Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Douglas Rafael dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/66732
https://orcid.org/0000-0002-8489-3832
Resumo: The present study is a quantitative and qualitative investigation aimed at understanding how multiple percussion is taught in undergraduate percussion programs at Brazilian higher education institutions, identifying the solo repertoire studied, and assessing teachers' understanding of the importance of studying multiple percussion. It is believed that the study of multiple percussion is an important part of the formation of this instrumentalist, as the technical and interpretative difficulties encountered in this instrumental modality can prepare the student for the various challenges of professional life. However, the teaching of multiple percussion seems to be a little-discussed topic, especially in Brazil, making the literature on it relatively scarce. This work aims to help fill this gap by raising and contributing to discussions inherent to this subject. To this end, a study of the literature related to the creation, definition, evolution, and teaching of multiple percussion in the academic context will be carried out, as well as the application of questionnaires and conducting interviews, with the aim of collecting data that help elucidate some questions that will be raised throughout the project.
id UFMG_97af6c63701d131efdb03acaa4144875
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/66732
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussãoPercussão múltipla e ensinoMetodologia de percussãoEnsino percussivoPerformance de percussãoPercussão (Música)Percussão - Estudo e ensinoThe present study is a quantitative and qualitative investigation aimed at understanding how multiple percussion is taught in undergraduate percussion programs at Brazilian higher education institutions, identifying the solo repertoire studied, and assessing teachers' understanding of the importance of studying multiple percussion. It is believed that the study of multiple percussion is an important part of the formation of this instrumentalist, as the technical and interpretative difficulties encountered in this instrumental modality can prepare the student for the various challenges of professional life. However, the teaching of multiple percussion seems to be a little-discussed topic, especially in Brazil, making the literature on it relatively scarce. This work aims to help fill this gap by raising and contributing to discussions inherent to this subject. To this end, a study of the literature related to the creation, definition, evolution, and teaching of multiple percussion in the academic context will be carried out, as well as the application of questionnaires and conducting interviews, with the aim of collecting data that help elucidate some questions that will be raised throughout the project.O presente trabalho é um estudo quantitativo e qualitativo que visa compreender como a percussão múltipla é ensinada nos cursos de graduação em percussão das instituições de ensino superior brasileiras, identificar o repertório solo trabalhado e apurar o entendimento de professores e professoras sobre a importância de se estudar percussão múltipla. Acredita-se que o estudo da percussão múltipla é parte importante da formação deste instrumentista, pois as dificuldades técnicas e interpretativas encontradas nessa modalidade instrumental podem preparar o estudante para os variados desafios da vida profissional. Contudo, o ensino de percussão múltipla parece ser um tema pouco discutido, especialmente no Brasil, fazendo com que a literatura acerca do mesmo seja relativamente escassa. Este trabalho pretende ajudar a preencher essa lacuna, levantando e colaborando com discussões inerentes a este assunto. Para tanto, será realizado um estudo da literatura relacionada à criação, definição, evolução e ensino da percussão múltipla no contexto acadêmico, bem como aplicação de questionários e realização de entrevistas, com o intuito de coletar dados que ajudem a elucidar algumas questões que serão levantadas no decorrer do projeto.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGFernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Bruno Soares SantosFernando Martins de Castro ChaibDouglas Rafael dos Santos2024-03-28T20:36:15Z2024-03-28T20:36:15Z2023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/66732https://orcid.org/0000-0002-8489-3832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-03-28T20:36:15Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/66732Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-03-28T20:36:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
title Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
spellingShingle Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
Douglas Rafael dos Santos
Percussão múltipla e ensino
Metodologia de percussão
Ensino percussivo
Performance de percussão
Percussão (Música)
Percussão - Estudo e ensino
title_short Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
title_full Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
title_fullStr Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
title_full_unstemmed Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
title_sort Percussão múltipla nas instituições de ensino superior brasileiras: estudo sobre ensino e performance do repertório solo nos programas de graduação em percussão
author Douglas Rafael dos Santos
author_facet Douglas Rafael dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
http://lattes.cnpq.br/8405997357339143
Bruno Soares Santos
Fernando Martins de Castro Chaib
dc.contributor.author.fl_str_mv Douglas Rafael dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Percussão múltipla e ensino
Metodologia de percussão
Ensino percussivo
Performance de percussão
Percussão (Música)
Percussão - Estudo e ensino
topic Percussão múltipla e ensino
Metodologia de percussão
Ensino percussivo
Performance de percussão
Percussão (Música)
Percussão - Estudo e ensino
description The present study is a quantitative and qualitative investigation aimed at understanding how multiple percussion is taught in undergraduate percussion programs at Brazilian higher education institutions, identifying the solo repertoire studied, and assessing teachers' understanding of the importance of studying multiple percussion. It is believed that the study of multiple percussion is an important part of the formation of this instrumentalist, as the technical and interpretative difficulties encountered in this instrumental modality can prepare the student for the various challenges of professional life. However, the teaching of multiple percussion seems to be a little-discussed topic, especially in Brazil, making the literature on it relatively scarce. This work aims to help fill this gap by raising and contributing to discussions inherent to this subject. To this end, a study of the literature related to the creation, definition, evolution, and teaching of multiple percussion in the academic context will be carried out, as well as the application of questionnaires and conducting interviews, with the aim of collecting data that help elucidate some questions that will be raised throughout the project.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2024-03-28T20:36:15Z
2024-03-28T20:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/66732
https://orcid.org/0000-0002-8489-3832
url http://hdl.handle.net/1843/66732
https://orcid.org/0000-0002-8489-3832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Programa de Pós-Graduação em Música
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Programa de Pós-Graduação em Música
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829775004565504