Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Carvalho, Magda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Ana Isabel, Sequeira, Renata Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4496
Resumo: Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento.
id RCAP_c41733d2735a8efb1ca96b625110da4b
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de InfânciaVenn Diagrams as a philosophical resource in kindergartenLos Diagramas de Venn encuanto recurso filosófico en la Educación InfantilFilosofia para CriançasEducação Pré-EscolarLógicaJardim de InfânciaDiagramas de VennPhilosophy for ChildrenEsta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento.ABSTRACT: This research lies within the scientific and pedagogic scope of Philosophy for Children, more specifically its implementation in a community of philosophical inquiry, the pedagogic and epistemological model of the Philosophy for Children, with pre-school children. The purpose was to research the type of answer this community of inquiry would give to some logic problems by resorting to Venn Diagrams. Specifically, the observation of problem-solving through the intersection of sets was under scrutiny, and the conclusion was that this logic resource is not only viable in the context of pre-schooling, as well as relevant for the formation of thinking.RESUMEN: Esta investigación se insiere en el ámbito científico y pedagógico de la Filosofía para Niños, más concretamente en su práctica con personas en edad preescolar. Se pretendió investigar el tipo de respuesta de una comunidad de investigación filosófica, modelo pedagógico y epistemológico de la Filosofía para Niños, a algunos problemas lógicos cuya resolución envolvió el recurso a los Diagramas de Venn. Se exploró concretamente la formación de conjuntos con intersección y se concluyó que este es un recurso exequible en la educación infantil, también por su importancia en términos de la formación del pensamiento.Universidade Federal de UberlândiaRepositório da Universidade dos AçoresCosta Carvalho, MagdaSantos, Ana IsabelSequeira, Renata Vanessa2017-12-12T16:37:57Z2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4496porCosta Carvalho, M.; Santos, Ana Isabel; Sequeira, Renata V. (2017). Os Diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância, "Educação e Filosofia", 31(62). ISSN 1982-596X0102-6801 (Print)10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:40Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:51.182879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
Venn Diagrams as a philosophical resource in kindergarten
Los Diagramas de Venn encuanto recurso filosófico en la Educación Infantil
title Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
spellingShingle Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
Costa Carvalho, Magda
Filosofia para Crianças
Educação Pré-Escolar
Lógica
Jardim de Infância
Diagramas de Venn
Philosophy for Children
title_short Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title_full Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title_fullStr Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title_full_unstemmed Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
title_sort Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
author Costa Carvalho, Magda
author_facet Costa Carvalho, Magda
Santos, Ana Isabel
Sequeira, Renata Vanessa
author_role author
author2 Santos, Ana Isabel
Sequeira, Renata Vanessa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Carvalho, Magda
Santos, Ana Isabel
Sequeira, Renata Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia para Crianças
Educação Pré-Escolar
Lógica
Jardim de Infância
Diagramas de Venn
Philosophy for Children
topic Filosofia para Crianças
Educação Pré-Escolar
Lógica
Jardim de Infância
Diagramas de Venn
Philosophy for Children
description Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T16:37:57Z
2017-11
2017-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4496
url http://hdl.handle.net/10400.3/4496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa Carvalho, M.; Santos, Ana Isabel; Sequeira, Renata V. (2017). Os Diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância, "Educação e Filosofia", 31(62). ISSN 1982-596X
0102-6801 (Print)
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130723050848256