Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, Gonçalo Lampreia Banza Zarcos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84133
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_c3b1e2bc9ab0a33b5cea79b5f5a7f0d2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017Teacher Training report developed in Drª Maria Alice Gouveia Elementary School, in the B class from the 7th grade, in the 2016/2017 school year.Estágio PedagógicoEducação FísicaProfessorAlunoProcesso Ensino-AprendizagemTeacher TrainingPhysical EducationTeacherStudentTeaching-Learning ProcessRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico caracteriza-se por ser uma passagem da teoria à prática, depois de todos os anos em constante formação, desta forma o professor estagiário é colocado no contexto real da escola, com o objetivo principal de desenvolver uma aprendizagem a todos os níveis, da prática pedagógica e das funções do cargo a desempenhar. Este relatório corresponde às nossas vivências no Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola E.B 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia junto da turma do 7ºB, realizado no ano letivo 2017/2018. Iremos elaborar uma descrição e uma reflexão crítica sobre a nossa intervenção pedagógica, reconhecendo a importância que tem para o professor estagiário refletir constantemente sobre o seu desempenho, reconhecendo as particularidades da função docente. Desta forma, serão apresentados tópicos que vão desde a formação inicial ao enquadramento do Estágio, passando pelos capítulos do planeamento, realização e avaliação, pretendendo descrever, da melhor forma possível, as aprendizagens realizadas, as dificuldades sentidas e questões que surgiram ao longo da nossa experiência. Também será desenvolvido um tema referente à disciplina/indisciplina em contexto escolar, incidindo sobre as diferentes abordagens e se existe, ou não, uma relação entre as estratégias que são mais utilizadas pelos professores e o seu impacto na construção da disciplina. Neste estudo existiu um consenso geral dos professores inquiridos, em relação à abordagem mais utilizada para a construção da disciplina. Quanto as estratégias mais frequentes verificámos que as mais utilizadas dizem respeito às fases iniciais de cada aula e as que tem maior impacto estão relacionadas com à forma como o professor conduz a sua aula. Deste modo, cabe aos professores a adequação do estilo às necessidades da turma, sabendo que independentemente da estratégia que utilize, o fundamental será a aprendizagem dos seus alunos.The Teacher Training is characterized by being a passage from theory to practice, after all years in constant formation, in this way the trainee teacher is placed in the real context of the school, with the main objective of developing a learning at all levels, the pedagogical practice and the functions of the position to be filled. This report corresponds to our experiences in the Teacher Training, developed at the elementary school 2,3 Dr. Maria Alice Gouveia with the 7ºB class, held in the 2017/2018 school year. We will elaborate a description and a critical reflection on our pedagogical intervention, recognizing the importance for the trainee teacher to constantly reflect on his performance, recognizing the particularities of the teaching function. In this way, topics will be presented from the initial formation to the framework of the Training, going through the planning, realization and evaluation chapters, aiming to describe, in the best possible way, the lessons learned, the difficulties experienced and issues that have arisen throughout our experience. A topic related to discipline / indiscipline in school context will also be developed, focusing on the different approaches and a relationship between the strategies that are most used by teachers and their impact on the construction of the discipline. In this study there was a general consensus of the interviewed teachers, regarding the most used approach for the construction of the discipline. As for the most frequent strategies, we found that the most used ones relate to the initial phases of each class and those that have the greatest impact are related to the way the teacher conducts his class. Thus, it is up to the teachers to adapt the style to the needs of the class, knowing that regardless of the strategy they use, the key will be the learning process of their students.2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84133http://hdl.handle.net/10316/84133TID:202145700porPalma, Gonçalo Lampreia Banza Zarcosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T14:26:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:46.221412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
Teacher Training report developed in Drª Maria Alice Gouveia Elementary School, in the B class from the 7th grade, in the 2016/2017 school year.
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
Palma, Gonçalo Lampreia Banza Zarcos
Estágio Pedagógico
Educação Física
Professor
Aluno
Processo Ensino-Aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Teacher
Student
Teaching-Learning Process
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 7ºB, no ano letivo de 2016/2017
author Palma, Gonçalo Lampreia Banza Zarcos
author_facet Palma, Gonçalo Lampreia Banza Zarcos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, Gonçalo Lampreia Banza Zarcos
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Professor
Aluno
Processo Ensino-Aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Teacher
Student
Teaching-Learning Process
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Professor
Aluno
Processo Ensino-Aprendizagem
Teacher Training
Physical Education
Teacher
Student
Teaching-Learning Process
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84133
http://hdl.handle.net/10316/84133
TID:202145700
url http://hdl.handle.net/10316/84133
identifier_str_mv TID:202145700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133948907880448