Contextualizando os estilos parentais na idade pré-escolar: variáveis individuais e familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristina Guedelha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24849
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
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spelling Contextualizando os estilos parentais na idade pré-escolar: variáveis individuais e familiaresEstilos educativos parentaisDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Sistémica, Saúde e Família), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Sabendo-se que a parentalidade é um processo complexo e multidesafiado, o estudo de determinantes da conduta parental e de estilos educativos pode contribuir para uma avaliação precoce dos padrões educativos parentais enquanto fatores de risco ou de proteção para o desenvolvimento das crianças e da própria interação pais-filhos. O presente estudo pretende investigar o impacto de variáveis individuais e familiares nos estilos educativos parentais numa amostra da população portuguesa. Pretendeu-se, ainda, caracterizar sumariamente a Escala de Estilos Parentais (Arnold, O’Leary, Wolff & Acker, 1993) do ponto de vista psicométrico, dada a escassez de dados de validação em Portugal para este instrumento. Para tal, aplicou-se a Escala de Estilos Parentais a uma amostra de 199 pais/cuidadores de crianças em idade pré-escolar (3-6 anos). Realizou-se, ainda, um estudo de validade discriminante recorrendo aos resultados de uma amostra clínica, constituída por pais de crianças com problemas de comportamento, assim como um estudo correlacional com a Escala de Sentido de Competência Parental (Johnston & Mash, 1989). No nosso estudo constatou-se que variáveis referentes aos pais (e.g., bem-estar psicológico) e à família (e.g., nível socioeconómico) mostram ter impacto nos estilos educativos. As práticas parentais disfuncionais identificam-se como sendo menos usadas na amostra normativa comparativamente à clínica. Por sua vez, práticas parentais mais desadaptativas relacionam-se com uma menor competência auto percecionada em relação aos papéis parentais. Os estilos educativos adotados pelos pais, além de plurideterminados, revelam-se como importantes indicadores da qualidade inerente à execução das funções parentais e do próprio comportamento dos filhos. Assim, o contributo deste estudo pode revelar-se útil quer na avaliação quer na intervenção clínica em famílias com filhos pequenos.It is well-known that parenting is a complex and multi challenging process. Therefore, the study of determinants of parental behavior and educational styles can contribute to the early identification of parental risk or protective factors for child development and parent-child interactions. This study intends to investigate the impact of individual and family variables on parenting styles in a Portuguese normative sample. It was also intended to characterize the Parenting Scale (Arnold, O’Leary, Wolff & Acker, 1993) from a psychometrical perspective, given the lack of validity data on this instrument in Portugal. The Parenting Scale was applied to a sample of 199 parents/caregivers of preschoolers (3-6 years). In addition, a validity study was carried out using a clinical sample, made up of parents of children with behavioral problems, as well as a correlation study with the Parenting Sense of Competence Scale (Johnston & Mash, 1989). In our study, variables related to parents (e.g., psychological well-being) and family (e.g., socioeconomic status) had impact on educational styles. Dysfunctional parenting practices were identified as being less used in the normative sample in comparison with the clinical one. On the other hand, dysfunctional parenting practices are related to lower perceived self-competence in parental roles. Parenting styles, in addition to being multi-determined, are also shown to be important indicators of parental functions’ quality and of the children’s behavior. Therefore, the contribution of this study may prove useful in clinical evaluation and intervention with families of preschoolers.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24849http://hdl.handle.net/10316/24849porSantos, Cristina Guedelhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:23.292087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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