Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2254 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como desígnio principal compartilhar e refletir sobre as intervenções realizadas. Este resulta da reunião das três práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Numa segunda finalidade, visa-se promover um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação decorrente em contexto prático, fundamentando e articulando, deste modo, a prática com a teoria, vertente complementares e indissociáveis. Neste sentido, é fundamental atentar na educação, no currículo e nos agentes educativos, com o intuito de promover aprendizagens autênticas, contextualizadas e integradas. Consequentemente, a investigação-ação surge como algo basilar no decorrer das intervenções pedagógicas. Ademais, no processo de ensino/aprendizagem, surge a necessidade de desenvolver um conjunto de atividades, estratégias, metodologias e pressupostos inerentes às intervenções pedagógicas, sendo estes fundamentados e enquadrados. Em suma, o hodierno relatório é o reflexo de todo o processo resultante das práticas pedagógicas, consistindo um instrumento de reflexão e de aprendizagem. |
id |
RCAP_c43cf782da0263d2712392a41b38bf02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/2254 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoCurrículoAgentes educativosInvestigação-açãoMetodologiasPre-school Education1st Cycle of Basic EducationCurriculumEducational agentsResearch-actionMethodologiesEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como desígnio principal compartilhar e refletir sobre as intervenções realizadas. Este resulta da reunião das três práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Numa segunda finalidade, visa-se promover um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação decorrente em contexto prático, fundamentando e articulando, deste modo, a prática com a teoria, vertente complementares e indissociáveis. Neste sentido, é fundamental atentar na educação, no currículo e nos agentes educativos, com o intuito de promover aprendizagens autênticas, contextualizadas e integradas. Consequentemente, a investigação-ação surge como algo basilar no decorrer das intervenções pedagógicas. Ademais, no processo de ensino/aprendizagem, surge a necessidade de desenvolver um conjunto de atividades, estratégias, metodologias e pressupostos inerentes às intervenções pedagógicas, sendo estes fundamentados e enquadrados. Em suma, o hodierno relatório é o reflexo de todo o processo resultante das práticas pedagógicas, consistindo um instrumento de reflexão e de aprendizagem.The purpose of this internship report is to share and reflect on the interventions carried out. This results from the meeting of the three pedagogical practices carried out in the context of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School and Nursery of Nazaré, in the Basic School of 1st Achada Pre-School Cycle and the 1st Cycle Elementary School with Ladeira PreSchool. For a second purpose, it aims to promote a theoretical and methodological framework of all the action arising in a practical context, grounding and articulating, in this way, the practice with theory, these complementary and inseparable strands. In this sense, it is fundamental to focus on education, curriculum and educational agents, with the aim of promoting authentic, contextualized and integrated learning. Consequently, action research appears to be fundamental during pedagogical interventions. In addition, in the teaching / learning process, the need arises to develop a set of activities, strategies, methodologies and assumptions inherent to pedagogical interventions, being these based and framed. In short, the current report is the reflection of the whole process resulting from pedagogical practices, consisting of an instrument of reflection and learning.Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasDigitUMaJardim, Bruna2019-02-15T10:03:51Z2018-09-12T00:00:00Z2018-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2254202139530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:01Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:01.360835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Jardim, Bruna Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Currículo Agentes educativos Investigação-ação Metodologias Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Curriculum Educational agents Research-action Methodologies Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Jardim, Bruna |
author_facet |
Jardim, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Currículo Agentes educativos Investigação-ação Metodologias Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Curriculum Educational agents Research-action Methodologies Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Currículo Agentes educativos Investigação-ação Metodologias Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Curriculum Educational agents Research-action Methodologies Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio tem como desígnio principal compartilhar e refletir sobre as intervenções realizadas. Este resulta da reunião das três práticas pedagógicas realizadas em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Numa segunda finalidade, visa-se promover um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação decorrente em contexto prático, fundamentando e articulando, deste modo, a prática com a teoria, vertente complementares e indissociáveis. Neste sentido, é fundamental atentar na educação, no currículo e nos agentes educativos, com o intuito de promover aprendizagens autênticas, contextualizadas e integradas. Consequentemente, a investigação-ação surge como algo basilar no decorrer das intervenções pedagógicas. Ademais, no processo de ensino/aprendizagem, surge a necessidade de desenvolver um conjunto de atividades, estratégias, metodologias e pressupostos inerentes às intervenções pedagógicas, sendo estes fundamentados e enquadrados. Em suma, o hodierno relatório é o reflexo de todo o processo resultante das práticas pedagógicas, consistindo um instrumento de reflexão e de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12T00:00:00Z 2018-09-12T00:00:00Z 2019-02-15T10:03:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/2254 202139530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/2254 |
identifier_str_mv |
202139530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129920185565184 |