Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2900 |
Resumo: | É evidente a necessidade de os professores reconfigurarem o seu modo de ensinar, de modo a proporcionarem aos seus alunos atividades potenciadoras do sucesso. Neste âmbito, o grande objetivo deste relatório de estágio foca-se num processo de investigação/formação, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem promotor de sucesso educativo numa instituição de ensino pública situada na zona metropolitana da cidade do Porto. O presente relatório foi delineado por uma abordagem qualitativa, sendo os dados recolhidos através do inquérito por entrevista – docente do 1.º ciclo do ensino básico – e do focus group – alunos da turma onde a estagiária exerceu o seu estágio profissionalizante. Dos principais resultados destacam-se três aspetos fundamentais para o sucesso de cada aluno, sendo eles o ambiente em contexto de sala de aula, o apoio familiar e a diferenciação pedagógica e compreensão dos ritmos de aprendizagem. |
id |
RCAP_932870cb33e8e3784ab1a6324450c7a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2900 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um casoEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloSucesso educativoPráticas pedagógicasÉ evidente a necessidade de os professores reconfigurarem o seu modo de ensinar, de modo a proporcionarem aos seus alunos atividades potenciadoras do sucesso. Neste âmbito, o grande objetivo deste relatório de estágio foca-se num processo de investigação/formação, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem promotor de sucesso educativo numa instituição de ensino pública situada na zona metropolitana da cidade do Porto. O presente relatório foi delineado por uma abordagem qualitativa, sendo os dados recolhidos através do inquérito por entrevista – docente do 1.º ciclo do ensino básico – e do focus group – alunos da turma onde a estagiária exerceu o seu estágio profissionalizante. Dos principais resultados destacam-se três aspetos fundamentais para o sucesso de cada aluno, sendo eles o ambiente em contexto de sala de aula, o apoio familiar e a diferenciação pedagógica e compreensão dos ritmos de aprendizagem.It is clear that teachers must redesign their teaching methods in order to develop with their students activities that lead them to success. Thus, the core of this training report is focused on a research / training process, developed in the context of the Supervised Teaching Practice of the Master Degree in Kindergarden and 1st cycle of the Basic Education, that studies the teaching and learning process leading to school success in a public institution located in the metropolitan area of the city of Porto. This report was designed taking into account a quality approach, where data is collected in interviews: to the teacher of the 1st cycle of the Basic Education and to the focus group (students of the class where the trainee has developed her work). From the main results, three aspects become central to the students’ success: the atmosphere experienced in the classroom, family support and the pedagogical differentiation and understand of learning rhythms. Keywords: school success, 1st cycle of Basic Education, pedagogical practices2020-07-14T11:11:22Z2020-07-09T00:00:00Z2020-07-092020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2900TID:202500420porRocha, Catarina Catarinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:45Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso |
title |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso |
spellingShingle |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso Rocha, Catarina Catarino Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Sucesso educativo Práticas pedagógicas |
title_short |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso |
title_full |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso |
title_fullStr |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso |
title_full_unstemmed |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso |
title_sort |
Promoção do Sucesso Educativo em contexto de 1.º CEB: um estudo de um caso |
author |
Rocha, Catarina Catarino |
author_facet |
Rocha, Catarina Catarino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Catarina Catarino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Sucesso educativo Práticas pedagógicas |
topic |
Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Sucesso educativo Práticas pedagógicas |
description |
É evidente a necessidade de os professores reconfigurarem o seu modo de ensinar, de modo a proporcionarem aos seus alunos atividades potenciadoras do sucesso. Neste âmbito, o grande objetivo deste relatório de estágio foca-se num processo de investigação/formação, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sobre o processo de ensino-aprendizagem promotor de sucesso educativo numa instituição de ensino pública situada na zona metropolitana da cidade do Porto. O presente relatório foi delineado por uma abordagem qualitativa, sendo os dados recolhidos através do inquérito por entrevista – docente do 1.º ciclo do ensino básico – e do focus group – alunos da turma onde a estagiária exerceu o seu estágio profissionalizante. Dos principais resultados destacam-se três aspetos fundamentais para o sucesso de cada aluno, sendo eles o ambiente em contexto de sala de aula, o apoio familiar e a diferenciação pedagógica e compreensão dos ritmos de aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-14T11:11:22Z 2020-07-09T00:00:00Z 2020-07-09 2020-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2900 TID:202500420 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2900 |
identifier_str_mv |
TID:202500420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543307294670848 |