Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11923 |
Resumo: | A iluminação artificial é fundamental para executar as tarefas inerentes a cada atividade profissional bem como para o lazer. O aumento da produção industrial e consumo associado, implica um aumento de produção de energia para fazer face a esse consumo, caso a Eficiência Energética (EE) se mantenha. No entanto, com o avanço da tecnologia e com a aplicação de novas estratégias energéticas a tendência de crescimento do consumo energético poderá ser atenuada. Neste momento o avanço tecnológico que está a revolucionar o mercado no setor da energia é o LED (Light Emitting Diode), a sua aplicação em iluminação gera uma alta eficiência energética e é a solução mais económica a médio e longo prazo. A Comissão Europeia tem vindo a impor metas cada vez mais audaciosas na área da eficiência energética. Com a introdução do LED no mercado da iluminação é expectável que se consigam alcançar essas metas definidas. Esta investigação apresenta o estudo efetuado na infraestrutura aeronáutica do Aeródromo de Manobra Nº 1 (AM1) da Força Aérea em Ovar, que consiste na mudança da iluminação tradicional por iluminação LED. Neste estudo propõe-se reduzir os custos da sustentação da infraestrutura aeronáutica (hangar Norte, hangar Sul, Secção de Assistência e Socorro (SAS) e iluminação das pistas, caminhos de rolagem e estacionamentos) de forma a otimizar o consumo energético e assegurar uma trajetória sustentável de redução das emissões de gases efeito de estufa. Foram identificados diferentes equipamentos de luminárias disponíveis no mercado de modo a se compararem as diferentes valências de cada solução. Para a realização deste projeto luminotécnico usou-se o software DIALux tendo-se como principal foco de estudo a otimização e a eficiência energética. De forma a melhorar o desempenho energético estudou-se a substituição dos equipamentos de iluminação atuais por equipamentos mais eficientes que irão provocar uma redução considerável na fatura energética e no impacto ambiental. Esta investigação considera uma certa metodologia. Essa metodologia compreende as etapas seguintes: no primeiro caso realizou-se o levantamento de todos os equipamentos instalados nas infraestruturas e efetuou-se a simulação da iluminação no software DIALux. No segundo e terceiro caso, a mesma simulação foi efetuada usando outros equipamentos para se poder analisar as vantagens em relação à solução atual. O objetivo é demostrar que o sistema LED pode substituir as fontes de luz tradicionais com redução de custos e redução das emissões de gases efeito de estufa, entre outras vantagens que serão mencionadas nesta investigação. Na análise dos resultados obtidos pela simulação no software DIALux e dos cálculos efetuados, podemos deduzir, que os sistemas apresentados para substituir os já instalados são mais eficientes economicamente, apesar do investimento inicial ser considerável. |
id |
RCAP_c384e136800112bc357858dca1cb7801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáuticaEficiência energéticaIluminação em infraestruturas AeronáuticasLEDGases com Efeito de EstufaEnergy EfficiencyLighting in aeronautical infrastructuresGreenhouse GasA iluminação artificial é fundamental para executar as tarefas inerentes a cada atividade profissional bem como para o lazer. O aumento da produção industrial e consumo associado, implica um aumento de produção de energia para fazer face a esse consumo, caso a Eficiência Energética (EE) se mantenha. No entanto, com o avanço da tecnologia e com a aplicação de novas estratégias energéticas a tendência de crescimento do consumo energético poderá ser atenuada. Neste momento o avanço tecnológico que está a revolucionar o mercado no setor da energia é o LED (Light Emitting Diode), a sua aplicação em iluminação gera uma alta eficiência energética e é a solução mais económica a médio e longo prazo. A Comissão Europeia tem vindo a impor metas cada vez mais audaciosas na área da eficiência energética. Com a introdução do LED no mercado da iluminação é expectável que se consigam alcançar essas metas definidas. Esta investigação apresenta o estudo efetuado na infraestrutura aeronáutica do Aeródromo de Manobra Nº 1 (AM1) da Força Aérea em Ovar, que consiste na mudança da iluminação tradicional por iluminação LED. Neste estudo propõe-se reduzir os custos da sustentação da infraestrutura aeronáutica (hangar Norte, hangar Sul, Secção de Assistência e Socorro (SAS) e iluminação das pistas, caminhos de rolagem e estacionamentos) de forma a otimizar o consumo energético e assegurar uma trajetória sustentável de redução das emissões de gases efeito de estufa. Foram identificados diferentes equipamentos de luminárias disponíveis no mercado de modo a se compararem as diferentes valências de cada solução. Para a realização deste projeto luminotécnico usou-se o software DIALux tendo-se como principal foco de estudo a otimização e a eficiência energética. De forma a melhorar o desempenho energético estudou-se a substituição dos equipamentos de iluminação atuais por equipamentos mais eficientes que irão provocar uma redução considerável na fatura energética e no impacto ambiental. Esta investigação considera uma certa metodologia. Essa metodologia compreende as etapas seguintes: no primeiro caso realizou-se o levantamento de todos os equipamentos instalados nas infraestruturas e efetuou-se a simulação da iluminação no software DIALux. No segundo e terceiro caso, a mesma simulação foi efetuada usando outros equipamentos para se poder analisar as vantagens em relação à solução atual. O objetivo é demostrar que o sistema LED pode substituir as fontes de luz tradicionais com redução de custos e redução das emissões de gases efeito de estufa, entre outras vantagens que serão mencionadas nesta investigação. Na análise dos resultados obtidos pela simulação no software DIALux e dos cálculos efetuados, podemos deduzir, que os sistemas apresentados para substituir os já instalados são mais eficientes economicamente, apesar do investimento inicial ser considerável.Artificial lighting is fundamental to perform tasks inherent to each professional activity as well for leisure. Industrial production and associated consumption increasing implies also an increase in energy production to fulfill that consumption, if of course, Energy Efficiency (EE) is maintained. However, with technology advancement and new energy strategies, grow trend consumption can be attenuated. Nowadays, the advance technological that is revolutionizing the market is the LED (Light Emitting Diode), because they are the luminaires with high Energy Efficiency and the best economical solution on medium and long term. European Commission is imposing new increasingly stringent targets for Energy Efficiency. With introduction of LEDs in the market for lighting and its low-power characteristic, it is likely that it will meet the European Commission's targets. This dissertation presents the study carried out on the aeronautical infrastructure of Airfield Maneuver Aerodrome No. 1 (AM1), which consists in the change of traditional lighting by LED lighting. This study aims to reduce the sustaining costs of the aeronautical infrastructure (hangar Norte, hangar Sul, assistance and relief section (SAS), track lighting, etc.) to optimize energy consumption and to ensure a sustainable trajectory to reduce greenhouse gas emissions. Were identify several equipment’s available on the market to compare the diferente valences of each solution. To carry out this lighting project we use DIALux software and with focus on optimization and Energy Efficiency. To improve energy performance, the study the replacement of the current lighting equipment for a more efficient equipment that will lead to a considerable reduction in energy bills and environmental impact. This dissertation contemplates the study of three cases. On the first case was made a survey of all equipment installed in the infrastructures and used the DIALux software to simulate the illumination calculation. On the second and third case, also simulated in DIALux software, was analyzed the advantages in relation to the first case. The purpose was to demonstrate that the LED system could replace the traditional light sources with cost reduction and effect gases greenhouse emissions reduction, among other advantages that will be mentioned in the document. In the analysis of the results obtained by the simulation in the DIALux software and the calculations made, we can deduce that the systems presented to replace those already installed are more economically efficient, although the investment is considerable.Brandão, Roque Filipe MesquitaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Luís Manuel Pinto2018-09-11T11:15:22Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11923TID:201972093porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:14.557847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica |
title |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica |
spellingShingle |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica Azevedo, Luís Manuel Pinto Eficiência energética Iluminação em infraestruturas Aeronáuticas LED Gases com Efeito de Estufa Energy Efficiency Lighting in aeronautical infrastructures Greenhouse Gas |
title_short |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica |
title_full |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica |
title_fullStr |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica |
title_full_unstemmed |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica |
title_sort |
Iluminação eficiente: Estudo de caso no domínio de infraestrutura aeronáutica |
author |
Azevedo, Luís Manuel Pinto |
author_facet |
Azevedo, Luís Manuel Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Roque Filipe Mesquita Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Luís Manuel Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficiência energética Iluminação em infraestruturas Aeronáuticas LED Gases com Efeito de Estufa Energy Efficiency Lighting in aeronautical infrastructures Greenhouse Gas |
topic |
Eficiência energética Iluminação em infraestruturas Aeronáuticas LED Gases com Efeito de Estufa Energy Efficiency Lighting in aeronautical infrastructures Greenhouse Gas |
description |
A iluminação artificial é fundamental para executar as tarefas inerentes a cada atividade profissional bem como para o lazer. O aumento da produção industrial e consumo associado, implica um aumento de produção de energia para fazer face a esse consumo, caso a Eficiência Energética (EE) se mantenha. No entanto, com o avanço da tecnologia e com a aplicação de novas estratégias energéticas a tendência de crescimento do consumo energético poderá ser atenuada. Neste momento o avanço tecnológico que está a revolucionar o mercado no setor da energia é o LED (Light Emitting Diode), a sua aplicação em iluminação gera uma alta eficiência energética e é a solução mais económica a médio e longo prazo. A Comissão Europeia tem vindo a impor metas cada vez mais audaciosas na área da eficiência energética. Com a introdução do LED no mercado da iluminação é expectável que se consigam alcançar essas metas definidas. Esta investigação apresenta o estudo efetuado na infraestrutura aeronáutica do Aeródromo de Manobra Nº 1 (AM1) da Força Aérea em Ovar, que consiste na mudança da iluminação tradicional por iluminação LED. Neste estudo propõe-se reduzir os custos da sustentação da infraestrutura aeronáutica (hangar Norte, hangar Sul, Secção de Assistência e Socorro (SAS) e iluminação das pistas, caminhos de rolagem e estacionamentos) de forma a otimizar o consumo energético e assegurar uma trajetória sustentável de redução das emissões de gases efeito de estufa. Foram identificados diferentes equipamentos de luminárias disponíveis no mercado de modo a se compararem as diferentes valências de cada solução. Para a realização deste projeto luminotécnico usou-se o software DIALux tendo-se como principal foco de estudo a otimização e a eficiência energética. De forma a melhorar o desempenho energético estudou-se a substituição dos equipamentos de iluminação atuais por equipamentos mais eficientes que irão provocar uma redução considerável na fatura energética e no impacto ambiental. Esta investigação considera uma certa metodologia. Essa metodologia compreende as etapas seguintes: no primeiro caso realizou-se o levantamento de todos os equipamentos instalados nas infraestruturas e efetuou-se a simulação da iluminação no software DIALux. No segundo e terceiro caso, a mesma simulação foi efetuada usando outros equipamentos para se poder analisar as vantagens em relação à solução atual. O objetivo é demostrar que o sistema LED pode substituir as fontes de luz tradicionais com redução de custos e redução das emissões de gases efeito de estufa, entre outras vantagens que serão mencionadas nesta investigação. Na análise dos resultados obtidos pela simulação no software DIALux e dos cálculos efetuados, podemos deduzir, que os sistemas apresentados para substituir os já instalados são mais eficientes economicamente, apesar do investimento inicial ser considerável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11T11:15:22Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11923 TID:201972093 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11923 |
identifier_str_mv |
TID:201972093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131416275976192 |