Propensão ao empreendedorismo em alunos do ensino superior: o caso de uma instituição pública do nordeste português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12873 |
Resumo: | Analisar a capacidade empreendedora dos alunos de uma instituição pública de Bragança, Portugal; e, identificar fatores diferenciadores do potencial empreendedor são os objetivos deste estudo. Para os concretizar, foi conduzido um estudo quantitativo, transversal, observacional e analítico no qual participaram 598 alunos. A recolha de dados decorreu em novembro e dezembro de 2012 e envolveu o uso do questionário Entrepreneurial Potential Indicator. A maioria dos respondentes era do género feminino (61,0%); tinha entre 18 e 21 anos (53,8%) a que corresponde uma média de 22,6 anos (±4,59); estudava em regime ordinário (82,6%); vinha da região Norte (83,9%), vivia em meio urbano (53,8%), frequentava o 1º ciclo de estudos (92,8%) de duas áreas científicas, designadamente, ciências da educação (28,4%) e tecnologia e gestão (28,4%) . Mais de metade dos inquiridos apresentou competências empreendedoras (72,4%). Dos fatores de capital humano considerados, o regime de frequência foi o único fator que mostrou não ter qualquer tipo de influência no potencial empreendedor. De fato, os outros fatores de capital humano considerados, nomeadamente, a área científica do curso e o ciclo de estudos revelaram ser fatores que contribuem para o reforço ou desenvolvimento das competências empreendedoras nos estudantes. Nenhum dos fatores sociodemográficos considerados revelou ser fator diferenciador do potencial empreendedor. A regressão logística binária (modelo logit) revelou a existência de uma relação de causa e efeito entre todas as características com a propensão empreendedora. Analyze the entrepreneurial ability of students of a public institution of Bragança, Portugal; and, identify differentiating factors of entrepreneurial potential are the goals of this study. To achieve them, a quantitative, cross-sectional, observational and analytical study which involved 598 students was conducted. Data collection took place from November to December 2012, involved the use of the questionnaire Entrepreneurial Potential Indicator. Most respondents were female gender (61.0%); had between 18 and 21 years (53.8%) which corresponds to an average of 22.6 years (± 4.59); studying in ordinary regime (82.6%); It came from the North (83.9%) lived in urban areas (53.8%), attending the 1st cycle of studies (92.8%) of two scientific areas, namely, education sciences (28.4% ) and technology and management (28.4%). More than half of respondents had entrepreneurial skills (72.4%). The human capital factors considered, the frequency regime was the only factor that showed no any influence on the entrepreneurial potential. In fact, the other human capital factors considered in particular the scientific area of the course and the course of study proved to be factors that contribute to the strengthening or development of entrepreneurial skills in students. None of the sociodemographic factos considered proved to be a differentiating factor of entrepreneurial potential. The binary logistic regression (logit model) revealed the existence of a cause and effect relationship between all considered characteristics and entrepreneurial propensity. |
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