Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Alexandra Tomé Caetano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5087
Resumo: O relatório de estágio que se apresenta objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o presente documento destina-se à partilha, descrição e reflexão das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências da Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas, mais concretamente, com o grupo da Sala das Corujinhas e com a turma do 2.ºB. Organizado em três partes complementares – Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenção Pedagógica – este relatório procura fundamentar as Práticas Pedagógicas e refletir sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associada a uma educação de qualidade, pretendeu-se evidenciar uma atitude crítico reflexiva face a problemáticas verificadas, recorrendo à metodologia de Investigação Ação. Nesta perspetiva, desenvolveram-se dois projetos que tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como podem as crianças da Sala das Corujinhas desenvolver e aprimorar a motricidade fina?” e “Como podem os alunos do 2.ºB aprimorar as suas competências de leitura e escrita?”. Este relatório é, então, o culminar de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação, bem como para a minha prática profissional futura.
id RCAP_64bec0f9afdeba51324b75d0258da31e
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigaçãoReflexãoPre-School Education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceResearch-actionReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio que se apresenta objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o presente documento destina-se à partilha, descrição e reflexão das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências da Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas, mais concretamente, com o grupo da Sala das Corujinhas e com a turma do 2.ºB. Organizado em três partes complementares – Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenção Pedagógica – este relatório procura fundamentar as Práticas Pedagógicas e refletir sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associada a uma educação de qualidade, pretendeu-se evidenciar uma atitude crítico reflexiva face a problemáticas verificadas, recorrendo à metodologia de Investigação Ação. Nesta perspetiva, desenvolveram-se dois projetos que tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como podem as crianças da Sala das Corujinhas desenvolver e aprimorar a motricidade fina?” e “Como podem os alunos do 2.ºB aprimorar as suas competências de leitura e escrita?”. Este relatório é, então, o culminar de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação, bem como para a minha prática profissional futura.The internship report that is presented, aims to obtain the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this sense, this document intends to share, describe and reflect the pedagogical practices developed in the valences of Pre-School and 1st Cycle of Basic Education, in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School and Daycare of Nazaré and in the Basic School of the 1st Cycle with Preschool of Figueirinhas, more specifically, with the group of Corujinhas and with the 2nd B Class. Organized in three complementary parts – Theoretical Framework, Methodological Framework and Pedagogical Intervention – this report seeks to support pedagogical practices and reflect on them, sharing and describing some moments of learning developed. For a quality education, it was intended to show a critical-reflexive attitude towards the problems verified, using the Methodology of Action Research. In this perspective, two projects were developed that were based on the following problem questions: "How can the children of the Corujinhas Room develop and improve fine motor skills?" and "How can the students of 2nd B improve their reading and writing skills?". This report is a summary ending part of everything that has contributed to my training as well as to my future professional practice.Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaDigitUMaPires, Alexandra Tomé Caetano2023-03-06T16:00:00Z2022-11-182022-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5087TID:203240391porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-12T05:24:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Pires, Alexandra Tomé Caetano
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação
Reflexão
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Pires, Alexandra Tomé Caetano
author_facet Pires, Alexandra Tomé Caetano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Alexandra Tomé Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação
Reflexão
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação
Reflexão
Pre-School Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio que se apresenta objetiva a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o presente documento destina-se à partilha, descrição e reflexão das Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas valências da Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas, mais concretamente, com o grupo da Sala das Corujinhas e com a turma do 2.ºB. Organizado em três partes complementares – Enquadramento Teórico, Enquadramento Metodológico e Intervenção Pedagógica – este relatório procura fundamentar as Práticas Pedagógicas e refletir sobre as mesmas, partilhando e descrevendo alguns momentos de aprendizagem desenvolvidos. Associada a uma educação de qualidade, pretendeu-se evidenciar uma atitude crítico reflexiva face a problemáticas verificadas, recorrendo à metodologia de Investigação Ação. Nesta perspetiva, desenvolveram-se dois projetos que tiveram por base as seguintes questões-problema: “Como podem as crianças da Sala das Corujinhas desenvolver e aprimorar a motricidade fina?” e “Como podem os alunos do 2.ºB aprimorar as suas competências de leitura e escrita?”. Este relatório é, então, o culminar de tudo aquilo que contribuiu para a minha formação, bem como para a minha prática profissional futura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-18
2022-11-18T00:00:00Z
2023-03-06T16:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5087
TID:203240391
url http://hdl.handle.net/10400.13/5087
identifier_str_mv TID:203240391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302281773907968