Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4496 |
Resumo: | Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento. |
id |
RCAP_c41733d2735a8efb1ca96b625110da4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4496 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de InfânciaVenn Diagrams as a philosophical resource in kindergartenLos Diagramas de Venn encuanto recurso filosófico en la Educación InfantilFilosofia para CriançasEducação Pré-EscolarLógicaJardim de InfânciaDiagramas de VennPhilosophy for ChildrenEsta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento.ABSTRACT: This research lies within the scientific and pedagogic scope of Philosophy for Children, more specifically its implementation in a community of philosophical inquiry, the pedagogic and epistemological model of the Philosophy for Children, with pre-school children. The purpose was to research the type of answer this community of inquiry would give to some logic problems by resorting to Venn Diagrams. Specifically, the observation of problem-solving through the intersection of sets was under scrutiny, and the conclusion was that this logic resource is not only viable in the context of pre-schooling, as well as relevant for the formation of thinking.RESUMEN: Esta investigación se insiere en el ámbito científico y pedagógico de la Filosofía para Niños, más concretamente en su práctica con personas en edad preescolar. Se pretendió investigar el tipo de respuesta de una comunidad de investigación filosófica, modelo pedagógico y epistemológico de la Filosofía para Niños, a algunos problemas lógicos cuya resolución envolvió el recurso a los Diagramas de Venn. Se exploró concretamente la formación de conjuntos con intersección y se concluyó que este es un recurso exequible en la educación infantil, también por su importancia en términos de la formación del pensamiento.Universidade Federal de UberlândiaRepositório da Universidade dos AçoresCosta Carvalho, MagdaSantos, Ana IsabelSequeira, Renata Vanessa2017-12-12T16:37:57Z2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4496porCosta Carvalho, M.; Santos, Ana Isabel; Sequeira, Renata V. (2017). Os Diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância, "Educação e Filosofia", 31(62). ISSN 1982-596X0102-6801 (Print)10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:40Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:51.182879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância Venn Diagrams as a philosophical resource in kindergarten Los Diagramas de Venn encuanto recurso filosófico en la Educación Infantil |
title |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância |
spellingShingle |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância Costa Carvalho, Magda Filosofia para Crianças Educação Pré-Escolar Lógica Jardim de Infância Diagramas de Venn Philosophy for Children |
title_short |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância |
title_full |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância |
title_fullStr |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância |
title_sort |
Os diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância |
author |
Costa Carvalho, Magda |
author_facet |
Costa Carvalho, Magda Santos, Ana Isabel Sequeira, Renata Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ana Isabel Sequeira, Renata Vanessa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Carvalho, Magda Santos, Ana Isabel Sequeira, Renata Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia para Crianças Educação Pré-Escolar Lógica Jardim de Infância Diagramas de Venn Philosophy for Children |
topic |
Filosofia para Crianças Educação Pré-Escolar Lógica Jardim de Infância Diagramas de Venn Philosophy for Children |
description |
Esta investigação insere-se no âmbito científico e pedagógico da Filosofia para Crianças, mais especificamente na sua prática com pessoas em idade pré-escolar. Pretendeu-se investigar o tipo de resposta de uma comunidade de investigação filosófica, modelo pedagógico e epistemológico da Filosofia para Crianças, a alguns problemas lógicos cuja resolução envolveu o recurso a Diagramas de Venn. Explorou-se especificamente a formação de conjuntos com intersecção e concluiu-se pela exequibilidade deste recurso lógico no âmbito da educação pré-escolar, bem como pela sua relevância em termos de formação do pensamento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12T16:37:57Z 2017-11 2017-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4496 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa Carvalho, M.; Santos, Ana Isabel; Sequeira, Renata V. (2017). Os Diagramas De Venn como recurso filosófico no Jardim de Infância, "Educação e Filosofia", 31(62). ISSN 1982-596X 0102-6801 (Print) 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p727a750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130723050848256 |