O papel do manual e do professor na auto-regulação em língua estrangeira : um estudo de investigação-acção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Isabel Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13927
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Educação em Línguas Estrangeiras)
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spelling O papel do manual e do professor na auto-regulação em língua estrangeira : um estudo de investigação-acção802.0:372.88372.88:802.0371.671.137.015.3Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Educação em Línguas Estrangeiras)O presente estudo de caso pretende contribuir para alargar o conhecimento das relações existentes entre a autoregulação da aprendizagem e o uso do manual escolar e instrumentos didácticos complementares. Procura-se compreender até que ponto o manual escolar de língua estrangeira, no quadro das competências definidas no Currículo Nacional do Ensino Básico, propõe de facto tarefas no sentido de promover as competências que o referido currículo prevê, com enfoque na auto-regulação. Os seus objectivos foram os seguintes: analisar tarefas de auto-regulação da aprendizagem num manual de iniciação à aprendizagem da LE - Inglês; identificar potencialidades e limitações do manual por referência a pressupostos e princípios da auto-regulação da aprendizagem; preparar, experimentar e avaliar, em colaboração com uma professora, estratégias didácticas para a promoção da auto-regulação da aprendizagem da língua estrangeira (através do uso do manual e/ou com tarefas complementares); desenvolver uma postura críticoreflexiva, por parte da professora, da investigadora e dos alunos face ao ensino-aprendizagem da língua estrangeira. A primeira fase deste estudo consistiu na análise das percepções dos alunos relativamente à auto-regulação, após a qual se seguiu um trabalho colaborativo entre investigadora e professora colaboradora que consistiu na análise do manual de língua estrangeira e outros materiais didácticos utilizados pela professora colaboradora, construção de um instrumento de apoio à auto-regulação e aplicação do mesmo. O estudo culminou com a avaliação do trabalho realizado. O estudo envolveu a investigadora e uma professora colaboradora com uma turma de 5º ano, no ano lectivo 2009/2010. Tratou-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e interpretativa que recorreu a uma metodologia de investigação-acção, tendo envolvido a análise quantitativa e qualitativa através do recurso a diferentes fontes: questionários, grelhas de análise, instrumentos de auto-regulação da aprendizagem, registos reflexivos e entrevista. Os dados recolhidos confirmam que, apesar das mudanças nas orientações curriculares nas Línguas Estrangeiras, o manual continua a não privilegiar práticas de auto-regulação, capazes de formar alunos autónomos, confirmando também a possibilidade de se desenvolver competências de auto-regulação, recorrendo ao uso de instrumentos complementares. As principais limitações a este estudo prendem-se com o facto de não ter sido possível a observação de mais aulas e a falta de tempo para negociação com os alunos relativa à avaliação e possível reformulação dos instrumentos de auto-regulação. Tal permitiria uma melhor avaliação do estudo e respectivo impacto.The present case study intends to contribute to widen the knowledge of the existing relations between selfregulated learning and the use of the coursebook and complementary didactical instruments. It is intended to understand to what extent the coursebook of foreign language, in the framework of the abilities defined in the National Curriculum of Basic Education, considers in fact tasks in the direction to promote the abilities that the cited curriculum foresees, with focus on self-regulation. Its objectives were the following ones: to analyze tasks of self-regulated learning in a coursebook of initiation to the learning of the foreign language - English; to identify to potentialities and limitations of the coursebook by reference to the presuppositions and principles of self-regulated learning; to prepare, experiment and evaluate, in collaboration with a teacher, didactical strategies for the promotion of self-regulated learning in foreign language (through the use of the coursebook and/or with complementary tasks); to develop a critical-reflexive attitude, on the part of the teacher, the investigator and the pupils towards teaching and learning of the foreign language. The first phase of this study was to analyze the perceptions of students in what considers self-regulation, after which followed a collaborative work between researcher and collaborative teacher which consisted in the analysis of the coursebook of foreign language teaching and other materials used by the collaborative teacher, the construction of an instrument of support to self-regulation and application of the same. The study culminated with the evaluation of the work developed. The study involved the researcher and a collaborative teacher with a class of 5th year, in the academic year 2009/2010. This was a case study of qualitative and interpretative nature which resorted to a methodology of action-research, involving the quantitative and qualitative analysis through the use of different sources: questionnaires, analysis, instruments for self-regulated learning, reflective notes and interview. The collected data confirm that, despite the changes in curricular guidelines in foreign languages, the coursebook still doesn‟t privilege practices of self-regulation, capable of forming autonomous pupils, also confirming the possibility to develop competences of self-regulation, resorting to complementary instruments. The main limitations to the study relate with the fact that it has not been possible the observation of more classes and the lack of time for negotiation with the pupils on the evaluation and possible reformulation of the instruments of self-regulation. This would allow a better evaluation of the study and its impact.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoRocha, Ana Isabel Ribeiro20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:29.470702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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