Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Ana Raquel Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2492
Resumo: No mundo atual, a colaboração, nomeadamente o trabalho em equipa, é uma das competências mais requisitadas, senão a primeira, do mundo laboral. Logo, no âmbito da Educação, esta mesma competência torna-se também fundamental para o sucesso educativo de cada aluno, para o desenvolvimento profissional docente, assim como de cada instituição escolar. Contudo, esta prática colaborativa não se pode caracterizar meramente por conversas (in)formais mas exige o envolvimento de muitas outras variáveis, como, por exemplo, o ensino em equipa/parceria, a planificação em colaboração ou momentos de reflexão em pares para que o enfoque destas práticas providencie aprendizagens significativas em cada aluno. Com a presente investigação, pretendemos essencialmente compreender e descrever a relação existente entre promoção de aprendizagens bem-sucedidas e trabalho colaborativo docente, oferecendo especial ênfase à observação de práticas pedagógicas colaborativas e às perceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico quanto às ações colaborativas dos seus professores. Os resultados obtidos evidenciam que o trabalho colaborativo entre docentes influencia positivamente em prol do sucesso escolar dos alunos.
id RCAP_c43e2325b7b132898b545604161a4885
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2492
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunosSucesso educativoTrabalho colaborativo - equipasPráticas pedagógicas colaborativasEnsino Básico (1º Ciclo)No mundo atual, a colaboração, nomeadamente o trabalho em equipa, é uma das competências mais requisitadas, senão a primeira, do mundo laboral. Logo, no âmbito da Educação, esta mesma competência torna-se também fundamental para o sucesso educativo de cada aluno, para o desenvolvimento profissional docente, assim como de cada instituição escolar. Contudo, esta prática colaborativa não se pode caracterizar meramente por conversas (in)formais mas exige o envolvimento de muitas outras variáveis, como, por exemplo, o ensino em equipa/parceria, a planificação em colaboração ou momentos de reflexão em pares para que o enfoque destas práticas providencie aprendizagens significativas em cada aluno. Com a presente investigação, pretendemos essencialmente compreender e descrever a relação existente entre promoção de aprendizagens bem-sucedidas e trabalho colaborativo docente, oferecendo especial ênfase à observação de práticas pedagógicas colaborativas e às perceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico quanto às ações colaborativas dos seus professores. Os resultados obtidos evidenciam que o trabalho colaborativo entre docentes influencia positivamente em prol do sucesso escolar dos alunos.In today's world, collaboration, mainly teamwork, is one of the most requested skills, if not the first, of the working world. Therefore, in the context of education, this same competence becomes too fundamental to the educational success of every student, teacher for the professional development of teacher, as well as each school institution. However, this collaborative practice cannot characterize only for formal talks but requires the involvement of many other variables, such as, for example, teaching as a team/partnership, collaborative planning or moments of reflection in pairs so the focus of these practices provide significant learning in every student. With this research, we want to essentially understand and describe the relationship between the promotion of successful learning and teaching collaborative work, offering particular emphasis on observation of collaborative pedagogical practices and the perceptions of students in the first cycle of basic education about the collaborative actions of their teachers. The results obtained show that the collaborative work between teachers influences positively for the educational success of students.2017-09-25T08:06:48Z2017-07-27T00:00:00Z2017-07-272017-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2492TID:201734893porSerafim, Ana Raquel Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:16.907492Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos
title Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos
spellingShingle Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos
Serafim, Ana Raquel Silva
Sucesso educativo
Trabalho colaborativo - equipas
Práticas pedagógicas colaborativas
Ensino Básico (1º Ciclo)
title_short Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos
title_full Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos
title_fullStr Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos
title_full_unstemmed Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos
title_sort Processos colaborativos na docência em prol do sucesso escolar dos alunos
author Serafim, Ana Raquel Silva
author_facet Serafim, Ana Raquel Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafim, Ana Raquel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso educativo
Trabalho colaborativo - equipas
Práticas pedagógicas colaborativas
Ensino Básico (1º Ciclo)
topic Sucesso educativo
Trabalho colaborativo - equipas
Práticas pedagógicas colaborativas
Ensino Básico (1º Ciclo)
description No mundo atual, a colaboração, nomeadamente o trabalho em equipa, é uma das competências mais requisitadas, senão a primeira, do mundo laboral. Logo, no âmbito da Educação, esta mesma competência torna-se também fundamental para o sucesso educativo de cada aluno, para o desenvolvimento profissional docente, assim como de cada instituição escolar. Contudo, esta prática colaborativa não se pode caracterizar meramente por conversas (in)formais mas exige o envolvimento de muitas outras variáveis, como, por exemplo, o ensino em equipa/parceria, a planificação em colaboração ou momentos de reflexão em pares para que o enfoque destas práticas providencie aprendizagens significativas em cada aluno. Com a presente investigação, pretendemos essencialmente compreender e descrever a relação existente entre promoção de aprendizagens bem-sucedidas e trabalho colaborativo docente, oferecendo especial ênfase à observação de práticas pedagógicas colaborativas e às perceções de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico quanto às ações colaborativas dos seus professores. Os resultados obtidos evidenciam que o trabalho colaborativo entre docentes influencia positivamente em prol do sucesso escolar dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25T08:06:48Z
2017-07-27T00:00:00Z
2017-07-27
2017-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2492
TID:201734893
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2492
identifier_str_mv TID:201734893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627466522624