Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaleta, Maria Elisa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Beltrán, José, Ferreira, Adir
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30412
Resumo: Os modelos explicativos da aprendizagem em contextos de educação superior que se desenvolveram nas últimas cinco décadas, tanto nos Estados Unidos como na Europa, foram fortemente marcados pelos modelos cognitivistas e cognitivo-construtivistas determinando evidente protagonismo da componente cognitiva nos modelos de ensino e aprendizagem. As investigações realizadas, em particular na última década, têm vindo a enfatizar que a aprendizagem na sua complexidade envolve, para além da faceta cognitiva, uma faceta afectiva porque as tarefas de aprendizagem representam situações de realização que desencadeiam emoções nos estudantes. A importância das emoções vivenciadas no contexto educacional começa a ser reconhecida por pesquisadores de diferentes campos e tenta-se agora a aproximação entre as diferentes tradições de pesquisa que permaneceram em relativo isolamento e fragmentação. As emoções académicas podem desempenhar um papel importante nos resultados de aprendizagem e no desenvolvimento de práticas educativas uma vez que uma emoção académica pode ser activada ou desactivada em função da forma como o estudante percepciona as tarefas de aprendizagem e o contexto de ensino.
id RCAP_c420b14d4893ae6dd6cba0df5880b125
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superiorABOs modelos explicativos da aprendizagem em contextos de educação superior que se desenvolveram nas últimas cinco décadas, tanto nos Estados Unidos como na Europa, foram fortemente marcados pelos modelos cognitivistas e cognitivo-construtivistas determinando evidente protagonismo da componente cognitiva nos modelos de ensino e aprendizagem. As investigações realizadas, em particular na última década, têm vindo a enfatizar que a aprendizagem na sua complexidade envolve, para além da faceta cognitiva, uma faceta afectiva porque as tarefas de aprendizagem representam situações de realização que desencadeiam emoções nos estudantes. A importância das emoções vivenciadas no contexto educacional começa a ser reconhecida por pesquisadores de diferentes campos e tenta-se agora a aproximação entre as diferentes tradições de pesquisa que permaneceram em relativo isolamento e fragmentação. As emoções académicas podem desempenhar um papel importante nos resultados de aprendizagem e no desenvolvimento de práticas educativas uma vez que uma emoção académica pode ser activada ou desactivada em função da forma como o estudante percepciona as tarefas de aprendizagem e o contexto de ensino.Monografies & Aproximacions2021-12-03T12:33:52Z2021-12-032021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/30412http://hdl.handle.net/10174/30412porChaleta, E., J. Beltrán & a. Ferreira (Coords) (2021). Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior Valência: Monografies & Aproximacions. ISBN: 978-84-09-27401-7. https://roderic.uv.es/handle/10550/80458https://roderic.uv.es/handle/10550/80458naosimmec@uevora.ptJose.Beltran@uv.esadir.ferreira@ufrn.br272Chaleta, Maria ElisaBeltrán, JoséFerreira, Adirinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:23Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:51.539842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior
title Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior
spellingShingle Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior
Chaleta, Maria Elisa
A
B
title_short Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior
title_full Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior
title_fullStr Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior
title_full_unstemmed Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior
title_sort Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior
author Chaleta, Maria Elisa
author_facet Chaleta, Maria Elisa
Beltrán, José
Ferreira, Adir
author_role author
author2 Beltrán, José
Ferreira, Adir
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaleta, Maria Elisa
Beltrán, José
Ferreira, Adir
dc.subject.por.fl_str_mv A
B
topic A
B
description Os modelos explicativos da aprendizagem em contextos de educação superior que se desenvolveram nas últimas cinco décadas, tanto nos Estados Unidos como na Europa, foram fortemente marcados pelos modelos cognitivistas e cognitivo-construtivistas determinando evidente protagonismo da componente cognitiva nos modelos de ensino e aprendizagem. As investigações realizadas, em particular na última década, têm vindo a enfatizar que a aprendizagem na sua complexidade envolve, para além da faceta cognitiva, uma faceta afectiva porque as tarefas de aprendizagem representam situações de realização que desencadeiam emoções nos estudantes. A importância das emoções vivenciadas no contexto educacional começa a ser reconhecida por pesquisadores de diferentes campos e tenta-se agora a aproximação entre as diferentes tradições de pesquisa que permaneceram em relativo isolamento e fragmentação. As emoções académicas podem desempenhar um papel importante nos resultados de aprendizagem e no desenvolvimento de práticas educativas uma vez que uma emoção académica pode ser activada ou desactivada em função da forma como o estudante percepciona as tarefas de aprendizagem e o contexto de ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T12:33:52Z
2021-12-03
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30412
http://hdl.handle.net/10174/30412
url http://hdl.handle.net/10174/30412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Chaleta, E., J. Beltrán & a. Ferreira (Coords) (2021). Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior Valência: Monografies & Aproximacions. ISBN: 978-84-09-27401-7. https://roderic.uv.es/handle/10550/80458
https://roderic.uv.es/handle/10550/80458
nao
sim
mec@uevora.pt
Jose.Beltran@uv.es
adir.ferreira@ufrn.br
272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Monografies & Aproximacions
publisher.none.fl_str_mv Monografies & Aproximacions
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136680445214720