Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/9052 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados do projeto-piloto ‘Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática’ (2015-2018), na região de Odivelas, Portugal, cujo objetivo consiste em educar crianças, dos 3 aos 9 anos, em cidadania na era digital, num contexto ecológico de aprendizagem (escola, família e comunidade local). Sustentado em diretrizes do Conselho da Europa e em investigação com crianças de 0-8 anos, o projeto formou 25 professoras de Pré-escolar e de 1o Ciclo, que desenvolveram atividades pedagógicas de literacia digital com 366 alunos, sem alterarem as suas planificações previamente estabelecidas. As professoras são grandes utilizadoras de media em termos pessoais, mas fracas utilizadoras em termos pedagógicos. Apontam como razões a falta de formação, a falta de recursos digitais e de apoio técnico nas escolas. Ficaram surpreendidas com a elevada frequência de uso por parte dos seus alunos, o que aponta para a falta de diálogo, com crianças e seus pais, acerca dos media. O projeto continuou depois numa escola, envolvendo oito das 25 professoras formadas e cerca de 200 alunos. Recolhemos dados de alunos, de seus pais e de responsáveis por diferentes entidades da comunidade local. Os resultados serão discutidos com todos os participantes e será elaborado um plano integrado de intervenção em Educação para a Cidadania Digital, a concretizar até junho de 2017. Após avaliação e melhoria, o plano será progressivamente alargado a todas as escolas do Concelho de Odivelas, além de poder ser replicado noutras regiões portuguesas e no estrangeiro. |
id |
RCAP_c37fc8407e3ff64c84f7209f3be5e529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagemCidadania digitalFormação de professoresEste artigo apresenta resultados do projeto-piloto ‘Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática’ (2015-2018), na região de Odivelas, Portugal, cujo objetivo consiste em educar crianças, dos 3 aos 9 anos, em cidadania na era digital, num contexto ecológico de aprendizagem (escola, família e comunidade local). Sustentado em diretrizes do Conselho da Europa e em investigação com crianças de 0-8 anos, o projeto formou 25 professoras de Pré-escolar e de 1o Ciclo, que desenvolveram atividades pedagógicas de literacia digital com 366 alunos, sem alterarem as suas planificações previamente estabelecidas. As professoras são grandes utilizadoras de media em termos pessoais, mas fracas utilizadoras em termos pedagógicos. Apontam como razões a falta de formação, a falta de recursos digitais e de apoio técnico nas escolas. Ficaram surpreendidas com a elevada frequência de uso por parte dos seus alunos, o que aponta para a falta de diálogo, com crianças e seus pais, acerca dos media. O projeto continuou depois numa escola, envolvendo oito das 25 professoras formadas e cerca de 200 alunos. Recolhemos dados de alunos, de seus pais e de responsáveis por diferentes entidades da comunidade local. Os resultados serão discutidos com todos os participantes e será elaborado um plano integrado de intervenção em Educação para a Cidadania Digital, a concretizar até junho de 2017. Após avaliação e melhoria, o plano será progressivamente alargado a todas as escolas do Concelho de Odivelas, além de poder ser replicado noutras regiões portuguesas e no estrangeiro.Universidade Estácio de SáSapientiaTomé, Vitor2017-03-15T11:15:34Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9052por2238-1279info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:20:25Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:04.108905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem |
title |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem |
spellingShingle |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem Tomé, Vitor Cidadania digital Formação de professores |
title_short |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem |
title_full |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem |
title_fullStr |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem |
title_sort |
Cidadania na era digita. Um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto forma e informal de aprendizagem |
author |
Tomé, Vitor |
author_facet |
Tomé, Vitor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomé, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania digital Formação de professores |
topic |
Cidadania digital Formação de professores |
description |
Este artigo apresenta resultados do projeto-piloto ‘Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática’ (2015-2018), na região de Odivelas, Portugal, cujo objetivo consiste em educar crianças, dos 3 aos 9 anos, em cidadania na era digital, num contexto ecológico de aprendizagem (escola, família e comunidade local). Sustentado em diretrizes do Conselho da Europa e em investigação com crianças de 0-8 anos, o projeto formou 25 professoras de Pré-escolar e de 1o Ciclo, que desenvolveram atividades pedagógicas de literacia digital com 366 alunos, sem alterarem as suas planificações previamente estabelecidas. As professoras são grandes utilizadoras de media em termos pessoais, mas fracas utilizadoras em termos pedagógicos. Apontam como razões a falta de formação, a falta de recursos digitais e de apoio técnico nas escolas. Ficaram surpreendidas com a elevada frequência de uso por parte dos seus alunos, o que aponta para a falta de diálogo, com crianças e seus pais, acerca dos media. O projeto continuou depois numa escola, envolvendo oito das 25 professoras formadas e cerca de 200 alunos. Recolhemos dados de alunos, de seus pais e de responsáveis por diferentes entidades da comunidade local. Os resultados serão discutidos com todos os participantes e será elaborado um plano integrado de intervenção em Educação para a Cidadania Digital, a concretizar até junho de 2017. Após avaliação e melhoria, o plano será progressivamente alargado a todas as escolas do Concelho de Odivelas, além de poder ser replicado noutras regiões portuguesas e no estrangeiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-03-15T11:15:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/9052 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/9052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2238-1279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estácio de Sá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estácio de Sá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133237625225216 |