A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Inês Inácio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3017
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_ce5c87e54de21d7915e3ca73081d43c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3017
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoatividades lúdicasbrincarjogoaprendizagemludic activitiesplaygamelearningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básicopresente relatório final de estágio surge no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), realizado na Escola Superior de Educação de Santarém. Este divide-se em duas partes, sendo que na primeira parte é feita uma breve análise reflexiva acerca de todo o meu percurso de estágio e na segunda parte consta uma componente investigativa, sendo que projeto de investigação se centra na aquisição de aprendizagens através da implementação de atividades lúdicas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, realizadas a três educadoras, três professoras de 1.º CEB e oito alunos do 1.º CEB, sendo que 4 dos alunos frequentam o 2.º ano de escolaridade e os restantes 4 alunos frequentam o 4.º ano de escolaridade. Após organizar e analisar os resultados, foi realizada uma comparação entres os mesmos e o que a literatura defende. Assim sendo, chegámos a várias conclusões pertinentes para o estudo. Importa ainda destacar a importância reconhecida, tanto pela literatura como para os sujeitos entrevistados, da implementação das atividades lúdicas para a aprendizagem. No entanto, existem várias estratégias e materiais que podem ser utilizados, de forma a enriquecer as atividades e que, posteriormente captam com mais facilidade a atenção da criança.This internship report was carried out within the scope of the Master degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE), accomplished at Escola Superior de Educação in Santarém. This report is divided into two parts, in the first part a brief reflective analysis about my entire internship is elaborated, and in the second part an investigative component is presented, with a research project focusing on the acquisition of learning through the implementation of ludic activities. The data were collected through semi-structured interviews, conducted with three educators, three professors from the 1st CEB and eight students from the 1st CEB, 4 of these students attend the 2nd year of schooling and the remaining 4 students attend the 4th year of schooling. After organizing and analyzing the results, a comparison was made between them and what the literature advocates. Therefore, we came to several but relevant conclusions to the study. It is also essential to highlight the importance recognized, both by literature and by the interviewed subjects, of the implementation of ludic activities for learning. However, there are several strategies and materials that can be used, in order to enrich the activities and that, later, more easily capture the children's attention.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFialho, Inês Inácio2020-08-14T09:19:29Z2020-06-042020-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3017TID:202507262por202507262info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:29Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:52.720829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Fialho, Inês Inácio
atividades lúdicas
brincar
jogo
aprendizagem
ludic activities
play
game
learning
title_short A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
title_sort A importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem em contexto pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
author Fialho, Inês Inácio
author_facet Fialho, Inês Inácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Inês Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv atividades lúdicas
brincar
jogo
aprendizagem
ludic activities
play
game
learning
topic atividades lúdicas
brincar
jogo
aprendizagem
ludic activities
play
game
learning
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-14T09:19:29Z
2020-06-04
2020-06-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3017
TID:202507262
url http://hdl.handle.net/10400.15/3017
identifier_str_mv TID:202507262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202507262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137038343077888