O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana Carolina Vasco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93705
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_c36b32ccc7191422098068992a7bb4a6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadaniaTHE TERRITORY SEEN BY THE MEDIA - A PEDAGOGICAL APPROACH TO CITIZENSHIPPrática PedagógicaProblemas SocioeconómicosTrabalho de ProjetoMediaCidadaniaPedagogical practiceSocio-economic problemsProject WorkMediaCitizenshipRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO território é, e sempre foi, um espaço de comunicação e cabe a cada pessoa a interpretação das mensagens refletidas nele. A distribuição da população pelo território levou ao aumento da população nas cidades e estas tiveram de se transformar para adquirir capacidades de resposta a novas situações. A comunicação, informação e participação ativa dos cidadãos no território são a chave da resolução de problemas recorrentes nas áreas urbanas.A partir do desenvolvimento das novas tecnologias os conceitos de espaço e tempo foram transformados, sendo possível comunicar para qualquer parte do globo sem ter de fazer qualquer deslocação. Assim surgiu a globalização com um novo conceito, o território virtual. Atualmente a sociedade está permanentemente exposta a informação enviada de forma constante e não verificada. A questão que mais se coloca na sociedade de informação é a capacidade de interpretação e seleção da mesma, de forma a não criar desinformação que podem abalar as estruturas políticas, económicas e sociais.A disciplina de Geografia tem como critério inicial ao seu desenvolvimento a observação. A capacidade de afastamento do espaço de análise e observar o território, sem o ruído da informação constante, permite ao geógrafo discernir de forma mais ponderada os acontecimentos. A partir desta premissa, é pretendido aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Geografia e desenvolver o espírito crítico em relação à informação que obtida através dos media. A eleição do ensino baseado em trabalho de projeto tem como objetivo o envolvimento dos alunos de forma mais consciente e consistente no processo de ensino-aprendizagem, dando oportunidades de avaliação diversificadas promovendo a aprendizagem efetiva de todos os alunos.The territory is, and always has been, a place of communication and it is up to each person to interpret the messages reflected in it. The distribution of the population throughout the territory has led to an increase in the population in the cities and these have had to change in order to acquire capacities to respond to new situations. Communication, information, and active participation of citizens in the territory are the key to solving recurrent problems in urban areas.From the development of new technologies, the concepts of space and time have been transformed and it is possible to communicate to any part of the globe without having to make any movement. This is how globalization came about with a new concept, the virtual territory. Today society is permanently exposed to information sent in a constant and unverified way. The question that arises most in the information society is the capacity to interpret and select it, so as not to create disinformation that can shake political, economic, and social structures.The discipline of Geography has an initial criterion for its development of the observation. The ability to move away from the space of analysis and observe the territory, without the noise of constant information, allows the geographer to discern events in a more considered way. From this premise, it is intended to apply the knowledge acquired in the discipline of Geography and develop a critical spirit in relation to the information obtained through the media. The choice of teaching based on project work aims at involving students in a more conscious and consistent way in the teaching-learning process, giving diversified evaluation opportunities promoting effective learning for all students.2020-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93705http://hdl.handle.net/10316/93705TID:202674444porCaetano, Ana Carolina Vascoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:08:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:37.077688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania
THE TERRITORY SEEN BY THE MEDIA - A PEDAGOGICAL APPROACH TO CITIZENSHIP
title O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania
spellingShingle O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania
Caetano, Ana Carolina Vasco
Prática Pedagógica
Problemas Socioeconómicos
Trabalho de Projeto
Media
Cidadania
Pedagogical practice
Socio-economic problems
Project Work
Media
Citizenship
title_short O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania
title_full O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania
title_fullStr O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania
title_full_unstemmed O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania
title_sort O território visto pelos media – uma abordagem pedagógica para a cidadania
author Caetano, Ana Carolina Vasco
author_facet Caetano, Ana Carolina Vasco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Ana Carolina Vasco
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Problemas Socioeconómicos
Trabalho de Projeto
Media
Cidadania
Pedagogical practice
Socio-economic problems
Project Work
Media
Citizenship
topic Prática Pedagógica
Problemas Socioeconómicos
Trabalho de Projeto
Media
Cidadania
Pedagogical practice
Socio-economic problems
Project Work
Media
Citizenship
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93705
http://hdl.handle.net/10316/93705
TID:202674444
url http://hdl.handle.net/10316/93705
identifier_str_mv TID:202674444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021424250880