A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rua, Margarida Antunes Heleno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24166
Resumo: Este trabalho de investigação pretende entender quais são os fatores que mais influenciam o consumidor a preferir determinada insígnia da distribuição retalhista alimentar em Portugal, e, consequentemente, perceber quais as insígnias que contêm em maior número esses fatores, influenciando essas também o comportamento do consumidor. Neste sentido, esta investigação inicia-se com uma revisão de literatura dividida em duas partes: a primeira parte dedicada ao setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal e a segunda parte dedicada ao comportamento do consumidor. De seguida, apresenta-se a metodologia, em que a base de análise é feita a partir dos dados obtidos através de um questionário online aplicado a 250 pessoas. A partir desta investigação, concluiu-se que o principal fator que influencia o consumidor a preferir determinada insígnia é o fator qualidade, dado que, foi o fator com maior votação no questionário (n=246). Contudo, contrariamente ao que a revisão de literatura reforça, dizendo que, a fidelização e a preferência são conseguidas em grande parte pelo atendimento prestado pelos colaboradores, a presente investigação revelou que o fator atendimento foi considerado como o menos influenciável no questionário (n=203). Concluiu-se também, que a insígnia Continente é a que mais influencia o consumidor nas suas decisões de compra.
id RCAP_c3f502523eab8d11ba42e2792a9a2779
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em PortugalSetor da distribuição retalhista alimentarComportamento do consumidor -- Consumer behaviorFatoresInsígnia alimentarFood retail distribution sectorFactorsFood insigniaEste trabalho de investigação pretende entender quais são os fatores que mais influenciam o consumidor a preferir determinada insígnia da distribuição retalhista alimentar em Portugal, e, consequentemente, perceber quais as insígnias que contêm em maior número esses fatores, influenciando essas também o comportamento do consumidor. Neste sentido, esta investigação inicia-se com uma revisão de literatura dividida em duas partes: a primeira parte dedicada ao setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal e a segunda parte dedicada ao comportamento do consumidor. De seguida, apresenta-se a metodologia, em que a base de análise é feita a partir dos dados obtidos através de um questionário online aplicado a 250 pessoas. A partir desta investigação, concluiu-se que o principal fator que influencia o consumidor a preferir determinada insígnia é o fator qualidade, dado que, foi o fator com maior votação no questionário (n=246). Contudo, contrariamente ao que a revisão de literatura reforça, dizendo que, a fidelização e a preferência são conseguidas em grande parte pelo atendimento prestado pelos colaboradores, a presente investigação revelou que o fator atendimento foi considerado como o menos influenciável no questionário (n=203). Concluiu-se também, que a insígnia Continente é a que mais influencia o consumidor nas suas decisões de compra.This research study aims to understand what are the factors that most influence the consumer to prefer a particular brand of food retail distribution in Portugal, and, consequently, to understand which brands contain more of these factors, influencing consumer behaviour. In this sense, this research begins with a literature review divided into two parts: the first part is dedicated to the food retail sector in Portugal and the second part is dedicated to consumer behaviour. Next, the methodology is presented, in which the basis of analysis is made from the data obtained through an online questionnaire applied to 250 people. From this research, it was concluded that the main factor that influences the consumer to prefer a certain brand is the quality factor, given that, it was the factor with the highest vote in the questionnaire (n=246). However, contrary to what the literature review reinforces, saying that loyalty and preference are largely achieved by the service provided by employees, the present research revealed that the service factor was considered as the least influential in the questionnaire (n=203). It was also concluded that Continente is the brand that most influences consumers in their purchasing decisions.2022-01-18T15:26:34Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-092021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24166TID:202839761porRua, Margarida Antunes Helenoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:42.059364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
title A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
spellingShingle A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
Rua, Margarida Antunes Heleno
Setor da distribuição retalhista alimentar
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Fatores
Insígnia alimentar
Food retail distribution sector
Factors
Food insignia
title_short A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
title_full A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
title_fullStr A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
title_full_unstemmed A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
title_sort A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
author Rua, Margarida Antunes Heleno
author_facet Rua, Margarida Antunes Heleno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rua, Margarida Antunes Heleno
dc.subject.por.fl_str_mv Setor da distribuição retalhista alimentar
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Fatores
Insígnia alimentar
Food retail distribution sector
Factors
Food insignia
topic Setor da distribuição retalhista alimentar
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Fatores
Insígnia alimentar
Food retail distribution sector
Factors
Food insignia
description Este trabalho de investigação pretende entender quais são os fatores que mais influenciam o consumidor a preferir determinada insígnia da distribuição retalhista alimentar em Portugal, e, consequentemente, perceber quais as insígnias que contêm em maior número esses fatores, influenciando essas também o comportamento do consumidor. Neste sentido, esta investigação inicia-se com uma revisão de literatura dividida em duas partes: a primeira parte dedicada ao setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal e a segunda parte dedicada ao comportamento do consumidor. De seguida, apresenta-se a metodologia, em que a base de análise é feita a partir dos dados obtidos através de um questionário online aplicado a 250 pessoas. A partir desta investigação, concluiu-se que o principal fator que influencia o consumidor a preferir determinada insígnia é o fator qualidade, dado que, foi o fator com maior votação no questionário (n=246). Contudo, contrariamente ao que a revisão de literatura reforça, dizendo que, a fidelização e a preferência são conseguidas em grande parte pelo atendimento prestado pelos colaboradores, a presente investigação revelou que o fator atendimento foi considerado como o menos influenciável no questionário (n=203). Concluiu-se também, que a insígnia Continente é a que mais influencia o consumidor nas suas decisões de compra.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09T00:00:00Z
2021-12-09
2021-11
2022-01-18T15:26:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/24166
TID:202839761
url http://hdl.handle.net/10071/24166
identifier_str_mv TID:202839761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134682494795776