Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Francisca Cruz Coelho de Mira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15524
Resumo: Esta dissertação debruça-se sobre a Poesia Concreta / Experimental / Visual portuguesa e brasileira, contextualizando-a num movimento mais abrangente, o Modernismo. Analisa a sua evolução e dissidências, relação entre ambas, origens próximas e remotas. Estas conduziram a uma procura das raízes de um elemento fundamental nesta poesia – a visualidade – e à consequente relação com a pintura e com outras artes. Por outro lado, procurou verificar-se até que ponto este movimento vanguardista rompeu com a tradição e deu razão àqueles que receavam o fim do lirismo, ou às críticas que duvidavam ou negavam mesmo a sua poeticidade. Assim, procedeu-se a uma análise do significado de poesia e de lirismo, e conclui-se ser facilmente demonstrável que se trata de poesia, mas muito duvidosa a sua inclusão no género lírico, em virtude do carácter híbrido que caracteriza a poesia experimental. Seguidamente procedeu-se a uma explicação possível para uma certa marginalidade desta poesia por parte dos literatos e teóricos da literatura, e para a sua fraca popularidade, especialmente no caso português, à luz da sua complexidade, condicionalismos político-culturais e exigências de participação do leitor/fruidor. Finalmente, analisaram-se alguns poemas representativos da Poesia Concreta / Experimental / Visual de autores portugueses e brasileiros; ABSTRACT:This dissertation focuses on portuguese and brazilian Concrete / Experimental / Visual Poetry, contextualizing it in a broader movement, the Modernism. It analyzes trends and dissents, the relationship between both, as well as their close and remote origins. These led to a search for the roots of a key element in this poetry – the visuality – and to the consequent connection with painting and other arts. On the other hand, this work sought to ascertain to what extent this avant-garde movement was able to broke with tradition and gave reason to those who feared the end of lyricism, or to the criticism that doubted or even denied its poetic quality. Thus, the meaning of poetry and lyricism was evaluated, and it was concluded that it is indeed poetry, although very doubtful to be included in the lyrical genre, due to the hybrid nature that characterizes the experimental poetry. Then, a possible explanation for a certain marginalization of poetry by writers and literary theorits, and for its lack of popularity, was analyzed, especially in the portuguese case, in light of its complexity, political and cultural constraints, and reader/spectator participation requirements. Finally, some portuguese and brazilian representative poems of the Concrete / Experimental / Visual Poetry were analyzed.
id RCAP_c469ad2df6b755e4ee53a0410111d11d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvençõesConcrete poetry/experimental poetry: pathways, labyrinths and reinventionsBrasilConcretismoExperimentalismoInovaçãoLirismoModernismoPinturaPoesiaPortugalRupturaTradiçãoVanguardaVisualismoBrazilConcretismExperimentalismInovationLyricismModernismPaintingPoetryPortugalRuptureTraditionAvant-gardVisualismEsta dissertação debruça-se sobre a Poesia Concreta / Experimental / Visual portuguesa e brasileira, contextualizando-a num movimento mais abrangente, o Modernismo. Analisa a sua evolução e dissidências, relação entre ambas, origens próximas e remotas. Estas conduziram a uma procura das raízes de um elemento fundamental nesta poesia – a visualidade – e à consequente relação com a pintura e com outras artes. Por outro lado, procurou verificar-se até que ponto este movimento vanguardista rompeu com a tradição e deu razão àqueles que receavam o fim do lirismo, ou às críticas que duvidavam ou negavam mesmo a sua poeticidade. Assim, procedeu-se a uma análise do significado de poesia e de lirismo, e conclui-se ser facilmente demonstrável que se trata de poesia, mas muito duvidosa a sua inclusão no género lírico, em virtude do carácter híbrido que caracteriza a poesia experimental. Seguidamente procedeu-se a uma explicação possível para uma certa marginalidade desta poesia por parte dos literatos e teóricos da literatura, e para a sua fraca popularidade, especialmente no caso português, à luz da sua complexidade, condicionalismos político-culturais e exigências de participação do leitor/fruidor. Finalmente, analisaram-se alguns poemas representativos da Poesia Concreta / Experimental / Visual de autores portugueses e brasileiros; ABSTRACT:This dissertation focuses on portuguese and brazilian Concrete / Experimental / Visual Poetry, contextualizing it in a broader movement, the Modernism. It analyzes trends and dissents, the relationship between both, as well as their close and remote origins. These led to a search for the roots of a key element in this poetry – the visuality – and to the consequent connection with painting and other arts. On the other hand, this work sought to ascertain to what extent this avant-garde movement was able to broke with tradition and gave reason to those who feared the end of lyricism, or to the criticism that doubted or even denied its poetic quality. Thus, the meaning of poetry and lyricism was evaluated, and it was concluded that it is indeed poetry, although very doubtful to be included in the lyrical genre, due to the hybrid nature that characterizes the experimental poetry. Then, a possible explanation for a certain marginalization of poetry by writers and literary theorits, and for its lack of popularity, was analyzed, especially in the portuguese case, in light of its complexity, political and cultural constraints, and reader/spectator participation requirements. Finally, some portuguese and brazilian representative poems of the Concrete / Experimental / Visual Poetry were analyzed.Universidade de Évora2015-09-01T13:22:30Z2015-09-012010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15524http://hdl.handle.net/10174/15524porDepartamento de Linguística e Literaturasteses@bib.uevora.pt618Ramalho, Francisca Cruz Coelho de Mirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:06.002363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções
Concrete poetry/experimental poetry: pathways, labyrinths and reinventions
title Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções
spellingShingle Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções
Ramalho, Francisca Cruz Coelho de Mira
Brasil
Concretismo
Experimentalismo
Inovação
Lirismo
Modernismo
Pintura
Poesia
Portugal
Ruptura
Tradição
Vanguarda
Visualismo
Brazil
Concretism
Experimentalism
Inovation
Lyricism
Modernism
Painting
Poetry
Portugal
Rupture
Tradition
Avant-gard
Visualism
title_short Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções
title_full Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções
title_fullStr Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções
title_full_unstemmed Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções
title_sort Poesia concreta/poesia experimental: percursos, labirintos e reinvenções
author Ramalho, Francisca Cruz Coelho de Mira
author_facet Ramalho, Francisca Cruz Coelho de Mira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Francisca Cruz Coelho de Mira
dc.subject.por.fl_str_mv Brasil
Concretismo
Experimentalismo
Inovação
Lirismo
Modernismo
Pintura
Poesia
Portugal
Ruptura
Tradição
Vanguarda
Visualismo
Brazil
Concretism
Experimentalism
Inovation
Lyricism
Modernism
Painting
Poetry
Portugal
Rupture
Tradition
Avant-gard
Visualism
topic Brasil
Concretismo
Experimentalismo
Inovação
Lirismo
Modernismo
Pintura
Poesia
Portugal
Ruptura
Tradição
Vanguarda
Visualismo
Brazil
Concretism
Experimentalism
Inovation
Lyricism
Modernism
Painting
Poetry
Portugal
Rupture
Tradition
Avant-gard
Visualism
description Esta dissertação debruça-se sobre a Poesia Concreta / Experimental / Visual portuguesa e brasileira, contextualizando-a num movimento mais abrangente, o Modernismo. Analisa a sua evolução e dissidências, relação entre ambas, origens próximas e remotas. Estas conduziram a uma procura das raízes de um elemento fundamental nesta poesia – a visualidade – e à consequente relação com a pintura e com outras artes. Por outro lado, procurou verificar-se até que ponto este movimento vanguardista rompeu com a tradição e deu razão àqueles que receavam o fim do lirismo, ou às críticas que duvidavam ou negavam mesmo a sua poeticidade. Assim, procedeu-se a uma análise do significado de poesia e de lirismo, e conclui-se ser facilmente demonstrável que se trata de poesia, mas muito duvidosa a sua inclusão no género lírico, em virtude do carácter híbrido que caracteriza a poesia experimental. Seguidamente procedeu-se a uma explicação possível para uma certa marginalidade desta poesia por parte dos literatos e teóricos da literatura, e para a sua fraca popularidade, especialmente no caso português, à luz da sua complexidade, condicionalismos político-culturais e exigências de participação do leitor/fruidor. Finalmente, analisaram-se alguns poemas representativos da Poesia Concreta / Experimental / Visual de autores portugueses e brasileiros; ABSTRACT:This dissertation focuses on portuguese and brazilian Concrete / Experimental / Visual Poetry, contextualizing it in a broader movement, the Modernism. It analyzes trends and dissents, the relationship between both, as well as their close and remote origins. These led to a search for the roots of a key element in this poetry – the visuality – and to the consequent connection with painting and other arts. On the other hand, this work sought to ascertain to what extent this avant-garde movement was able to broke with tradition and gave reason to those who feared the end of lyricism, or to the criticism that doubted or even denied its poetic quality. Thus, the meaning of poetry and lyricism was evaluated, and it was concluded that it is indeed poetry, although very doubtful to be included in the lyrical genre, due to the hybrid nature that characterizes the experimental poetry. Then, a possible explanation for a certain marginalization of poetry by writers and literary theorits, and for its lack of popularity, was analyzed, especially in the portuguese case, in light of its complexity, political and cultural constraints, and reader/spectator participation requirements. Finally, some portuguese and brazilian representative poems of the Concrete / Experimental / Visual Poetry were analyzed.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T13:22:30Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15524
http://hdl.handle.net/10174/15524
url http://hdl.handle.net/10174/15524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Linguística e Literaturas
teses@bib.uevora.pt
618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136555626921984