O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43950 |
Resumo: | Este tema surge com base na minha experiência profissional em creche, e como temática para desenvolver o projeto de mestrado em Educação Especial. Após muitas leituras na área das neurociências, que vieram confirmar a ideia que eu já tinha, da importância dos primeiros anos, no desenvolvimento global da criança. A creche assume um papel fundamental, preventivo e inclusivo e deve ser um apoio aos pais menos despertos para necessidades específicas das suas crianças. O educador deve promover competências de autonomia e autorregulação, sempre num contexto inclusivo, onde todas as crianças tenham oportunidades de participação nas diversas atividades e rotinas. |
id |
RCAP_c3a3566e2fc4d5993b54f5fdf30c8fe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43950 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de crecheAutonomiaAutorregulaçãoNeurociênciasCrecheInclusãoEste tema surge com base na minha experiência profissional em creche, e como temática para desenvolver o projeto de mestrado em Educação Especial. Após muitas leituras na área das neurociências, que vieram confirmar a ideia que eu já tinha, da importância dos primeiros anos, no desenvolvimento global da criança. A creche assume um papel fundamental, preventivo e inclusivo e deve ser um apoio aos pais menos despertos para necessidades específicas das suas crianças. O educador deve promover competências de autonomia e autorregulação, sempre num contexto inclusivo, onde todas as crianças tenham oportunidades de participação nas diversas atividades e rotinas.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumBarbosa, Michelle Nunes2023-02-28T08:35:28Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43950TID:203237412porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:20.834581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche |
title |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche |
spellingShingle |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche Barbosa, Michelle Nunes Autonomia Autorregulação Neurociências Creche Inclusão |
title_short |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche |
title_full |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche |
title_fullStr |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche |
title_full_unstemmed |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche |
title_sort |
O papel do educador na promoção da autonomia e da autorregulação, em contexto de creche |
author |
Barbosa, Michelle Nunes |
author_facet |
Barbosa, Michelle Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Michelle Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Autorregulação Neurociências Creche Inclusão |
topic |
Autonomia Autorregulação Neurociências Creche Inclusão |
description |
Este tema surge com base na minha experiência profissional em creche, e como temática para desenvolver o projeto de mestrado em Educação Especial. Após muitas leituras na área das neurociências, que vieram confirmar a ideia que eu já tinha, da importância dos primeiros anos, no desenvolvimento global da criança. A creche assume um papel fundamental, preventivo e inclusivo e deve ser um apoio aos pais menos despertos para necessidades específicas das suas crianças. O educador deve promover competências de autonomia e autorregulação, sempre num contexto inclusivo, onde todas as crianças tenham oportunidades de participação nas diversas atividades e rotinas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-28T08:35:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43950 TID:203237412 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43950 |
identifier_str_mv |
TID:203237412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130944390561792 |