Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300007 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre práticas educativas e estilos parentais no contexto familiar, com o objetivo de analisá-los como fatores potenciais de proteção ou de risco para o abuso físico, sob o enfoque ecológico do desenvolvimento humano. São discutidos vários indicadores nas esferas familiar, pessoal e social, tais como: características individuais, experiência dos pais em suas famílias de origem, rede de apoio social e eventos estressantes no ciclo vital. A compreensão destes aspectos permite subsidiar a elaboração de programas de intervenção e prevenção de casos de abuso físico na família, além de promover novas pesquisas. |
id |
PUC_RIO-24_ae7451706423f835060cffbd4bfbb642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722003000300007 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiarPráticas educativasestilos parentaisabuso físicoEste artigo apresenta uma revisão de literatura sobre práticas educativas e estilos parentais no contexto familiar, com o objetivo de analisá-los como fatores potenciais de proteção ou de risco para o abuso físico, sob o enfoque ecológico do desenvolvimento humano. São discutidos vários indicadores nas esferas familiar, pessoal e social, tais como: características individuais, experiência dos pais em suas famílias de origem, rede de apoio social e eventos estressantes no ciclo vital. A compreensão destes aspectos permite subsidiar a elaboração de programas de intervenção e prevenção de casos de abuso físico na família, além de promover novas pesquisas.Universidade Estadual de Maringá2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300007Psicologia em Estudo v.8 n.spe 2003reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722003000300007info:eu-repo/semantics/openAccessCecconello,Alessandra MarquesDe Antoni,ClarissaKoller,Sílvia Helenapor2004-03-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722003000300007Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2004-03-24T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar |
title |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar |
spellingShingle |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar Cecconello,Alessandra Marques Práticas educativas estilos parentais abuso físico |
title_short |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar |
title_full |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar |
title_fullStr |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar |
title_full_unstemmed |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar |
title_sort |
Práticas educativas, estilos parentais e abuso físico no contexto familiar |
author |
Cecconello,Alessandra Marques |
author_facet |
Cecconello,Alessandra Marques De Antoni,Clarissa Koller,Sílvia Helena |
author_role |
author |
author2 |
De Antoni,Clarissa Koller,Sílvia Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecconello,Alessandra Marques De Antoni,Clarissa Koller,Sílvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas estilos parentais abuso físico |
topic |
Práticas educativas estilos parentais abuso físico |
description |
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre práticas educativas e estilos parentais no contexto familiar, com o objetivo de analisá-los como fatores potenciais de proteção ou de risco para o abuso físico, sob o enfoque ecológico do desenvolvimento humano. São discutidos vários indicadores nas esferas familiar, pessoal e social, tais como: características individuais, experiência dos pais em suas famílias de origem, rede de apoio social e eventos estressantes no ciclo vital. A compreensão destes aspectos permite subsidiar a elaboração de programas de intervenção e prevenção de casos de abuso físico na família, além de promover novas pesquisas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722003000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.8 n.spe 2003 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127903386042368 |