Práticas e comportamentos alimentares de famílias de crianças com perturbação do espectro autista
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.12707/RV21055 |
Resumo: | Enquadramento: Os comportamentos alimentares atípicos são significativamente mais comuns em crianças com perturbação do espectro autista (PEA), podendo influenciar a organização da família em relação às suas práticas. Objetivo: compreender as práticas e comportamentos alimentares de famílias de crianças com PEA. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo, do tipo estudo de casos múltiplos, participaram 13 familiares de crianças com PEA. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e foi utilizada a técnica analítica de síntese cruzada dos casos, para sistematização das evidências. Resultados: Evidenciaram-se as conceções e práticas alimentares; a organização das práticas alimentares da família; e o comportamento alimentar. A conceção das famílias sobre as práticas alimentares reflete na forma desta se organizar e atender às demandas de cuidado de seus filhos. Conclusão: Cada família constrói a sua prática alimentar, de acordo como seu contexto, com a sua identidade alimentar e cultural, e das diferentes demandas relacionadas aos comportamentos e dificuldades alimentares de seus filhos, necessitando estabelecer uma rede de apoio para enfrentar a organização do seu dia a dia. |
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Práticas e comportamentos alimentares de famílias de crianças com perturbação do espectro autistaPrácticas y conductas alimentarias de familias de niños con trastorno del espectro autistaPráticas e comportamentos alimentares de famílias de crianças com perturbação do espectro autistaArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: Os comportamentos alimentares atípicos são significativamente mais comuns em crianças com perturbação do espectro autista (PEA), podendo influenciar a organização da família em relação às suas práticas. Objetivo: compreender as práticas e comportamentos alimentares de famílias de crianças com PEA. Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo, do tipo estudo de casos múltiplos, participaram 13 familiares de crianças com PEA. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e foi utilizada a técnica analítica de síntese cruzada dos casos, para sistematização das evidências. Resultados: Evidenciaram-se as conceções e práticas alimentares; a organização das práticas alimentares da família; e o comportamento alimentar. A conceção das famílias sobre as práticas alimentares reflete na forma desta se organizar e atender às demandas de cuidado de seus filhos. Conclusão: Cada família constrói a sua prática alimentar, de acordo como seu contexto, com a sua identidade alimentar e cultural, e das diferentes demandas relacionadas aos comportamentos e dificuldades alimentares de seus filhos, necessitando estabelecer uma rede de apoio para enfrentar a organização do seu dia a dia.Background: Atypical eating behaviors are significantly common in children with autistic spectrum disorder (ASD) and can influence families’ organization of eating practices. Objective: To understand the eating practices and behaviors of families of children with ASD. Methodology: This is a qualitative and descriptive study, using the multiple case method, with the participation of 13 family members of children with ASD. Semi-structured interviews were conducted, and the analytical technique of cross-case synthesis was used to systematize the evidence. Results: This study gathered evidence on eating conceptions and practices, the organization of families’ eating practices, and eating behaviors. Families’ conceptions of eating practices influence how they organize and meet their children’s care needs. Conclusion: Each family develops their eating practices based on their context, food and cultural identity, and the different demands of their children’s eating behaviors and difficulties. Families need a support network to manage the organization of their daily routines.Marco contextual: Las conductas alimentarias atípicas son significativamente más frecuentes en los niños con trastorno del espectro autista (TEA) y pueden influir en la organización familiar en relación con sus prácticas. Objetivo: Conocer las prácticas y conductas alimentarias de las familias de niños con TEA. Metodología: Estudio cualitativo y descriptivo, del tipo de estudio de casos múltiples, participaron 13 familiares de niños con TEA. Se realizaron entrevistas semiestructuradas y se utilizó la técnica analítica de síntesis cruzada de casos para sistematizar las pruebas. Resultados: Se observaron las concepciones y prácticas alimentarias, la organización de las prácticas alimentarias de la familia y la conducta alimentaria. La concepción de las familias sobre las prácticas alimentarias se refleja en la forma en que se organizan y satisfacen las demandas de cuidado de sus hijos. Conclusión: Cada familia construye su práctica alimentaria según su contexto, su identidad alimentaria y cultural, y las diferentes demandas relacionadas con la conducta y las dificultades alimentarias de sus hijos, por lo que necesitan establecer una red de apoyo para hacer frente a la organización de su vida cotidiana.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2022-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV21055por2182-28830874-0283Ruthes, Victoria Beatriz Trevisan Nóbrega MartinsMazza, Verônica de AzevedoGiordani, Rubia Carla FormighieriTrigueiro, Tatiane HerreiraCanaval, Gladys Eugeniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-08T16:00:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/28881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:44.153481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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