Projecto de Avaliação dos Serviços da Biblioteca da Universidade Lusíada do Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/720 |
Resumo: | A Biblioteca da Universidade Lusíada do Porto, como parte integrante do processo educativo, tem como missão disponibilizar à instituição em que está integrada informação em vários suportes e meios de comunicação.Após oito anos de actividade, surgiu a necessidade de realizar uma avaliação dos serviços da Biblioteca. Pretende-se determinar a eficácia, a eficiência e a importância destes serviços, com o objectivo de estabelecer novas estratégias e directrizes a implementar para a optimização do desempenho.O contributo, a responsabilidade e a qualidade dos diversos serviços do Ensino Superior constituem um importante fenómeno internacional. Na Europa, América e Austrália têm-se estabelecido “indicadores” para quantificar o desempenho em função dos objectivos que se pretendem atingir.Investigaram-se diversas metodologias de avaliação para todos os tipos de bibliotecas e optou-se pela utilização da ISO11620 Information and Documentation – Library Performance Indicators [1], pelas International Guidelines for Performance Measurement in Academic Libraries, publicados pela International Federation of Library Associations and Institutions’s (IFLA)[2] e pelas recomendações da Comissão Europeia [3].Assumiram-se alguns “indicadores” de desempenho, dos 29 definidos pela norma ISO11620 e dos 17 estabelecidos pelas Guidelines da IFLA, que são os seguintes: penetração de mercado por grupo alvo, horário em função da procura, utilização das colecções, recuperação de documentos em livre acesso, empréstimo de documentos, pesquisa de informação e satisfação do utilizador.Esta avaliação realizou-se com base em inquéritos efectuados, em amostras aleatórias e representativas dos utilizadores, nas instalações da Biblioteca, nas salas de aula, nos serviços administrativos e via internet. Os dados obtidos foram analisados de acordo com as metodologias anteriormente referidas. Para a elaboração desta avaliação recorreu-se ainda a valores contabilizados nos serviços da Biblioteca (exemplo: número de empréstimos, de livros consultados nas salas de leitura, de visitantes na “homepage” da Biblioteca, etc.). |
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Projecto de Avaliação dos Serviços da Biblioteca da Universidade Lusíada do PortoA Biblioteca da Universidade Lusíada do Porto, como parte integrante do processo educativo, tem como missão disponibilizar à instituição em que está integrada informação em vários suportes e meios de comunicação.Após oito anos de actividade, surgiu a necessidade de realizar uma avaliação dos serviços da Biblioteca. Pretende-se determinar a eficácia, a eficiência e a importância destes serviços, com o objectivo de estabelecer novas estratégias e directrizes a implementar para a optimização do desempenho.O contributo, a responsabilidade e a qualidade dos diversos serviços do Ensino Superior constituem um importante fenómeno internacional. Na Europa, América e Austrália têm-se estabelecido “indicadores” para quantificar o desempenho em função dos objectivos que se pretendem atingir.Investigaram-se diversas metodologias de avaliação para todos os tipos de bibliotecas e optou-se pela utilização da ISO11620 Information and Documentation – Library Performance Indicators [1], pelas International Guidelines for Performance Measurement in Academic Libraries, publicados pela International Federation of Library Associations and Institutions’s (IFLA)[2] e pelas recomendações da Comissão Europeia [3].Assumiram-se alguns “indicadores” de desempenho, dos 29 definidos pela norma ISO11620 e dos 17 estabelecidos pelas Guidelines da IFLA, que são os seguintes: penetração de mercado por grupo alvo, horário em função da procura, utilização das colecções, recuperação de documentos em livre acesso, empréstimo de documentos, pesquisa de informação e satisfação do utilizador.Esta avaliação realizou-se com base em inquéritos efectuados, em amostras aleatórias e representativas dos utilizadores, nas instalações da Biblioteca, nas salas de aula, nos serviços administrativos e via internet. Os dados obtidos foram analisados de acordo com as metodologias anteriormente referidas. Para a elaboração desta avaliação recorreu-se ainda a valores contabilizados nos serviços da Biblioteca (exemplo: número de empréstimos, de livros consultados nas salas de leitura, de visitantes na “homepage” da Biblioteca, etc.).Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2001-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/720Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 7 (2001): Informação - o desafio do futuroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/720https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/720/719Melo, Luiza BaptistaMonteiro, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:58:08Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:59.193053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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