Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10156 |
Resumo: | Este trabalho final de mestrado apresenta-se de forma bipartida, na medida em que incide tanto na realização da prática educativa supervisionada, como no desenvolvimento do projeto de investigação acerca da pertinência de uma reestruturação no ensino artístico especializado da Música. Embora independentes entre si, os dois objetos de estudo interligam-se, na medida em que o primeiro elencou o segundo. Ao longo deste trabalho descreveu-se o Conservatório de Música do Porto, instituição que acolheu a realização do estágio, bem como se apresentaram todos os aspetos de natureza pedagógica e organizacional que alicerçaram o mesmo. Na primeira parte deste trabalho podemos encontrar as planificações e descrição dos contextos educativos em que estas foram concretizadas, assim como um relato das aulas observadas e das indicações de melhoria apontadas. Procurou-se orientar a prática educativa em direção ao estudo comparativo a ser desenvolvido posteriormente no projeto de investigação, visando compreender com mais profundidade as estruturas do ensino artístico especializado da Música, e suas diferentes aplicações. Numa segunda parte, procurou-se concretizar um estudo comparativo visando uma compreensão mais fundamentada acerca do percurso desenvolvido pelo ensino artístico especializado da Música e sua estrutura organizacional atual, de modo a diagnosticar eventuais lacunas sistémicas ou discrepâncias na operacionalização dessas mesmas estruturas, consoante englobadas no ensino público ou no ensino particular e cooperativo. Explanada esta problemática, procurou-se ainda refletir sobre as mesmas de forma efetiva, de modo a conseguir fornecer sugestões de melhoria que possam eventualmente contribuir para uma reestruturação de todo o ensino artístico da música. |
id |
RCAP_c48647b117329f3278c7556bc4729412 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10156 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturaçãoEnsino artístico especializado da músicaPrática educativaAvaliaçãoOrganização escolarModelo de reestruturaçãoEnsino público e ensino particularSpecialized artistic teaching of musicEducational praticeEvaluationSchool organizationRestructuring exampleEste trabalho final de mestrado apresenta-se de forma bipartida, na medida em que incide tanto na realização da prática educativa supervisionada, como no desenvolvimento do projeto de investigação acerca da pertinência de uma reestruturação no ensino artístico especializado da Música. Embora independentes entre si, os dois objetos de estudo interligam-se, na medida em que o primeiro elencou o segundo. Ao longo deste trabalho descreveu-se o Conservatório de Música do Porto, instituição que acolheu a realização do estágio, bem como se apresentaram todos os aspetos de natureza pedagógica e organizacional que alicerçaram o mesmo. Na primeira parte deste trabalho podemos encontrar as planificações e descrição dos contextos educativos em que estas foram concretizadas, assim como um relato das aulas observadas e das indicações de melhoria apontadas. Procurou-se orientar a prática educativa em direção ao estudo comparativo a ser desenvolvido posteriormente no projeto de investigação, visando compreender com mais profundidade as estruturas do ensino artístico especializado da Música, e suas diferentes aplicações. Numa segunda parte, procurou-se concretizar um estudo comparativo visando uma compreensão mais fundamentada acerca do percurso desenvolvido pelo ensino artístico especializado da Música e sua estrutura organizacional atual, de modo a diagnosticar eventuais lacunas sistémicas ou discrepâncias na operacionalização dessas mesmas estruturas, consoante englobadas no ensino público ou no ensino particular e cooperativo. Explanada esta problemática, procurou-se ainda refletir sobre as mesmas de forma efetiva, de modo a conseguir fornecer sugestões de melhoria que possam eventualmente contribuir para uma reestruturação de todo o ensino artístico da música.This final master assignment presents itself in a bisectional shape, meaning that it focuses both on the fulfilment of the supervised educational practice, as in the research project about the relevance of a restructuring in the specialized artistic teaching of music. Although independent between the two of them, these two objects of study interconnect themselves, as the first listed the second. Throughout this assignment it was described the Conservatório de Música do Porto, institution that received the accomplishment of the internship, as well as all the topics of a pedagogical and organizational nature that founded the same. In the first half of this assignment we can find the planning and the description of the educational contexts in which they were accomplished, as well as an account of the observed classes and the improvement advices given. It was sought to orientate the educational practice towards the comparative study to be developed afterwards in the research project, aiming to understand in more depth the structures of the specialized artistic teaching of Music, and its different applications. In a second half, it was sought to materialize a comparative study aiming a more substantiated knowledge about the journey accomplished by the specialized artistic teaching of music and its current organizational structure, so possible systemic gaps or discrepancies in the operationalization of those same structures can be diagnosed, as included in the public or private education. Enunciated this question, it was also sought to think about them in an effective way, so it was possible to give suggestions of improvement that may eventually contribute to a restructuring of all the artistic teaching of Music.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daResende, EduardoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Marta Cristina da Silva2017-07-31T16:53:35Z2017-07-182017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10156TID:201721252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.368786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação |
title |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação |
spellingShingle |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação Moreira, Marta Cristina da Silva Ensino artístico especializado da música Prática educativa Avaliação Organização escolar Modelo de reestruturação Ensino público e ensino particular Specialized artistic teaching of music Educational pratice Evaluation School organization Restructuring example |
title_short |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação |
title_full |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação |
title_fullStr |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação |
title_full_unstemmed |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação |
title_sort |
Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação |
author |
Moreira, Marta Cristina da Silva |
author_facet |
Moreira, Marta Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Resende, Eduardo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Marta Cristina da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino artístico especializado da música Prática educativa Avaliação Organização escolar Modelo de reestruturação Ensino público e ensino particular Specialized artistic teaching of music Educational pratice Evaluation School organization Restructuring example |
topic |
Ensino artístico especializado da música Prática educativa Avaliação Organização escolar Modelo de reestruturação Ensino público e ensino particular Specialized artistic teaching of music Educational pratice Evaluation School organization Restructuring example |
description |
Este trabalho final de mestrado apresenta-se de forma bipartida, na medida em que incide tanto na realização da prática educativa supervisionada, como no desenvolvimento do projeto de investigação acerca da pertinência de uma reestruturação no ensino artístico especializado da Música. Embora independentes entre si, os dois objetos de estudo interligam-se, na medida em que o primeiro elencou o segundo. Ao longo deste trabalho descreveu-se o Conservatório de Música do Porto, instituição que acolheu a realização do estágio, bem como se apresentaram todos os aspetos de natureza pedagógica e organizacional que alicerçaram o mesmo. Na primeira parte deste trabalho podemos encontrar as planificações e descrição dos contextos educativos em que estas foram concretizadas, assim como um relato das aulas observadas e das indicações de melhoria apontadas. Procurou-se orientar a prática educativa em direção ao estudo comparativo a ser desenvolvido posteriormente no projeto de investigação, visando compreender com mais profundidade as estruturas do ensino artístico especializado da Música, e suas diferentes aplicações. Numa segunda parte, procurou-se concretizar um estudo comparativo visando uma compreensão mais fundamentada acerca do percurso desenvolvido pelo ensino artístico especializado da Música e sua estrutura organizacional atual, de modo a diagnosticar eventuais lacunas sistémicas ou discrepâncias na operacionalização dessas mesmas estruturas, consoante englobadas no ensino público ou no ensino particular e cooperativo. Explanada esta problemática, procurou-se ainda refletir sobre as mesmas de forma efetiva, de modo a conseguir fornecer sugestões de melhoria que possam eventualmente contribuir para uma reestruturação de todo o ensino artístico da música. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-31T16:53:35Z 2017-07-18 2017-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10156 TID:201721252 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10156 |
identifier_str_mv |
TID:201721252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473387716608 |