Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1544 |
Resumo: | Este relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, na qual se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A exploração do tema “A importância da água para os seres vivos” é de extrema importância para os alunos compreenderem que a água é um bem essencial e que as reservas de água potável são escassas. Sendo o Homem o principal responsável pelos problemas associados à sua preservação, pretende-se desenvolver nas crianças competências de cidadania ativa e participativa para que possam contribuir de forma consciente para a resolução desses problemas. O presente estudo desenvolvido com alunos do 5º ano, do 2º ciclo do Ensino Básico, teve como principal objetivo aferir as conceções dos alunos acerca da temática da água e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para aquisição de conhecimentos e competências pelos alunos, que lhes permitam ler a realidade de uma forma mais correta, consciencializando-se para a importância que a água tem para os seres vivos e para as consequências que podem advir de uma má utilização da mesma. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação descritiva e interpretativa, onde se conciliou a análise de conteúdo das respostas obtidas no questionário aplicado à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada com as notas de campo obtidas através de observação participante. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades implementadas tiveram um impacto positivo, pois as respostas obtidas na segunda aplicação do questionário (pós-intervenção pedagógica) foram melhores do que as obtidas na primeira aplicação do mesmo (antes da intervenção pedagógica). Apesar das conceções de grande parte dos alunos continuar aquém do esperado, estes revelaram-se mais conscientes da importância da água para os seres vivos e da necessidade da sua gestão sustentável. |
id |
RCAP_c7889595ce4546726c609a35c0533145 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridadeEnsino das ciências5º ano de escolaridadeConceções dos alunosImportância da água para os seres vivosScience education5th gradeChildren conceptionsImportance of water for living beingsEste relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, na qual se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A exploração do tema “A importância da água para os seres vivos” é de extrema importância para os alunos compreenderem que a água é um bem essencial e que as reservas de água potável são escassas. Sendo o Homem o principal responsável pelos problemas associados à sua preservação, pretende-se desenvolver nas crianças competências de cidadania ativa e participativa para que possam contribuir de forma consciente para a resolução desses problemas. O presente estudo desenvolvido com alunos do 5º ano, do 2º ciclo do Ensino Básico, teve como principal objetivo aferir as conceções dos alunos acerca da temática da água e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para aquisição de conhecimentos e competências pelos alunos, que lhes permitam ler a realidade de uma forma mais correta, consciencializando-se para a importância que a água tem para os seres vivos e para as consequências que podem advir de uma má utilização da mesma. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação descritiva e interpretativa, onde se conciliou a análise de conteúdo das respostas obtidas no questionário aplicado à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada com as notas de campo obtidas através de observação participante. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades implementadas tiveram um impacto positivo, pois as respostas obtidas na segunda aplicação do questionário (pós-intervenção pedagógica) foram melhores do que as obtidas na primeira aplicação do mesmo (antes da intervenção pedagógica). Apesar das conceções de grande parte dos alunos continuar aquém do esperado, estes revelaram-se mais conscientes da importância da água para os seres vivos e da necessidade da sua gestão sustentável.This final report reflects the work carried out under the Supervised Teaching Practice II, in which it has been developed a research in natural sciences. The exploration of the theme "The importance of water for living beings" is of utmost importance for students to understand that water is an essential commodity and that drinking water supplies are scarce. Being the man primarily responsible for the problems associated with its preservation, it is intended to develop skills in children of active and participatory citizenship so that they can contribute consciously to solve these problems. This study developed with students of the 5th grade of the 2nd cycle of basic education, aimed to gauge the conceptions of the students on the theme of water and develop targeted teaching and learning strategies to acquire knowledge and skills by the students, which allow them to read reality in a more correct way, raising awareness for the importance that water has for living beings and for the consequences that may arise from misuse of it. We opted for a qualitative research methodology, specifically a descriptive and interpretative research, where it was reconciled the content analysis of the responses from the questionnaire ensued to the class with field notes obtained by participant observation. The analysis of collected data points towards the implemented activities had a positive impact, as the responses obtained in the second application of the questionnaire (pedagogical post-intervention) were better than those obtained in the first application of it (before the educational intervention). Despite the conceptions of most students continue below expectations, these proved to be more aware of the importance of water to living things and the need for their sustainable management.2016-04-27T11:30:11Z2015-10-06T00:00:00Z2015-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1544TID:201666545porNogueira, Ângela Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:15:14Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:15:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade Nogueira, Ângela Maia Ensino das ciências 5º ano de escolaridade Conceções dos alunos Importância da água para os seres vivos Science education 5th grade Children conceptions Importance of water for living beings |
title_short |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_full |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_sort |
Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade |
author |
Nogueira, Ângela Maia |
author_facet |
Nogueira, Ângela Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Ângela Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências 5º ano de escolaridade Conceções dos alunos Importância da água para os seres vivos Science education 5th grade Children conceptions Importance of water for living beings |
topic |
Ensino das ciências 5º ano de escolaridade Conceções dos alunos Importância da água para os seres vivos Science education 5th grade Children conceptions Importance of water for living beings |
description |
Este relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, na qual se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A exploração do tema “A importância da água para os seres vivos” é de extrema importância para os alunos compreenderem que a água é um bem essencial e que as reservas de água potável são escassas. Sendo o Homem o principal responsável pelos problemas associados à sua preservação, pretende-se desenvolver nas crianças competências de cidadania ativa e participativa para que possam contribuir de forma consciente para a resolução desses problemas. O presente estudo desenvolvido com alunos do 5º ano, do 2º ciclo do Ensino Básico, teve como principal objetivo aferir as conceções dos alunos acerca da temática da água e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para aquisição de conhecimentos e competências pelos alunos, que lhes permitam ler a realidade de uma forma mais correta, consciencializando-se para a importância que a água tem para os seres vivos e para as consequências que podem advir de uma má utilização da mesma. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação descritiva e interpretativa, onde se conciliou a análise de conteúdo das respostas obtidas no questionário aplicado à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada com as notas de campo obtidas através de observação participante. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades implementadas tiveram um impacto positivo, pois as respostas obtidas na segunda aplicação do questionário (pós-intervenção pedagógica) foram melhores do que as obtidas na primeira aplicação do mesmo (antes da intervenção pedagógica). Apesar das conceções de grande parte dos alunos continuar aquém do esperado, estes revelaram-se mais conscientes da importância da água para os seres vivos e da necessidade da sua gestão sustentável. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06T00:00:00Z 2015-10-06 2016-04-27T11:30:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1544 TID:201666545 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1544 |
identifier_str_mv |
TID:201666545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543282727583744 |