Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria de Fátima Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3290
Resumo: Este relatório respeita ao trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo o estudo realizado na disciplina de Ciências Naturais. A biodiversidade é um bem comum essencial para a sobrevivência dos seres vivos, no entanto as atividades humanas têm levado à extinção de várias espécies, colocando em risco a manutenção dos ecossistemas. Como tal é muito importante que esta temática seja abordada nas escolas de modo a contribuir para a formação das gerações futuras, capacitando-as para agir de forma informada e responsável para a preservação da biodiversidade. Com o presente estudo pretendia-se sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade e para agirmos em prol da sustentabilidade ambiental. Para orientar o trabalho a realizar estipularam-se os seguintes objetivos: (i) identificar conceções dos alunos sobre a biodiversidade; (ii) implementar atividades que permitam explorar o conceito de biodiversidade e a sua importância; (iii) analisar a pertinência das atividades implementadas. Privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito de um paradigma interpretativo. A recolha de dados foi baseada em observação, questionários, registos fotográficos e documentos. Os participantes foram 18 alunos de uma turma do 5º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos. Dos resultados obtidos infere-se que os participantes deste estudo reconhecem a importância da biodiversidade e da sua preservação, identificando ameaças e consequências da perda da biodiversidade. As atividades desenvolvidas foram do seu agrado e contribuíram para que alargassem os seus conhecimentos sobre biodiversidade e ficassem mais conscientes da necessidade de todos contribuirmos para a preservação dos ecossistemas. Assim, conclui-se que a abordagem desta temática na escola é pertinente para capacitar as gerações futuras para agirem em prol da preservação da biodiversidade.
id RCAP_c38578dd8e6032032aa90f0b15983fca
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridadeImportância da biodiversidadeBiodiversidade animal5º ano de escolaridadeCiências NaturaisImportance of biodiversityAnimal biodiversity5th gradeNatural SciencesEste relatório respeita ao trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo o estudo realizado na disciplina de Ciências Naturais. A biodiversidade é um bem comum essencial para a sobrevivência dos seres vivos, no entanto as atividades humanas têm levado à extinção de várias espécies, colocando em risco a manutenção dos ecossistemas. Como tal é muito importante que esta temática seja abordada nas escolas de modo a contribuir para a formação das gerações futuras, capacitando-as para agir de forma informada e responsável para a preservação da biodiversidade. Com o presente estudo pretendia-se sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade e para agirmos em prol da sustentabilidade ambiental. Para orientar o trabalho a realizar estipularam-se os seguintes objetivos: (i) identificar conceções dos alunos sobre a biodiversidade; (ii) implementar atividades que permitam explorar o conceito de biodiversidade e a sua importância; (iii) analisar a pertinência das atividades implementadas. Privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito de um paradigma interpretativo. A recolha de dados foi baseada em observação, questionários, registos fotográficos e documentos. Os participantes foram 18 alunos de uma turma do 5º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos. Dos resultados obtidos infere-se que os participantes deste estudo reconhecem a importância da biodiversidade e da sua preservação, identificando ameaças e consequências da perda da biodiversidade. As atividades desenvolvidas foram do seu agrado e contribuíram para que alargassem os seus conhecimentos sobre biodiversidade e ficassem mais conscientes da necessidade de todos contribuirmos para a preservação dos ecossistemas. Assim, conclui-se que a abordagem desta temática na escola é pertinente para capacitar as gerações futuras para agirem em prol da preservação da biodiversidade.This report concerns the work developed within the Supervised Teaching Practice of the Master's degree in Teaching in 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, including the study carried out in the discipline of Natural Sciences. Biodiversity is an essential common good for the survival of living beings, however, human activities have led to the extinction of several species, putting at risk the maintenance of ecosystems. As such, it is very important that this issue be addressed in schools in order to contribute to the training of future generations, empowering them to act in an informed and responsible manner for the preservation of biodiversity. This study aimed to make students aware of the importance of biodiversity and to act towards environmental sustainability. To guide the work to be carried out, the following objectives were stipulated: (i) identify students' conceptions about biodiversity; (ii) implement activities to explore the concept of biodiversity and its importance; (iii) analyze the relevance of the activities implemented. A qualitative methodology was favored, within an interpretive paradigm. Data collection was based on observation, questionnaires, photographic records and documents. The participants were 18 students from a 5th class, aged between 10 and 12 years. From the results obtained it can be inferred that the participants in this study recognize the importance of biodiversity and its preservation, identifying threats and consequences of biodiversity loss. The developed activities were enjoyed by them and contributed to broaden their knowledge on biodiversity and to become more aware of the need for all of us to contribute to the preservation of ecosystems. Thus, we conclude that the approach of this theme in school is pertinent to empower future generations to act in favor of the preservation of biodiversity.2023-04-18T12:01:04Z2023-03-01T00:00:00Z2023-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3290TID:203268415porFerreira, Maria de Fátima Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-20T06:45:31Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:49:48.088246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
title Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
spellingShingle Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
Ferreira, Maria de Fátima Barros
Importância da biodiversidade
Biodiversidade animal
5º ano de escolaridade
Ciências Naturais
Importance of biodiversity
Animal biodiversity
5th grade
Natural Sciences
title_short Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
title_full Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
title_fullStr Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
title_sort Importância da Biodiversidade: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade
author Ferreira, Maria de Fátima Barros
author_facet Ferreira, Maria de Fátima Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria de Fátima Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Importância da biodiversidade
Biodiversidade animal
5º ano de escolaridade
Ciências Naturais
Importance of biodiversity
Animal biodiversity
5th grade
Natural Sciences
topic Importância da biodiversidade
Biodiversidade animal
5º ano de escolaridade
Ciências Naturais
Importance of biodiversity
Animal biodiversity
5th grade
Natural Sciences
description Este relatório respeita ao trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, incluindo o estudo realizado na disciplina de Ciências Naturais. A biodiversidade é um bem comum essencial para a sobrevivência dos seres vivos, no entanto as atividades humanas têm levado à extinção de várias espécies, colocando em risco a manutenção dos ecossistemas. Como tal é muito importante que esta temática seja abordada nas escolas de modo a contribuir para a formação das gerações futuras, capacitando-as para agir de forma informada e responsável para a preservação da biodiversidade. Com o presente estudo pretendia-se sensibilizar os alunos para a importância da biodiversidade e para agirmos em prol da sustentabilidade ambiental. Para orientar o trabalho a realizar estipularam-se os seguintes objetivos: (i) identificar conceções dos alunos sobre a biodiversidade; (ii) implementar atividades que permitam explorar o conceito de biodiversidade e a sua importância; (iii) analisar a pertinência das atividades implementadas. Privilegiou-se uma metodologia de natureza qualitativa, no âmbito de um paradigma interpretativo. A recolha de dados foi baseada em observação, questionários, registos fotográficos e documentos. Os participantes foram 18 alunos de uma turma do 5º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos. Dos resultados obtidos infere-se que os participantes deste estudo reconhecem a importância da biodiversidade e da sua preservação, identificando ameaças e consequências da perda da biodiversidade. As atividades desenvolvidas foram do seu agrado e contribuíram para que alargassem os seus conhecimentos sobre biodiversidade e ficassem mais conscientes da necessidade de todos contribuirmos para a preservação dos ecossistemas. Assim, conclui-se que a abordagem desta temática na escola é pertinente para capacitar as gerações futuras para agirem em prol da preservação da biodiversidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-18T12:01:04Z
2023-03-01T00:00:00Z
2023-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/3290
TID:203268415
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/3290
identifier_str_mv TID:203268415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131578699350016