Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/6625 |
Resumo: | Nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente reconhecimento da importância da utilização do mindfulness, tendo em conta os benefícios em termos biopsicossociais associados à população adulta. No que diz respeito a crianças, os estudos são mais recentes e em menor número, mas os resultados, na sua grande maioria, parecem seguir na mesma direção dos encontrados em adultos. Assim, desenhamos um programa de intervenção baseado em mindfulness, destinado a crianças a frequentar o 1.º ciclo de estudos (1.º ao 4.º ano), com o objetivo de perceber a existência de alterações ao nível do comportamento, desempenho, empenho, atenção e ansiedade. A intervenção ocorreu numa escola particular da zona de Lisboa, sendo a nossa amostra constituída por crianças com idades compreendias entre os 6 e os 10 anos a frequentar o 1.º ciclo, cujas turmas foram divididas aleatoriamente em grupo experimental e grupo de controle. O grupo experimental (N = 178, M = 7.63; DP = .984) participou numa intervenção baseada em mindfulness, com a duração de 10 semanas, com uma sessão semanal de 30 minutos a cargo do investigador, complementada por duas sessões diárias de 5 minutos, a cargo dos professores titulares de turma depois de duas formações sobre técnicas básicas de mindfulness essencialmente baseadas no controle da respiração. Este grupo foi avaliado em dois momentos (M1 - pré e M2 - pós intervenção) nas variáveis comportamento, desempenho, empenho, atenção (avaliação dos professores) e ansiedade (avaliação pelos próprios). O grupo de controle (N = 161, M = 7.65; DP = 1.296), não participou da intervenção, mas foi também avaliado em dois momentos nas mesmas variáveis. Os resultados obtidos em M2, mostram alterações significativas no grupo experimental, revelando melhorias em termos do comportamento em sala de aula, no desempenho e empenho académico, nos níveis de atenção e na redução da ansiedade, ao contrário do grupo de controle onde os resultados diminuíram face a M1. Os resultados sugerem que a utilização de técnicas de mindfulness, em crianças a frequentar o 1.º ciclo de estudos, pode promover melhorias em termos do comportamento em sala de aula, desempenho e empenho académico, atenção e ansiedade. |
id |
RCAP_c400b63d10db9e68c36e0495285da4b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ual.pt:11144/6625 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedademindfulnesscomportamentodesempenho escolarempenho escolaratençãoansiedadeNos últimos anos, tem-se assistido a um crescente reconhecimento da importância da utilização do mindfulness, tendo em conta os benefícios em termos biopsicossociais associados à população adulta. No que diz respeito a crianças, os estudos são mais recentes e em menor número, mas os resultados, na sua grande maioria, parecem seguir na mesma direção dos encontrados em adultos. Assim, desenhamos um programa de intervenção baseado em mindfulness, destinado a crianças a frequentar o 1.º ciclo de estudos (1.º ao 4.º ano), com o objetivo de perceber a existência de alterações ao nível do comportamento, desempenho, empenho, atenção e ansiedade. A intervenção ocorreu numa escola particular da zona de Lisboa, sendo a nossa amostra constituída por crianças com idades compreendias entre os 6 e os 10 anos a frequentar o 1.º ciclo, cujas turmas foram divididas aleatoriamente em grupo experimental e grupo de controle. O grupo experimental (N = 178, M = 7.63; DP = .984) participou numa intervenção baseada em mindfulness, com a duração de 10 semanas, com uma sessão semanal de 30 minutos a cargo do investigador, complementada por duas sessões diárias de 5 minutos, a cargo dos professores titulares de turma depois de duas formações sobre técnicas básicas de mindfulness essencialmente baseadas no controle da respiração. Este grupo foi avaliado em dois momentos (M1 - pré e M2 - pós intervenção) nas variáveis comportamento, desempenho, empenho, atenção (avaliação dos professores) e ansiedade (avaliação pelos próprios). O grupo de controle (N = 161, M = 7.65; DP = 1.296), não participou da intervenção, mas foi também avaliado em dois momentos nas mesmas variáveis. Os resultados obtidos em M2, mostram alterações significativas no grupo experimental, revelando melhorias em termos do comportamento em sala de aula, no desempenho e empenho académico, nos níveis de atenção e na redução da ansiedade, ao contrário do grupo de controle onde os resultados diminuíram face a M1. Os resultados sugerem que a utilização de técnicas de mindfulness, em crianças a frequentar o 1.º ciclo de estudos, pode promover melhorias em termos do comportamento em sala de aula, desempenho e empenho académico, atenção e ansiedade.2023-10-04T10:28:08Z2023-09-20T00:00:00Z2023-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6625TID:203359640porAlves, Hugo Fernandes Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T01:45:33Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:43.540611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade |
title |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade |
spellingShingle |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade Alves, Hugo Fernandes Lopes mindfulness comportamento desempenho escolar empenho escolar atenção ansiedade |
title_short |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade |
title_full |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade |
title_fullStr |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade |
title_full_unstemmed |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade |
title_sort |
Mindfulness em contexto escolar (1.º ciclo): impacto no comportamento em sala de aula, rendimento académico, empenho, atenção e ansiedade |
author |
Alves, Hugo Fernandes Lopes |
author_facet |
Alves, Hugo Fernandes Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Hugo Fernandes Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mindfulness comportamento desempenho escolar empenho escolar atenção ansiedade |
topic |
mindfulness comportamento desempenho escolar empenho escolar atenção ansiedade |
description |
Nos últimos anos, tem-se assistido a um crescente reconhecimento da importância da utilização do mindfulness, tendo em conta os benefícios em termos biopsicossociais associados à população adulta. No que diz respeito a crianças, os estudos são mais recentes e em menor número, mas os resultados, na sua grande maioria, parecem seguir na mesma direção dos encontrados em adultos. Assim, desenhamos um programa de intervenção baseado em mindfulness, destinado a crianças a frequentar o 1.º ciclo de estudos (1.º ao 4.º ano), com o objetivo de perceber a existência de alterações ao nível do comportamento, desempenho, empenho, atenção e ansiedade. A intervenção ocorreu numa escola particular da zona de Lisboa, sendo a nossa amostra constituída por crianças com idades compreendias entre os 6 e os 10 anos a frequentar o 1.º ciclo, cujas turmas foram divididas aleatoriamente em grupo experimental e grupo de controle. O grupo experimental (N = 178, M = 7.63; DP = .984) participou numa intervenção baseada em mindfulness, com a duração de 10 semanas, com uma sessão semanal de 30 minutos a cargo do investigador, complementada por duas sessões diárias de 5 minutos, a cargo dos professores titulares de turma depois de duas formações sobre técnicas básicas de mindfulness essencialmente baseadas no controle da respiração. Este grupo foi avaliado em dois momentos (M1 - pré e M2 - pós intervenção) nas variáveis comportamento, desempenho, empenho, atenção (avaliação dos professores) e ansiedade (avaliação pelos próprios). O grupo de controle (N = 161, M = 7.65; DP = 1.296), não participou da intervenção, mas foi também avaliado em dois momentos nas mesmas variáveis. Os resultados obtidos em M2, mostram alterações significativas no grupo experimental, revelando melhorias em termos do comportamento em sala de aula, no desempenho e empenho académico, nos níveis de atenção e na redução da ansiedade, ao contrário do grupo de controle onde os resultados diminuíram face a M1. Os resultados sugerem que a utilização de técnicas de mindfulness, em crianças a frequentar o 1.º ciclo de estudos, pode promover melhorias em termos do comportamento em sala de aula, desempenho e empenho académico, atenção e ansiedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-04T10:28:08Z 2023-09-20T00:00:00Z 2023-09-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11144/6625 TID:203359640 |
url |
http://hdl.handle.net/11144/6625 |
identifier_str_mv |
TID:203359640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136833008828416 |