Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Pedro José Henriques da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26689
Resumo: Este projeto consistirá na realização de um método para percussão que terá um estudo dividido em 4 partes: 1ª Etapa - Caixa: Estudo unicamente rítmico; 2ª Etapa - Tímpanos: Mesmo estudo adaptado ao instrumento; 3ª Etapa - Marimba: Mesmo estudo desta vez com melodia; 4ª Etapa – Música de Câmara: As 3 etapas anteriores executadas em simultâneo. Resumidamente, o mesmo estudo será dividido em 4 etapas sendo o objetivo trabalhar a capacidade de associação (Associação – Processo de ligar ideias simples para atingir uma ideia mais complexa). Este método surge com o intuito de melhorar aspetos bastante importantes numa fase inicial do estudo musical da Percussão. Ao longo deste trabalho será realizada uma análise ao método, suas vantagens e desvantagens, tendo como exemplo uma experiência realizada em aula; Summary: Supervised Teaching Practice Report held at the Conservatory of Music, Orfeão de Leiria: The Importance of the Association Process in the Teaching of Percussion. This project will consist of performing a percussion method that will have a study divided into 4 parts: Stage 1 - Box: Only rhythmic study; Stage 2 - Eardrums: Same study adapted to the instrument; Stage 3 - Marimba: Same study this time with melody; Stage 4 - Chamber Music: The previous 3 steps performed simultaneously. Briefly, the same study will be divided into 4 stages and the objective is to work on the ability to association (Association – Process of linking simple ideas to achieve a more complex idea). This method emerges in order to improve very important aspects at an early stage of the musical study of Percussion. Throughout this work, an analysis will be carried out to the method, its advantages and disadvantages, having as an example an experience performed in class.
id RCAP_c3f9fbc12d8aa542725fb0b11e15706e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssãoMétodoPercussãoLeituraAssociaçãoImitaçãoEste projeto consistirá na realização de um método para percussão que terá um estudo dividido em 4 partes: 1ª Etapa - Caixa: Estudo unicamente rítmico; 2ª Etapa - Tímpanos: Mesmo estudo adaptado ao instrumento; 3ª Etapa - Marimba: Mesmo estudo desta vez com melodia; 4ª Etapa – Música de Câmara: As 3 etapas anteriores executadas em simultâneo. Resumidamente, o mesmo estudo será dividido em 4 etapas sendo o objetivo trabalhar a capacidade de associação (Associação – Processo de ligar ideias simples para atingir uma ideia mais complexa). Este método surge com o intuito de melhorar aspetos bastante importantes numa fase inicial do estudo musical da Percussão. Ao longo deste trabalho será realizada uma análise ao método, suas vantagens e desvantagens, tendo como exemplo uma experiência realizada em aula; Summary: Supervised Teaching Practice Report held at the Conservatory of Music, Orfeão de Leiria: The Importance of the Association Process in the Teaching of Percussion. This project will consist of performing a percussion method that will have a study divided into 4 parts: Stage 1 - Box: Only rhythmic study; Stage 2 - Eardrums: Same study adapted to the instrument; Stage 3 - Marimba: Same study this time with melody; Stage 4 - Chamber Music: The previous 3 steps performed simultaneously. Briefly, the same study will be divided into 4 stages and the objective is to work on the ability to association (Association – Process of linking simple ideas to achieve a more complex idea). This method emerges in order to improve very important aspects at an early stage of the musical study of Percussion. Throughout this work, an analysis will be carried out to the method, its advantages and disadvantages, having as an example an experience performed in class.Universidade de Évora2020-01-29T11:59:27Z2020-01-292019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26689http://hdl.handle.net/10174/26689TID:202379574porDepartamento de Músicapedrovsky7@hotmail.com203Fonseca, Pedro José Henriques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:58.227646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão
Fonseca, Pedro José Henriques da
Método
Percussão
Leitura
Associação
Imitação
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada no Conservatório de Música, Orfeão de Leiria: a importância do processo de associação no ensino da percurssão
author Fonseca, Pedro José Henriques da
author_facet Fonseca, Pedro José Henriques da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Pedro José Henriques da
dc.subject.por.fl_str_mv Método
Percussão
Leitura
Associação
Imitação
topic Método
Percussão
Leitura
Associação
Imitação
description Este projeto consistirá na realização de um método para percussão que terá um estudo dividido em 4 partes: 1ª Etapa - Caixa: Estudo unicamente rítmico; 2ª Etapa - Tímpanos: Mesmo estudo adaptado ao instrumento; 3ª Etapa - Marimba: Mesmo estudo desta vez com melodia; 4ª Etapa – Música de Câmara: As 3 etapas anteriores executadas em simultâneo. Resumidamente, o mesmo estudo será dividido em 4 etapas sendo o objetivo trabalhar a capacidade de associação (Associação – Processo de ligar ideias simples para atingir uma ideia mais complexa). Este método surge com o intuito de melhorar aspetos bastante importantes numa fase inicial do estudo musical da Percussão. Ao longo deste trabalho será realizada uma análise ao método, suas vantagens e desvantagens, tendo como exemplo uma experiência realizada em aula; Summary: Supervised Teaching Practice Report held at the Conservatory of Music, Orfeão de Leiria: The Importance of the Association Process in the Teaching of Percussion. This project will consist of performing a percussion method that will have a study divided into 4 parts: Stage 1 - Box: Only rhythmic study; Stage 2 - Eardrums: Same study adapted to the instrument; Stage 3 - Marimba: Same study this time with melody; Stage 4 - Chamber Music: The previous 3 steps performed simultaneously. Briefly, the same study will be divided into 4 stages and the objective is to work on the ability to association (Association – Process of linking simple ideas to achieve a more complex idea). This method emerges in order to improve very important aspects at an early stage of the musical study of Percussion. Throughout this work, an analysis will be carried out to the method, its advantages and disadvantages, having as an example an experience performed in class.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17T00:00:00Z
2020-01-29T11:59:27Z
2020-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26689
http://hdl.handle.net/10174/26689
TID:202379574
url http://hdl.handle.net/10174/26689
identifier_str_mv TID:202379574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
pedrovsky7@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136652132614144