Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ângela Maia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1544
Resumo: Este relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, na qual se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A exploração do tema “A importância da água para os seres vivos” é de extrema importância para os alunos compreenderem que a água é um bem essencial e que as reservas de água potável são escassas. Sendo o Homem o principal responsável pelos problemas associados à sua preservação, pretende-se desenvolver nas crianças competências de cidadania ativa e participativa para que possam contribuir de forma consciente para a resolução desses problemas. O presente estudo desenvolvido com alunos do 5º ano, do 2º ciclo do Ensino Básico, teve como principal objetivo aferir as conceções dos alunos acerca da temática da água e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para aquisição de conhecimentos e competências pelos alunos, que lhes permitam ler a realidade de uma forma mais correta, consciencializando-se para a importância que a água tem para os seres vivos e para as consequências que podem advir de uma má utilização da mesma. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação descritiva e interpretativa, onde se conciliou a análise de conteúdo das respostas obtidas no questionário aplicado à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada com as notas de campo obtidas através de observação participante. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades implementadas tiveram um impacto positivo, pois as respostas obtidas na segunda aplicação do questionário (pós-intervenção pedagógica) foram melhores do que as obtidas na primeira aplicação do mesmo (antes da intervenção pedagógica). Apesar das conceções de grande parte dos alunos continuar aquém do esperado, estes revelaram-se mais conscientes da importância da água para os seres vivos e da necessidade da sua gestão sustentável.
id RCAP_c7889595ce4546726c609a35c0533145
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridadeEnsino das ciências5º ano de escolaridadeConceções dos alunosImportância da água para os seres vivosScience education5th gradeChildren conceptionsImportance of water for living beingsEste relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, na qual se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A exploração do tema “A importância da água para os seres vivos” é de extrema importância para os alunos compreenderem que a água é um bem essencial e que as reservas de água potável são escassas. Sendo o Homem o principal responsável pelos problemas associados à sua preservação, pretende-se desenvolver nas crianças competências de cidadania ativa e participativa para que possam contribuir de forma consciente para a resolução desses problemas. O presente estudo desenvolvido com alunos do 5º ano, do 2º ciclo do Ensino Básico, teve como principal objetivo aferir as conceções dos alunos acerca da temática da água e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para aquisição de conhecimentos e competências pelos alunos, que lhes permitam ler a realidade de uma forma mais correta, consciencializando-se para a importância que a água tem para os seres vivos e para as consequências que podem advir de uma má utilização da mesma. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação descritiva e interpretativa, onde se conciliou a análise de conteúdo das respostas obtidas no questionário aplicado à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada com as notas de campo obtidas através de observação participante. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades implementadas tiveram um impacto positivo, pois as respostas obtidas na segunda aplicação do questionário (pós-intervenção pedagógica) foram melhores do que as obtidas na primeira aplicação do mesmo (antes da intervenção pedagógica). Apesar das conceções de grande parte dos alunos continuar aquém do esperado, estes revelaram-se mais conscientes da importância da água para os seres vivos e da necessidade da sua gestão sustentável.This final report reflects the work carried out under the Supervised Teaching Practice II, in which it has been developed a research in natural sciences. The exploration of the theme "The importance of water for living beings" is of utmost importance for students to understand that water is an essential commodity and that drinking water supplies are scarce. Being the man primarily responsible for the problems associated with its preservation, it is intended to develop skills in children of active and participatory citizenship so that they can contribute consciously to solve these problems. This study developed with students of the 5th grade of the 2nd cycle of basic education, aimed to gauge the conceptions of the students on the theme of water and develop targeted teaching and learning strategies to acquire knowledge and skills by the students, which allow them to read reality in a more correct way, raising awareness for the importance that water has for living beings and for the consequences that may arise from misuse of it. We opted for a qualitative research methodology, specifically a descriptive and interpretative research, where it was reconciled the content analysis of the responses from the questionnaire ensued to the class with field notes obtained by participant observation. The analysis of collected data points towards the implemented activities had a positive impact, as the responses obtained in the second application of the questionnaire (pedagogical post-intervention) were better than those obtained in the first application of it (before the educational intervention). Despite the conceptions of most students continue below expectations, these proved to be more aware of the importance of water to living things and the need for their sustainable management.2016-04-27T11:30:11Z2015-10-06T00:00:00Z2015-10-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1544TID:201666545porNogueira, Ângela Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:15:14Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:15:14Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
title Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
spellingShingle Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
Nogueira, Ângela Maia
Ensino das ciências
5º ano de escolaridade
Conceções dos alunos
Importância da água para os seres vivos
Science education
5th grade
Children conceptions
Importance of water for living beings
title_short Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
title_full Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
title_fullStr Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
title_sort Importância da água para os seres vivos: um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade
author Nogueira, Ângela Maia
author_facet Nogueira, Ângela Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ângela Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
5º ano de escolaridade
Conceções dos alunos
Importância da água para os seres vivos
Science education
5th grade
Children conceptions
Importance of water for living beings
topic Ensino das ciências
5º ano de escolaridade
Conceções dos alunos
Importância da água para os seres vivos
Science education
5th grade
Children conceptions
Importance of water for living beings
description Este relatório final reflete o trabalho realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, na qual se desenvolveu uma investigação na área das Ciências da Natureza. A exploração do tema “A importância da água para os seres vivos” é de extrema importância para os alunos compreenderem que a água é um bem essencial e que as reservas de água potável são escassas. Sendo o Homem o principal responsável pelos problemas associados à sua preservação, pretende-se desenvolver nas crianças competências de cidadania ativa e participativa para que possam contribuir de forma consciente para a resolução desses problemas. O presente estudo desenvolvido com alunos do 5º ano, do 2º ciclo do Ensino Básico, teve como principal objetivo aferir as conceções dos alunos acerca da temática da água e desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para aquisição de conhecimentos e competências pelos alunos, que lhes permitam ler a realidade de uma forma mais correta, consciencializando-se para a importância que a água tem para os seres vivos e para as consequências que podem advir de uma má utilização da mesma. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação descritiva e interpretativa, onde se conciliou a análise de conteúdo das respostas obtidas no questionário aplicado à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada com as notas de campo obtidas através de observação participante. A análise dos dados recolhidos aponta no sentido de que as atividades implementadas tiveram um impacto positivo, pois as respostas obtidas na segunda aplicação do questionário (pós-intervenção pedagógica) foram melhores do que as obtidas na primeira aplicação do mesmo (antes da intervenção pedagógica). Apesar das conceções de grande parte dos alunos continuar aquém do esperado, estes revelaram-se mais conscientes da importância da água para os seres vivos e da necessidade da sua gestão sustentável.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06T00:00:00Z
2015-10-06
2016-04-27T11:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1544
TID:201666545
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1544
identifier_str_mv TID:201666545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543282727583744