, entre outras questões, a necessidade de: vencer a insegurança que a falta de experiência gera; desenvolver uma autonomia docente; administrar melhor o tempo na sala de aula; dedicar mais tempo ao preparo de aulas; aprender a lidar com a heterogeneidade e diversidade dos alunos que chegam hoje aos bancos escolares, e com salas de aula numerosas; superar dificuldades em relação à avaliação da aprendizagem e, ainda, a necessidade de dialogar com os pares para compartilhar experiências e aprendizagens Destacaram também as dificuldades geradas pela questão salarial em nosso país O estudo realizado enfatizou que a autonomia docente é um processo em construção e se desenvolve com a experiência adquirida no exercício da própria docência Confirmou também a necessidade de uma formação pedagógica específica para atuar no ensino superior, desde o início da carreira, bem como a continuidade dessa formação para a qualidade do ensino
id UEL_1b1471755edc8b285cb4aef730474eac
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12149
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor inicianteEnsino superiorFormação de professoresProfessores iniciantesEnsino superiorHigher educationNovice teachersHizher educationTeacher trainingResumo: O foco deste trabalho é sobre a constituição da docência universitária dos professores iniciantes no ensino superior A pesquisa é de cunho qualitativo e desenvolveu-se em torno do seguinte problema: quais são os problemas/desafios enfrentados pelo professor no início da docência no ensino superior? O objetivo geral foi analisar o processo de desenvolvimento profissional do professor iniciante no ensino superior, identificando problemas e desafios vivenciados, tendo em vista o aprimoramento da atuação docente neste nível de ensino Para isso, recorremos a um estudo exploratório-descritivo, com consulta aos professores com até cinco anos de docência no magistério superior de uma instituição privada da região de Londrina, por meio de questionários e entrevistas A discussão e análise dos aspectos relevantes dos dados pelo método hermenêutico-dialético revelaram que o início da docência possui características próprias e merece atenção na constituição da formação docente Os docentes sentem falta de uma formação pedagógica específica para o ensino superior e reconhecem a necessidade de continuar a formação na pós-graduação Além disso, indicam como problemas ou desafios, entre outras questões, a necessidade de: vencer a insegurança que a falta de experiência gera; desenvolver uma autonomia docente; administrar melhor o tempo na sala de aula; dedicar mais tempo ao preparo de aulas; aprender a lidar com a heterogeneidade e diversidade dos alunos que chegam hoje aos bancos escolares, e com salas de aula numerosas; superar dificuldades em relação à avaliação da aprendizagem e, ainda, a necessidade de dialogar com os pares para compartilhar experiências e aprendizagens Destacaram também as dificuldades geradas pela questão salarial em nosso país O estudo realizado enfatizou que a autonomia docente é um processo em construção e se desenvolve com a experiência adquirida no exercício da própria docência Confirmou também a necessidade de uma formação pedagógica específica para atuar no ensino superior, desde o início da carreira, bem como a continuidade dessa formação para a qualidade do ensinoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The focus of this study is on the constitution of university teachers starting their higher education teaching career The qualitative research was developed around the following question: What are the problems/challenges faced by teachers in the beginning of their higher education teaching career? The general objective of this study was to analyze the professional development process of teachers starting their higher education teaching career, by identifying problems and challenges experienced, to improve teachers performance at this level In order to achieve this goal, we reported to a descriptive-exploratory study consulting college teachers with a five year-experience of teaching in a private institution from the region of Londrina through questionnaires and interviews Discussion and analysis of the elevant aspects of the data collected by the hermeneutic-dialectic method showed that since the very beginning, higher education teaching has specific characteristics and thus deserves close attention Teachers miss a specific pedagogic education for higher education and acknowledge the need to continue with their studies at the graduate level Moreover, it pointed out as problems and challenges, among others, the need to overcome the felling of insecurity generated by lack of experience; to develop teaching autonomy; to dedicate more time to class preparation; to manage classroom time and to learn to get along with the heterogeneity and diversity of those who come to school, to deal with overcrowded classrooms; to overcome difficulties related to the assessment of learning contents and, last but not least, the need to have a dialogue with his /her peers in order to share teaching and learning experiences Results also emphasized the difficulties generated by the wages question in our country This study has also pointed out that teacher’s autonomy is a process and is developed through experience gained by his/her own teaching It also confirmed the need for a specific higher education pedagogic education since the beginning of their careers as well as the continuity of this education for the quality of teachingVasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]Sordi, Mara Regina Lemes deBerbel, Neusi Aparecida NavasCoelho, Emilia Aparecida Durães2024-05-01T13:49:08Z2024-05-01T13:49:08Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12149porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:13Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante
title Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante
spellingShingle Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante
Coelho, Emilia Aparecida Durães
Ensino superior
Formação de professores
Professores iniciantes
Ensino superior
Higher education
Novice teachers
Hizher education
Teacher training
title_short Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante
title_full Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante
title_fullStr Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante
title_full_unstemmed Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante
title_sort Docência no ensino superior : dilemas e desafios do professor iniciante
author Coelho, Emilia Aparecida Durães
author_facet Coelho, Emilia Aparecida Durães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Maura Maria Morita [Orientador]
Sordi, Mara Regina Lemes de
Berbel, Neusi Aparecida Navas
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Emilia Aparecida Durães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Formação de professores
Professores iniciantes
Ensino superior
Higher education
Novice teachers
Hizher education
Teacher training
topic Ensino superior
Formação de professores
Professores iniciantes
Ensino superior
Higher education
Novice teachers
Hizher education
Teacher training
description Resumo: O foco deste trabalho é sobre a constituição da docência universitária dos professores iniciantes no ensino superior A pesquisa é de cunho qualitativo e desenvolveu-se em torno do seguinte problema: quais são os problemas/desafios enfrentados pelo professor no início da docência no ensino superior? O objetivo geral foi analisar o processo de desenvolvimento profissional do professor iniciante no ensino superior, identificando problemas e desafios vivenciados, tendo em vista o aprimoramento da atuação docente neste nível de ensino Para isso, recorremos a um estudo exploratório-descritivo, com consulta aos professores com até cinco anos de docência no magistério superior de uma instituição privada da região de Londrina, por meio de questionários e entrevistas A discussão e análise dos aspectos relevantes dos dados pelo método hermenêutico-dialético revelaram que o início da docência possui características próprias e merece atenção na constituição da formação docente Os docentes sentem falta de uma formação pedagógica específica para o ensino superior e reconhecem a necessidade de continuar a formação na pós-graduação Além disso, indicam como problemas ou desafios, entre outras questões, a necessidade de: vencer a insegurança que a falta de experiência gera; desenvolver uma autonomia docente; administrar melhor o tempo na sala de aula; dedicar mais tempo ao preparo de aulas; aprender a lidar com a heterogeneidade e diversidade dos alunos que chegam hoje aos bancos escolares, e com salas de aula numerosas; superar dificuldades em relação à avaliação da aprendizagem e, ainda, a necessidade de dialogar com os pares para compartilhar experiências e aprendizagens Destacaram também as dificuldades geradas pela questão salarial em nosso país O estudo realizado enfatizou que a autonomia docente é um processo em construção e se desenvolve com a experiência adquirida no exercício da própria docência Confirmou também a necessidade de uma formação pedagógica específica para atuar no ensino superior, desde o início da carreira, bem como a continuidade dessa formação para a qualidade do ensino
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009.00
2009
2024-05-01T13:49:08Z
2024-05-01T13:49:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12149
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823295839666176