Melhoria da Eficiência em Armazém Híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Andreia Margarida Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13829
Resumo: A globalização do mercado, associada à crise económica e à crescente exigência dos clientes, levou a uma enorme competitividade entre as empresas. Tais fatores impulsionaram o aparecimento de inúmeros métodos de gestão, de forma a melhorar o desempenho dos colaboradores. É, portanto, imprescindível que as organizações otimizem os processos internos com o objetivo de minimizar ou eliminar os desperdícios, reduzindo os seus custos. A logística tem assumido uma posição determinante na cadeia de abastecimento de cada organização. Estas pretendem satisfazer as necessidades dos seus clientes, a partir do lema “fazer mais com menos”. Nesse sentido, é crucial promover a normalização do trabalho e permitir um fluxo sem desperdícios na cadeia de valor. O trabalho desenvolvido no armazém híbrido da CaetanoBus permite detetar reclamações logísticas relacionadas com falhas de comunicação entre os colaboradores, bem como a reduzida eficiência nas atividades como conferência de matérias-primas e componentes e respetivo picking; a falta de espaço para a sua receção e armazenamento e o não cumprimento do sistema de gestão de stocks FIFO (condição imposta pela Administração). À data de conclusão do trabalho, confirma-se a implementação do novo layout na receção e após-venda; a apresentação de várias propostas de solução para alteração do layout do lote e a implementação de inúmeras ações de melhoria nesta zona, a partir da filosofia Kaizen; a ocorrência de uma atividade Jishuken na área de armazenamento de vidros, com implementação do layout proposto e, também, das ações de melhoria contínua na célula de preparação de vidros, a partir da filosofia Kaizen e da metodologia 5S, assim como algumas ações de formação para os colaboradores, com auxílio de variadas instruções de trabalho concebidas. Os benefícios obtidos incidem, essencialmente, na redefinição do espaço e dos fluxos logísticos internos, tornando o trabalho mais eficiente e intuitivo, minimizando-se erros a partir da otimização de processos internos no armazém híbrido. Apresentam-se propostas de melhoria para otimização da atividade de picking e, ainda, propostas de trabalho futuro no armazém da organização (implementação de um sistema de gestão de armazéns – WMS).
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O trabalho desenvolvido no armazém híbrido da CaetanoBus permite detetar reclamações logísticas relacionadas com falhas de comunicação entre os colaboradores, bem como a reduzida eficiência nas atividades como conferência de matérias-primas e componentes e respetivo picking; a falta de espaço para a sua receção e armazenamento e o não cumprimento do sistema de gestão de stocks FIFO (condição imposta pela Administração). À data de conclusão do trabalho, confirma-se a implementação do novo layout na receção e após-venda; a apresentação de várias propostas de solução para alteração do layout do lote e a implementação de inúmeras ações de melhoria nesta zona, a partir da filosofia Kaizen; a ocorrência de uma atividade Jishuken na área de armazenamento de vidros, com implementação do layout proposto e, também, das ações de melhoria contínua na célula de preparação de vidros, a partir da filosofia Kaizen e da metodologia 5S, assim como algumas ações de formação para os colaboradores, com auxílio de variadas instruções de trabalho concebidas. Os benefícios obtidos incidem, essencialmente, na redefinição do espaço e dos fluxos logísticos internos, tornando o trabalho mais eficiente e intuitivo, minimizando-se erros a partir da otimização de processos internos no armazém híbrido. Apresentam-se propostas de melhoria para otimização da atividade de picking e, ainda, propostas de trabalho futuro no armazém da organização (implementação de um sistema de gestão de armazéns – WMS).The globalization of the market, coupled with the economic crisis and increasing customer demand, has led to enormous competition between companies. These factors led to the emergence of innumerable management methods to improve employee performance. It is therefore imperative that organizations optimize internal processes with the aim of minimizing or eliminating waste, reducing their costs. Logistics has taken a leading position in each organization's supply chain. These are intended to meet the needs of their customers, from the motto "do more with less". In this sense, it is crucial to promote the normalization of work and to allow a flow without wastage in the value chain. The work developed in the hybrid warehouse of CaetanoBus allows to detect logistic complaints related to communication failures between employees, the reduced efficiency in the activities like conference of raw materials and components and respective picking; the lack of space for their receipt and storage, and failure to comply with the FIFO stock management system (condition imposed by the Administration). At the conclusion of the work, the implementation of the new reception and after-sales layout is confirmed; the presentation of several proposals for a solution to change the layout of the lot and the implementation of numerous improvement actions in this area, based on the Kaizen philosophy; the occurrence of a Jishuken activity in the glass storage area, with the implementation of the proposed layout and also the actions of continuous improvement in the glass preparation cell, from the Kaizen philosophy and the 5S methodology, as well as some training actions for the employees, with the help of various designed work instructions. The benefits obtained essentially focus on the redefinition of the space and the internal logistical flows, making the work more efficient and intuitive, minimizing errors from the optimization of internal processes in the hybrid warehouse. Proposals for improvement to optimize the picking activity and proposals for future work in the organization's warehouse (implementation of a warehouse management system - WMS) are presented.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFreitas, Andreia Margarida Santos2019-06-04T13:38:36Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13829TID:202165825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:56:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:43.504309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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