A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24166 |
Resumo: | Este trabalho de investigação pretende entender quais são os fatores que mais influenciam o consumidor a preferir determinada insígnia da distribuição retalhista alimentar em Portugal, e, consequentemente, perceber quais as insígnias que contêm em maior número esses fatores, influenciando essas também o comportamento do consumidor. Neste sentido, esta investigação inicia-se com uma revisão de literatura dividida em duas partes: a primeira parte dedicada ao setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal e a segunda parte dedicada ao comportamento do consumidor. De seguida, apresenta-se a metodologia, em que a base de análise é feita a partir dos dados obtidos através de um questionário online aplicado a 250 pessoas. A partir desta investigação, concluiu-se que o principal fator que influencia o consumidor a preferir determinada insígnia é o fator qualidade, dado que, foi o fator com maior votação no questionário (n=246). Contudo, contrariamente ao que a revisão de literatura reforça, dizendo que, a fidelização e a preferência são conseguidas em grande parte pelo atendimento prestado pelos colaboradores, a presente investigação revelou que o fator atendimento foi considerado como o menos influenciável no questionário (n=203). Concluiu-se também, que a insígnia Continente é a que mais influencia o consumidor nas suas decisões de compra. |
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A influência do comportamento do consumidor no setor da distribuição retalhista alimentar em PortugalSetor da distribuição retalhista alimentarComportamento do consumidor -- Consumer behaviorFatoresInsígnia alimentarFood retail distribution sectorFactorsFood insigniaEste trabalho de investigação pretende entender quais são os fatores que mais influenciam o consumidor a preferir determinada insígnia da distribuição retalhista alimentar em Portugal, e, consequentemente, perceber quais as insígnias que contêm em maior número esses fatores, influenciando essas também o comportamento do consumidor. Neste sentido, esta investigação inicia-se com uma revisão de literatura dividida em duas partes: a primeira parte dedicada ao setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal e a segunda parte dedicada ao comportamento do consumidor. De seguida, apresenta-se a metodologia, em que a base de análise é feita a partir dos dados obtidos através de um questionário online aplicado a 250 pessoas. A partir desta investigação, concluiu-se que o principal fator que influencia o consumidor a preferir determinada insígnia é o fator qualidade, dado que, foi o fator com maior votação no questionário (n=246). Contudo, contrariamente ao que a revisão de literatura reforça, dizendo que, a fidelização e a preferência são conseguidas em grande parte pelo atendimento prestado pelos colaboradores, a presente investigação revelou que o fator atendimento foi considerado como o menos influenciável no questionário (n=203). Concluiu-se também, que a insígnia Continente é a que mais influencia o consumidor nas suas decisões de compra.This research study aims to understand what are the factors that most influence the consumer to prefer a particular brand of food retail distribution in Portugal, and, consequently, to understand which brands contain more of these factors, influencing consumer behaviour. In this sense, this research begins with a literature review divided into two parts: the first part is dedicated to the food retail sector in Portugal and the second part is dedicated to consumer behaviour. Next, the methodology is presented, in which the basis of analysis is made from the data obtained through an online questionnaire applied to 250 people. From this research, it was concluded that the main factor that influences the consumer to prefer a certain brand is the quality factor, given that, it was the factor with the highest vote in the questionnaire (n=246). However, contrary to what the literature review reinforces, saying that loyalty and preference are largely achieved by the service provided by employees, the present research revealed that the service factor was considered as the least influential in the questionnaire (n=203). It was also concluded that Continente is the brand that most influences consumers in their purchasing decisions.2022-01-18T15:26:34Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-092021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24166TID:202839761porRua, Margarida Antunes Helenoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:21Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:42.059364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho de investigação pretende entender quais são os fatores que mais influenciam o consumidor a preferir determinada insígnia da distribuição retalhista alimentar em Portugal, e, consequentemente, perceber quais as insígnias que contêm em maior número esses fatores, influenciando essas também o comportamento do consumidor. Neste sentido, esta investigação inicia-se com uma revisão de literatura dividida em duas partes: a primeira parte dedicada ao setor da distribuição retalhista alimentar em Portugal e a segunda parte dedicada ao comportamento do consumidor. De seguida, apresenta-se a metodologia, em que a base de análise é feita a partir dos dados obtidos através de um questionário online aplicado a 250 pessoas. A partir desta investigação, concluiu-se que o principal fator que influencia o consumidor a preferir determinada insígnia é o fator qualidade, dado que, foi o fator com maior votação no questionário (n=246). Contudo, contrariamente ao que a revisão de literatura reforça, dizendo que, a fidelização e a preferência são conseguidas em grande parte pelo atendimento prestado pelos colaboradores, a presente investigação revelou que o fator atendimento foi considerado como o menos influenciável no questionário (n=203). Concluiu-se também, que a insígnia Continente é a que mais influencia o consumidor nas suas decisões de compra. |
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