Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sofia Isabel Tavares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28570
Resumo: O presente trabalho é elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, centrando-se na temática do brincar e do jogo e a sua relação com a aprendizagem nas primeiras idades. O quadro teórico integra o direito a brincar, as conceções sobre o brincar e os tipos de brincadeira; as perspetivas teóricas, a relação que existe entre o brincar e a aprendizagem e o papel do/a educador/a e professor/a no brincar. A metodologia adotada foi a investigação-ação, produzindo os dados através de: observação participante e análise das notas de campo e das reflexões semanais; conversas informais com as crianças; entrevistas à professora e educadora cooperantes; e análise da escala de envolvimento da criança (DQP). A análise de dados comprova que o brincar potência inúmeras aprendizagens e que a adoção da prática docente aliada ao brincar é crucial neste processo; Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary Education - Playing and game as promoters of learning Abstrat: The work is elaborated within the scope of Supervised Teaching Practice in the contexts of Pre-School and 1st Cycle of Basic Education, focusing on the theme of playing and games and its relationship with learning in the early ages. The theoretical framework integrates the right to play, the conceptions about play and types of play; the theoretical perspectives, the relationship that exists between playing and learning and the role of the educator and teacher in play. The methodology adopted was research-action, producing the data through: participant observation and analysis of field notes and weekly reflections; informal conversations with children; interviews with the cooperating teacher and educator; analysis of the child's involvement scale (DQP). Data analysis proves that playing power countless learning and that the adoption of teaching practice combined with play is crucial in this process.
id RCAP_c482be4ad8aca3cc8198ea8db8a152ca
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagemCriançasBrincarJogoAprendizagemExperiências significativasChildrensPlayGame playLearningMeaningful experiencesO presente trabalho é elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, centrando-se na temática do brincar e do jogo e a sua relação com a aprendizagem nas primeiras idades. O quadro teórico integra o direito a brincar, as conceções sobre o brincar e os tipos de brincadeira; as perspetivas teóricas, a relação que existe entre o brincar e a aprendizagem e o papel do/a educador/a e professor/a no brincar. A metodologia adotada foi a investigação-ação, produzindo os dados através de: observação participante e análise das notas de campo e das reflexões semanais; conversas informais com as crianças; entrevistas à professora e educadora cooperantes; e análise da escala de envolvimento da criança (DQP). A análise de dados comprova que o brincar potência inúmeras aprendizagens e que a adoção da prática docente aliada ao brincar é crucial neste processo; Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary Education - Playing and game as promoters of learning Abstrat: The work is elaborated within the scope of Supervised Teaching Practice in the contexts of Pre-School and 1st Cycle of Basic Education, focusing on the theme of playing and games and its relationship with learning in the early ages. The theoretical framework integrates the right to play, the conceptions about play and types of play; the theoretical perspectives, the relationship that exists between playing and learning and the role of the educator and teacher in play. The methodology adopted was research-action, producing the data through: participant observation and analysis of field notes and weekly reflections; informal conversations with children; interviews with the cooperating teacher and educator; analysis of the child's involvement scale (DQP). Data analysis proves that playing power countless learning and that the adoption of teaching practice combined with play is crucial in this process.Universidade de Évora2020-12-16T17:02:35Z2020-12-162020-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28570http://hdl.handle.net/10174/28570TID:202552594porDepartamento de Pedagogia e Educaçãosofiiitf97@gmail.com672Ferreira, Sofia Isabel Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:28.774221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem
Ferreira, Sofia Isabel Tavares
Crianças
Brincar
Jogo
Aprendizagem
Experiências significativas
Childrens
Play
Game play
Learning
Meaningful experiences
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo em ensino básico - O brincar e o jogo como promotores de aprendizagem
author Ferreira, Sofia Isabel Tavares
author_facet Ferreira, Sofia Isabel Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sofia Isabel Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Brincar
Jogo
Aprendizagem
Experiências significativas
Childrens
Play
Game play
Learning
Meaningful experiences
topic Crianças
Brincar
Jogo
Aprendizagem
Experiências significativas
Childrens
Play
Game play
Learning
Meaningful experiences
description O presente trabalho é elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos de Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, centrando-se na temática do brincar e do jogo e a sua relação com a aprendizagem nas primeiras idades. O quadro teórico integra o direito a brincar, as conceções sobre o brincar e os tipos de brincadeira; as perspetivas teóricas, a relação que existe entre o brincar e a aprendizagem e o papel do/a educador/a e professor/a no brincar. A metodologia adotada foi a investigação-ação, produzindo os dados através de: observação participante e análise das notas de campo e das reflexões semanais; conversas informais com as crianças; entrevistas à professora e educadora cooperantes; e análise da escala de envolvimento da criança (DQP). A análise de dados comprova que o brincar potência inúmeras aprendizagens e que a adoção da prática docente aliada ao brincar é crucial neste processo; Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary Education - Playing and game as promoters of learning Abstrat: The work is elaborated within the scope of Supervised Teaching Practice in the contexts of Pre-School and 1st Cycle of Basic Education, focusing on the theme of playing and games and its relationship with learning in the early ages. The theoretical framework integrates the right to play, the conceptions about play and types of play; the theoretical perspectives, the relationship that exists between playing and learning and the role of the educator and teacher in play. The methodology adopted was research-action, producing the data through: participant observation and analysis of field notes and weekly reflections; informal conversations with children; interviews with the cooperating teacher and educator; analysis of the child's involvement scale (DQP). Data analysis proves that playing power countless learning and that the adoption of teaching practice combined with play is crucial in this process.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T17:02:35Z
2020-12-16
2020-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28570
http://hdl.handle.net/10174/28570
TID:202552594
url http://hdl.handle.net/10174/28570
identifier_str_mv TID:202552594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
sofiiitf97@gmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136666643857408