Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Bruna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2254
Resumo: O presente relatório de estágio tem como desígnio principal compartilhar e refletir sobre as intervenções realizadas. Este resulta da reunião das três práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Numa segunda finalidade, visa-se promover um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação decorrente em contexto prático, fundamentando e articulando, deste modo, a prática com a teoria, vertente complementares e indissociáveis. Neste sentido, é fundamental atentar na educação, no currículo e nos agentes educativos, com o intuito de promover aprendizagens autênticas, contextualizadas e integradas. Consequentemente, a investigação-ação surge como algo basilar no decorrer das intervenções pedagógicas. Ademais, no processo de ensino/aprendizagem, surge a necessidade de desenvolver um conjunto de atividades, estratégias, metodologias e pressupostos inerentes às intervenções pedagógicas, sendo estes fundamentados e enquadrados. Em suma, o hodierno relatório é o reflexo de todo o processo resultante das práticas pedagógicas, consistindo um instrumento de reflexão e de aprendizagem.
id RCAP_c43cf782da0263d2712392a41b38bf02
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoCurrículoAgentes educativosInvestigação-açãoMetodologiasPre-school Education1st Cycle of Basic EducationCurriculumEducational agentsResearch-actionMethodologiesEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como desígnio principal compartilhar e refletir sobre as intervenções realizadas. Este resulta da reunião das três práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Numa segunda finalidade, visa-se promover um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação decorrente em contexto prático, fundamentando e articulando, deste modo, a prática com a teoria, vertente complementares e indissociáveis. Neste sentido, é fundamental atentar na educação, no currículo e nos agentes educativos, com o intuito de promover aprendizagens autênticas, contextualizadas e integradas. Consequentemente, a investigação-ação surge como algo basilar no decorrer das intervenções pedagógicas. Ademais, no processo de ensino/aprendizagem, surge a necessidade de desenvolver um conjunto de atividades, estratégias, metodologias e pressupostos inerentes às intervenções pedagógicas, sendo estes fundamentados e enquadrados. Em suma, o hodierno relatório é o reflexo de todo o processo resultante das práticas pedagógicas, consistindo um instrumento de reflexão e de aprendizagem.The purpose of this internship report is to share and reflect on the interventions carried out. This results from the meeting of the three pedagogical practices carried out in the context of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School and Nursery of Nazaré, in the Basic School of 1st Achada Pre-School Cycle and the 1st Cycle Elementary School with Ladeira PreSchool. For a second purpose, it aims to promote a theoretical and methodological framework of all the action arising in a practical context, grounding and articulating, in this way, the practice with theory, these complementary and inseparable strands. In this sense, it is fundamental to focus on education, curriculum and educational agents, with the aim of promoting authentic, contextualized and integrated learning. Consequently, action research appears to be fundamental during pedagogical interventions. In addition, in the teaching / learning process, the need arises to develop a set of activities, strategies, methodologies and assumptions inherent to pedagogical interventions, being these based and framed. In short, the current report is the reflection of the whole process resulting from pedagogical practices, consisting of an instrument of reflection and learning.Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasDigitUMaJardim, Bruna2019-02-15T10:03:51Z2018-09-12T00:00:00Z2018-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2254202139530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:01.360835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Jardim, Bruna
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Currículo
Agentes educativos
Investigação-ação
Metodologias
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Curriculum
Educational agents
Research-action
Methodologies
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Jardim, Bruna
author_facet Jardim, Bruna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Currículo
Agentes educativos
Investigação-ação
Metodologias
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Curriculum
Educational agents
Research-action
Methodologies
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Currículo
Agentes educativos
Investigação-ação
Metodologias
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Curriculum
Educational agents
Research-action
Methodologies
Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio tem como desígnio principal compartilhar e refletir sobre as intervenções realizadas. Este resulta da reunião das três práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Numa segunda finalidade, visa-se promover um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação decorrente em contexto prático, fundamentando e articulando, deste modo, a prática com a teoria, vertente complementares e indissociáveis. Neste sentido, é fundamental atentar na educação, no currículo e nos agentes educativos, com o intuito de promover aprendizagens autênticas, contextualizadas e integradas. Consequentemente, a investigação-ação surge como algo basilar no decorrer das intervenções pedagógicas. Ademais, no processo de ensino/aprendizagem, surge a necessidade de desenvolver um conjunto de atividades, estratégias, metodologias e pressupostos inerentes às intervenções pedagógicas, sendo estes fundamentados e enquadrados. Em suma, o hodierno relatório é o reflexo de todo o processo resultante das práticas pedagógicas, consistindo um instrumento de reflexão e de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12T00:00:00Z
2018-09-12T00:00:00Z
2019-02-15T10:03:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2254
202139530
url http://hdl.handle.net/10400.13/2254
identifier_str_mv 202139530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129920185565184