O exercício da cidadania num grupo de 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1460
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu em contexto Pré- Escolar junto de um grupo de 5 anos, pertencente a uma instituição cujo objetivo primordial é, ajudar as crianças a construir conhecimentos, a desenvolver competências e a formarem a personalidade. Partindo do princípio que aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser (Jacques Delors, 1996), são os quatro pilares da educação, o presente relatório tem como ponto de partida o tema “O Exercício da cidadania num grupo de 5 anos”. Através deste recorreu-se a uma metodologia de investigação para compreender “Que estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da cidadania num grupo de 5 anos no jardim-de-infância?”. Focalizei o estudo nesta temática utilizando a observação participante, a análise documental e a entrevista, como técnicas de investigação. Este estudo trouxe mais-valias, salientou a importância do educador utilizar estratégias/ dispositivos pedagógicos e o impacto que tiveram na promoção do desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças. O presente trabalho teve como sustentação a prática pedagógica e a fundamentação teórica de diversos autores.ABSTRACT This report comes under the work experience of the Masters in Preschool Education. The internship took place in Preschool context from a group of 5 years belonging to an institution whose primary purpose is to help children build knowledge, develop skills and form the personality. Assuming that learning to know, learning to do, learning to live together, learning to be (Delors, 1996), are the four pillars of education, this report takes as its point of departure the theme "The exercise of citizenship in group of 5 3 years. " Through this up used a research methodology to understand "What teaching strategies contribute to the development of citizenship in a group of 5 years in the garden for children?". I focused the study on this topic using participant observation, document analysis and interviews as research techniques. This study brought gains, stressed the importance of educators to use strategies / pedagogical devices and the impact they have had in promoting the development of citizenship skills in children. This work was support pedagogical practice and theoretical basis of several authors.
id RCAP_8160d5e883515b10ad6370e567a6b4b6
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1460
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O exercício da cidadania num grupo de 5 anosEducação pré-escolarCidadaniaProfessor reflexivoO presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu em contexto Pré- Escolar junto de um grupo de 5 anos, pertencente a uma instituição cujo objetivo primordial é, ajudar as crianças a construir conhecimentos, a desenvolver competências e a formarem a personalidade. Partindo do princípio que aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser (Jacques Delors, 1996), são os quatro pilares da educação, o presente relatório tem como ponto de partida o tema “O Exercício da cidadania num grupo de 5 anos”. Através deste recorreu-se a uma metodologia de investigação para compreender “Que estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da cidadania num grupo de 5 anos no jardim-de-infância?”. Focalizei o estudo nesta temática utilizando a observação participante, a análise documental e a entrevista, como técnicas de investigação. Este estudo trouxe mais-valias, salientou a importância do educador utilizar estratégias/ dispositivos pedagógicos e o impacto que tiveram na promoção do desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças. O presente trabalho teve como sustentação a prática pedagógica e a fundamentação teórica de diversos autores.ABSTRACT This report comes under the work experience of the Masters in Preschool Education. The internship took place in Preschool context from a group of 5 years belonging to an institution whose primary purpose is to help children build knowledge, develop skills and form the personality. Assuming that learning to know, learning to do, learning to live together, learning to be (Delors, 1996), are the four pillars of education, this report takes as its point of departure the theme "The exercise of citizenship in group of 5 3 years. " Through this up used a research methodology to understand "What teaching strategies contribute to the development of citizenship in a group of 5 years in the garden for children?". I focused the study on this topic using participant observation, document analysis and interviews as research techniques. This study brought gains, stressed the importance of educators to use strategies / pedagogical devices and the impact they have had in promoting the development of citizenship skills in children. This work was support pedagogical practice and theoretical basis of several authors.2014-07-11T14:37:13Z2014-06-01T00:00:00Z2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1460TID:201481995porLobo, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:49Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1460Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:53.490700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
title O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
spellingShingle O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
Lobo, Joana
Educação pré-escolar
Cidadania
Professor reflexivo
title_short O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
title_full O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
title_fullStr O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
title_full_unstemmed O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
title_sort O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
author Lobo, Joana
author_facet Lobo, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Cidadania
Professor reflexivo
topic Educação pré-escolar
Cidadania
Professor reflexivo
description O presente relatório surge no âmbito do estágio profissionalizante do mestrado em Educação Pré-Escolar. O estágio decorreu em contexto Pré- Escolar junto de um grupo de 5 anos, pertencente a uma instituição cujo objetivo primordial é, ajudar as crianças a construir conhecimentos, a desenvolver competências e a formarem a personalidade. Partindo do princípio que aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser (Jacques Delors, 1996), são os quatro pilares da educação, o presente relatório tem como ponto de partida o tema “O Exercício da cidadania num grupo de 5 anos”. Através deste recorreu-se a uma metodologia de investigação para compreender “Que estratégias pedagógicas contribuem para o desenvolvimento da cidadania num grupo de 5 anos no jardim-de-infância?”. Focalizei o estudo nesta temática utilizando a observação participante, a análise documental e a entrevista, como técnicas de investigação. Este estudo trouxe mais-valias, salientou a importância do educador utilizar estratégias/ dispositivos pedagógicos e o impacto que tiveram na promoção do desenvolvimento de competências de cidadania nas crianças. O presente trabalho teve como sustentação a prática pedagógica e a fundamentação teórica de diversos autores.ABSTRACT This report comes under the work experience of the Masters in Preschool Education. The internship took place in Preschool context from a group of 5 years belonging to an institution whose primary purpose is to help children build knowledge, develop skills and form the personality. Assuming that learning to know, learning to do, learning to live together, learning to be (Delors, 1996), are the four pillars of education, this report takes as its point of departure the theme "The exercise of citizenship in group of 5 3 years. " Through this up used a research methodology to understand "What teaching strategies contribute to the development of citizenship in a group of 5 years in the garden for children?". I focused the study on this topic using participant observation, document analysis and interviews as research techniques. This study brought gains, stressed the importance of educators to use strategies / pedagogical devices and the impact they have had in promoting the development of citizenship skills in children. This work was support pedagogical practice and theoretical basis of several authors.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-11T14:37:13Z
2014-06-01T00:00:00Z
2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1460
TID:201481995
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1460
identifier_str_mv TID:201481995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623061454848