A obra dramática de Ferreira de Castro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/15778 |
Resumo: | Ferreira de Castro (1898-1974) é um dos mais reconhecidos romancistas portugueses do século XX. Começou a escrever por volta dos 13 anos e foi apurando a sua técnica em contos e novelas. Fruto da pouca experiência, esses textos são ainda frágeis na sua composição. A partir de 1928, as suas obras, principalmente romances, revelam já maturidade na técnica e nos temas, podendo a obra do escritor ser, portanto, dividida em duas fases. Ferreira de Castro escreveu também quatro textos dramáticos, três na primeira fase e um na segunda. A primeira peça – Alma luzitana (1916) – foi escrita no Brasil, para onde o escritor tinha emigrado. Foi publicada, mas – tanto quanto se sabe – não foi representada. Conta a história de uma família desfeita em consequência da guerra. A segunda peça – O rapto (1918) – também foi escrita no Brasil. Existe apenas um manuscrito deste texto, que foi representado na cidade de Belém, no Pará. Tem como questão central a emancipação da mulher. O mais forte (1922), a terceira peça, já foi escrita em Portugal. Este texto, distinguido num concurso de peças do Teatro Nacional Almeida Garrett, nunca foi editado nem representado, existindo apenas o manuscrito. Retrata a vontade de um homem em subir na vida a todo o custo. A quarta e última peça – Sim, uma dúvida basta (1936) – é a única que pertence à segunda fase da obra de Ferreira de Castro. Foi escrita a pedido do actor Robles Monteiro, mas a sua representação foi impedida por ordem superior. O texto, que só foi editado em 1994, expõe um caso jurídico de consciência e de dúvida. A peça mais interessante e bem construída de Ferreira de Castro é Sim, uma dúvida basta. Mesmo assim, a leitura das outras não deixa de ser pertinente para se conhecer e entender o percurso literário de Ferreira de Castro que o levou até à sua fase canónica. |
id |
RCAP_c3a34a7106b5a89ef4031f84356d9e97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/15778 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A obra dramática de Ferreira de CastroCastro, Ferreira de, 1898-1974 - Crítica e interpretaçãoTeatro português - séc.19-20 - História e críticaFerreira de Castro (1898-1974) é um dos mais reconhecidos romancistas portugueses do século XX. Começou a escrever por volta dos 13 anos e foi apurando a sua técnica em contos e novelas. Fruto da pouca experiência, esses textos são ainda frágeis na sua composição. A partir de 1928, as suas obras, principalmente romances, revelam já maturidade na técnica e nos temas, podendo a obra do escritor ser, portanto, dividida em duas fases. Ferreira de Castro escreveu também quatro textos dramáticos, três na primeira fase e um na segunda. A primeira peça – Alma luzitana (1916) – foi escrita no Brasil, para onde o escritor tinha emigrado. Foi publicada, mas – tanto quanto se sabe – não foi representada. Conta a história de uma família desfeita em consequência da guerra. A segunda peça – O rapto (1918) – também foi escrita no Brasil. Existe apenas um manuscrito deste texto, que foi representado na cidade de Belém, no Pará. Tem como questão central a emancipação da mulher. O mais forte (1922), a terceira peça, já foi escrita em Portugal. Este texto, distinguido num concurso de peças do Teatro Nacional Almeida Garrett, nunca foi editado nem representado, existindo apenas o manuscrito. Retrata a vontade de um homem em subir na vida a todo o custo. A quarta e última peça – Sim, uma dúvida basta (1936) – é a única que pertence à segunda fase da obra de Ferreira de Castro. Foi escrita a pedido do actor Robles Monteiro, mas a sua representação foi impedida por ordem superior. O texto, que só foi editado em 1994, expõe um caso jurídico de consciência e de dúvida. A peça mais interessante e bem construída de Ferreira de Castro é Sim, uma dúvida basta. Mesmo assim, a leitura das outras não deixa de ser pertinente para se conhecer e entender o percurso literário de Ferreira de Castro que o levou até à sua fase canónica.Abstract: Ferreira de Castro (1898-1974) is one of the most renowned Portuguese novelists of the twentieth century. He started writing at the age of 13 and improved his technique by writing short stories and novels. Because of his lack of practice these works are still fragile. From 1928 onwards he wrote manly novels, and these are much more complete now in terms of technique and subjects. Thus, Ferreira de Castro’s work can be divided into two periods. He also wrote four dramas, three in the first period and the last one in the second period. The first drama, Alma luzitana (1916) was written in Brazil, where Ferreira de Castro was living at the time. It was published but, as far as we know, was not staged. It’s a story about a broken home as a result of the war. The second drama is called O rapto (1918) and was also written in Brazil. There is only one manuscript of this work. It was staged in Belém, a city in the Brazilian state of Pará. Its core issue is the emancipation of women. O mais forte (1922) is the third drama written by Ferreira de Castro. By the time he wrote it he had already returned to Portugal. It was awarded in a drama competition organized by the Almeida Garrett National Theatre, in Lisbon. However it was never edited nor staged. There’s only the manuscript. This is the story of a man’s desire to succeed in life. The fourth and last work is Sim, uma dúvida basta (1936), the only drama by Ferreira de Castro written during the second period of his career. It was a request by actor Robles Monteiro. Its staging was precluded by the government. This was only published in 1994. It sets out a legal case of consciousness and doubt. The most interesting and well written drama of Ferreira de Castro is Sim, uma dúvida basta. Nevertheless reading the other works can be relevant to know and understand the literary career of Ferreira de Castro that led him to his mature period.Serôdio, Maria HelenaRepositório da Universidade de LisboaBarradas, Maria Clara Vasco Campanilho2015-01-21T15:28:16Z2014-12-162014-09-252014-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15778TID:201898497porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:06.302274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A obra dramática de Ferreira de Castro |
title |
A obra dramática de Ferreira de Castro |
spellingShingle |
A obra dramática de Ferreira de Castro Barradas, Maria Clara Vasco Campanilho Castro, Ferreira de, 1898-1974 - Crítica e interpretação Teatro português - séc.19-20 - História e crítica |
title_short |
A obra dramática de Ferreira de Castro |
title_full |
A obra dramática de Ferreira de Castro |
title_fullStr |
A obra dramática de Ferreira de Castro |
title_full_unstemmed |
A obra dramática de Ferreira de Castro |
title_sort |
A obra dramática de Ferreira de Castro |
author |
Barradas, Maria Clara Vasco Campanilho |
author_facet |
Barradas, Maria Clara Vasco Campanilho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serôdio, Maria Helena Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barradas, Maria Clara Vasco Campanilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Castro, Ferreira de, 1898-1974 - Crítica e interpretação Teatro português - séc.19-20 - História e crítica |
topic |
Castro, Ferreira de, 1898-1974 - Crítica e interpretação Teatro português - séc.19-20 - História e crítica |
description |
Ferreira de Castro (1898-1974) é um dos mais reconhecidos romancistas portugueses do século XX. Começou a escrever por volta dos 13 anos e foi apurando a sua técnica em contos e novelas. Fruto da pouca experiência, esses textos são ainda frágeis na sua composição. A partir de 1928, as suas obras, principalmente romances, revelam já maturidade na técnica e nos temas, podendo a obra do escritor ser, portanto, dividida em duas fases. Ferreira de Castro escreveu também quatro textos dramáticos, três na primeira fase e um na segunda. A primeira peça – Alma luzitana (1916) – foi escrita no Brasil, para onde o escritor tinha emigrado. Foi publicada, mas – tanto quanto se sabe – não foi representada. Conta a história de uma família desfeita em consequência da guerra. A segunda peça – O rapto (1918) – também foi escrita no Brasil. Existe apenas um manuscrito deste texto, que foi representado na cidade de Belém, no Pará. Tem como questão central a emancipação da mulher. O mais forte (1922), a terceira peça, já foi escrita em Portugal. Este texto, distinguido num concurso de peças do Teatro Nacional Almeida Garrett, nunca foi editado nem representado, existindo apenas o manuscrito. Retrata a vontade de um homem em subir na vida a todo o custo. A quarta e última peça – Sim, uma dúvida basta (1936) – é a única que pertence à segunda fase da obra de Ferreira de Castro. Foi escrita a pedido do actor Robles Monteiro, mas a sua representação foi impedida por ordem superior. O texto, que só foi editado em 1994, expõe um caso jurídico de consciência e de dúvida. A peça mais interessante e bem construída de Ferreira de Castro é Sim, uma dúvida basta. Mesmo assim, a leitura das outras não deixa de ser pertinente para se conhecer e entender o percurso literário de Ferreira de Castro que o levou até à sua fase canónica. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-16 2014-09-25 2014-12-16T00:00:00Z 2015-01-21T15:28:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/15778 TID:201898497 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/15778 |
identifier_str_mv |
TID:201898497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134268444639232 |