Concepções e práticas dos professores de ciências nas escolas estaduais de um município pernambucano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Roberta Saraiva Batista e Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9196
Resumo: Vivencia-se um momento de grandes mudanças em nossa sociedade, as quais refletem diretamente nos sistemas de ensino. A implantação das novas demandas devido aos novos paradigmas do conhecimento, implicam em necessidades relacionadas às políticas públicas de educação, nas práticas curriculares e nas práticas pedagógicas cotidianas da instituição escolar. A promulgação das leis de Diretrizes e bases da Educação Nacional Lei nº. 4.024/61 e Lei nº.5.692|71 representou um grande marco para o ensino de Ciências no Brasil, efetivando e garantindo o ensino em todas as séries do primeiro grau. O objetivo do presente estudo foi analisar a importância atribuída ao Ensino baseado no Saber Científico pelos professores de Ciências Naturais (6º ao 9º anos), das escolas Estaduais de Educação Básica do município de Moreilândia- PE, especificando de que forma suas práticas estão de acordo com essa premissa. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva e qualitativa. A amostra envolveu 11 professores, com idades entre 25 e 45 anos. A pesquisa foi desenvolvida em três Escolas de Ensino Fundamental da rede Estadual de um Município de Pernambuco, Como instrumentos de pesquisa utilizou-se a entrevista, a observação e a análise documental. Percebeu-se uma preocupação dos docentes e gestores em desenvolver o trabalho com projetos de acordo com os temas transversais e, com problemas voltados para a comunidade, que visem uma melhoria no comportamento em relação à preservação do patrimônio público comum.
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