Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marta Cristina da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10156
Resumo: Este trabalho final de mestrado apresenta-se de forma bipartida, na medida em que incide tanto na realização da prática educativa supervisionada, como no desenvolvimento do projeto de investigação acerca da pertinência de uma reestruturação no ensino artístico especializado da Música. Embora independentes entre si, os dois objetos de estudo interligam-se, na medida em que o primeiro elencou o segundo. Ao longo deste trabalho descreveu-se o Conservatório de Música do Porto, instituição que acolheu a realização do estágio, bem como se apresentaram todos os aspetos de natureza pedagógica e organizacional que alicerçaram o mesmo. Na primeira parte deste trabalho podemos encontrar as planificações e descrição dos contextos educativos em que estas foram concretizadas, assim como um relato das aulas observadas e das indicações de melhoria apontadas. Procurou-se orientar a prática educativa em direção ao estudo comparativo a ser desenvolvido posteriormente no projeto de investigação, visando compreender com mais profundidade as estruturas do ensino artístico especializado da Música, e suas diferentes aplicações. Numa segunda parte, procurou-se concretizar um estudo comparativo visando uma compreensão mais fundamentada acerca do percurso desenvolvido pelo ensino artístico especializado da Música e sua estrutura organizacional atual, de modo a diagnosticar eventuais lacunas sistémicas ou discrepâncias na operacionalização dessas mesmas estruturas, consoante englobadas no ensino público ou no ensino particular e cooperativo. Explanada esta problemática, procurou-se ainda refletir sobre as mesmas de forma efetiva, de modo a conseguir fornecer sugestões de melhoria que possam eventualmente contribuir para uma reestruturação de todo o ensino artístico da música.
id RCAP_c48647b117329f3278c7556bc4729412
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturaçãoEnsino artístico especializado da músicaPrática educativaAvaliaçãoOrganização escolarModelo de reestruturaçãoEnsino público e ensino particularSpecialized artistic teaching of musicEducational praticeEvaluationSchool organizationRestructuring exampleEste trabalho final de mestrado apresenta-se de forma bipartida, na medida em que incide tanto na realização da prática educativa supervisionada, como no desenvolvimento do projeto de investigação acerca da pertinência de uma reestruturação no ensino artístico especializado da Música. Embora independentes entre si, os dois objetos de estudo interligam-se, na medida em que o primeiro elencou o segundo. Ao longo deste trabalho descreveu-se o Conservatório de Música do Porto, instituição que acolheu a realização do estágio, bem como se apresentaram todos os aspetos de natureza pedagógica e organizacional que alicerçaram o mesmo. Na primeira parte deste trabalho podemos encontrar as planificações e descrição dos contextos educativos em que estas foram concretizadas, assim como um relato das aulas observadas e das indicações de melhoria apontadas. Procurou-se orientar a prática educativa em direção ao estudo comparativo a ser desenvolvido posteriormente no projeto de investigação, visando compreender com mais profundidade as estruturas do ensino artístico especializado da Música, e suas diferentes aplicações. Numa segunda parte, procurou-se concretizar um estudo comparativo visando uma compreensão mais fundamentada acerca do percurso desenvolvido pelo ensino artístico especializado da Música e sua estrutura organizacional atual, de modo a diagnosticar eventuais lacunas sistémicas ou discrepâncias na operacionalização dessas mesmas estruturas, consoante englobadas no ensino público ou no ensino particular e cooperativo. Explanada esta problemática, procurou-se ainda refletir sobre as mesmas de forma efetiva, de modo a conseguir fornecer sugestões de melhoria que possam eventualmente contribuir para uma reestruturação de todo o ensino artístico da música.This final master assignment presents itself in a bisectional shape, meaning that it focuses both on the fulfilment of the supervised educational practice, as in the research project about the relevance of a restructuring in the specialized artistic teaching of music. Although independent between the two of them, these two objects of study interconnect themselves, as the first listed the second. Throughout this assignment it was described the Conservatório de Música do Porto, institution that received the accomplishment of the internship, as well as all the topics of a pedagogical and organizational nature that founded the same. In the first half of this assignment we can find the planning and the description of the educational contexts in which they were accomplished, as well as an account of the observed classes and the improvement advices given. It was sought to orientate the educational practice towards the comparative study to be developed afterwards in the research project, aiming to understand in more depth the structures of the specialized artistic teaching of Music, and its different applications. In a second half, it was sought to materialize a comparative study aiming a more substantiated knowledge about the journey accomplished by the specialized artistic teaching of music and its current organizational structure, so possible systemic gaps or discrepancies in the operationalization of those same structures can be diagnosed, as included in the public or private education. Enunciated this question, it was also sought to think about them in an effective way, so it was possible to give suggestions of improvement that may eventually contribute to a restructuring of all the artistic teaching of Music.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daResende, EduardoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Marta Cristina da Silva2017-07-31T16:53:35Z2017-07-182017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10156TID:201721252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:25.368786Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
title Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
spellingShingle Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
Moreira, Marta Cristina da Silva
Ensino artístico especializado da música
Prática educativa
Avaliação
Organização escolar
Modelo de reestruturação
Ensino público e ensino particular
Specialized artistic teaching of music
Educational pratice
Evaluation
School organization
Restructuring example
title_short Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
title_full Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
title_fullStr Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
title_full_unstemmed Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
title_sort Ensino artístico especializado da música: avaliação da pertinência de uma possível reestruturação
author Moreira, Marta Cristina da Silva
author_facet Moreira, Marta Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Resende, Eduardo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marta Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino artístico especializado da música
Prática educativa
Avaliação
Organização escolar
Modelo de reestruturação
Ensino público e ensino particular
Specialized artistic teaching of music
Educational pratice
Evaluation
School organization
Restructuring example
topic Ensino artístico especializado da música
Prática educativa
Avaliação
Organização escolar
Modelo de reestruturação
Ensino público e ensino particular
Specialized artistic teaching of music
Educational pratice
Evaluation
School organization
Restructuring example
description Este trabalho final de mestrado apresenta-se de forma bipartida, na medida em que incide tanto na realização da prática educativa supervisionada, como no desenvolvimento do projeto de investigação acerca da pertinência de uma reestruturação no ensino artístico especializado da Música. Embora independentes entre si, os dois objetos de estudo interligam-se, na medida em que o primeiro elencou o segundo. Ao longo deste trabalho descreveu-se o Conservatório de Música do Porto, instituição que acolheu a realização do estágio, bem como se apresentaram todos os aspetos de natureza pedagógica e organizacional que alicerçaram o mesmo. Na primeira parte deste trabalho podemos encontrar as planificações e descrição dos contextos educativos em que estas foram concretizadas, assim como um relato das aulas observadas e das indicações de melhoria apontadas. Procurou-se orientar a prática educativa em direção ao estudo comparativo a ser desenvolvido posteriormente no projeto de investigação, visando compreender com mais profundidade as estruturas do ensino artístico especializado da Música, e suas diferentes aplicações. Numa segunda parte, procurou-se concretizar um estudo comparativo visando uma compreensão mais fundamentada acerca do percurso desenvolvido pelo ensino artístico especializado da Música e sua estrutura organizacional atual, de modo a diagnosticar eventuais lacunas sistémicas ou discrepâncias na operacionalização dessas mesmas estruturas, consoante englobadas no ensino público ou no ensino particular e cooperativo. Explanada esta problemática, procurou-se ainda refletir sobre as mesmas de forma efetiva, de modo a conseguir fornecer sugestões de melhoria que possam eventualmente contribuir para uma reestruturação de todo o ensino artístico da música.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31T16:53:35Z
2017-07-18
2017-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10156
TID:201721252
url http://hdl.handle.net/10400.22/10156
identifier_str_mv TID:201721252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473387716608