A importância da supervisão e da auditoria na gestão da qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lídia Fernanda Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9616
Resumo: Com a evolução e a competitividade dos mercados, cada vez mais, as organizações têm necessidade de informações atempadas e úteis que permitam à gestão atingir os seus objetivos e conseguir desenhar as futuras estratégias. A auditoria assume um papel fundamental nas empresas pois permite responder às necessidades de informação sentidas por gestores e por stakeholders. Na presente dissertação, desenvolve-se a temática da importância da supervisão e da auditoria para a gestão da qualidade. Pretende-se com este trabalho relevar a importância do tema, conhecer os benefícios da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e as vantagens da aplicação de normas de qualidade para as empresas, em particular da norma ISO 9001:2015. O estudo empírico foca-se sobre empresas de vários sectores, como por exemplo, calçado, indústria alimentar e bebidas, têxteis e fabricação de equipamento de máquinas e produtos metálicos, operando no Norte de Portugal, maioritariamente de capital nacional e de dimensão pequena e média. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa, tendo por base um questionário elaborado para tentar responder a questões em torno: da existência e do grau de importância da auditoria interna, da implementação de um sistema de gestão de qualidade e dos procedimentos de controlo e, finalmente, da satisfação dos stakeholders. A amostra de duzentas empresas foi extraída da base SABI, tendo-se obtido 27% de respostas válidas. As conclusões vão no sentido da inexistência de departamentos autonomizados de auditoria interna nas empresas respondentes, ainda que seja relevada a sua importância; a necessidade de um efectivo sistema de controlo de qualidade assume-me como fundamental pelas empresas da amostra para o sucesso das organizações, bem como garante da satisfação dos stakeholders, sendo cumpridos pela maioria das empresas os requisitos da norma ISO 9001.
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