Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Catarina Catarino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2900
Resumo: É evidente a necessidade de os professores reconfigurarem o seu modo de ensinar, de modo a proporcionarem aos seus alunos atividades potenciadoras do sucesso. Neste âmbito, o grande objetivo deste relatório de estágio foca-se num processo de investigação/formação, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem promotor de sucesso educativo numa instituição de ensino pública situada na zona metropolitana da cidade do Porto. O presente relatório foi delineado por uma abordagem qualitativa, sendo os dados recolhidos através do inquérito por entrevista – docente do 1.º ciclo do ensino básico – e do focus group – alunos da turma onde a estagiária exerceu o seu estágio profissionalizante. Dos principais resultados destacam-se três aspetos fundamentais para o sucesso de cada aluno, sendo eles o ambiente em contexto de sala de aula, o apoio familiar e a diferenciação pedagógica e compreensão dos ritmos de aprendizagem.
id RCAP_932870cb33e8e3784ab1a6324450c7a2
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um casoEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloSucesso educativoPráticas pedagógicasÉ evidente a necessidade de os professores reconfigurarem o seu modo de ensinar, de modo a proporcionarem aos seus alunos atividades potenciadoras do sucesso. Neste âmbito, o grande objetivo deste relatório de estágio foca-se num processo de investigação/formação, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem promotor de sucesso educativo numa instituição de ensino pública situada na zona metropolitana da cidade do Porto. O presente relatório foi delineado por uma abordagem qualitativa, sendo os dados recolhidos através do inquérito por entrevista – docente do 1.º ciclo do ensino básico – e do focus group – alunos da turma onde a estagiária exerceu o seu estágio profissionalizante. Dos principais resultados destacam-se três aspetos fundamentais para o sucesso de cada aluno, sendo eles o ambiente em contexto de sala de aula, o apoio familiar e a diferenciação pedagógica e compreensão dos ritmos de aprendizagem.It is clear that teachers must redesign their teaching methods in order to develop with their students activities that lead them to success. Thus, the core of this training report is focused on a research / training process, developed in the context of the Supervised Teaching Practice of the Master Degree in Kindergarden and 1st cycle of the Basic Education, that studies the teaching and learning process leading to school success in a public institution located in the metropolitan area of the city of Porto. This report was designed taking into account a quality approach, where data is collected in interviews: to the teacher of the 1st cycle of the Basic Education and to the focus group (students of the class where the trainee has developed her work). From the main results, three aspects become central to the students’ success: the atmosphere experienced in the classroom, family support and the pedagogical differentiation and understand of learning rhythms. Keywords: school success, 1st cycle of Basic Education, pedagogical practices2020-07-14T11:11:22Z2020-07-09T00:00:00Z2020-07-092020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2900TID:202500420porRocha, Catarina Catarinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:45Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
title Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
spellingShingle Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
Rocha, Catarina Catarino
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Sucesso educativo
Práticas pedagógicas
title_short Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
title_full Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
title_fullStr Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
title_full_unstemmed Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
title_sort Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
author Rocha, Catarina Catarino
author_facet Rocha, Catarina Catarino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Catarina Catarino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Sucesso educativo
Práticas pedagógicas
topic Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Sucesso educativo
Práticas pedagógicas
description É evidente a necessidade de os professores reconfigurarem o seu modo de ensinar, de modo a proporcionarem aos seus alunos atividades potenciadoras do sucesso. Neste âmbito, o grande objetivo deste relatório de estágio foca-se num processo de investigação/formação, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem promotor de sucesso educativo numa instituição de ensino pública situada na zona metropolitana da cidade do Porto. O presente relatório foi delineado por uma abordagem qualitativa, sendo os dados recolhidos através do inquérito por entrevista – docente do 1.º ciclo do ensino básico – e do focus group – alunos da turma onde a estagiária exerceu o seu estágio profissionalizante. Dos principais resultados destacam-se três aspetos fundamentais para o sucesso de cada aluno, sendo eles o ambiente em contexto de sala de aula, o apoio familiar e a diferenciação pedagógica e compreensão dos ritmos de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-14T11:11:22Z
2020-07-09T00:00:00Z
2020-07-09
2020-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2900
TID:202500420
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2900
identifier_str_mv TID:202500420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543307294670848