Oferta de destinos de férias: pacotes à medida vs pacotes estandardizados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61793 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
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Oferta de destinos de férias: pacotes à medida vs pacotes estandardizadosHoliday destinations offer: customized packages vs standard packagesMarketingPacotes turísticosSegmentação de mercadoTurismoMarket segmentationTourist packagesTourismCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Estudos de GestãoO presente trabalho centra-se no turismo, que é muitas das vezes reconhecido como um destino de sol e praia. O Turismo nos dias de hoje trava uma luta constante para manter ou criar atributos que sejam capazes de atrair turistas, não só nos meses de calor, mas também nos de Inverno. Dentro do turismo como negócio é importante conhecer as suas variáveis e resultados, o que permite analisar os motivos de um retorno ao mesmo destino. Pretende-se perceber o que influencia as famílias nestas relações do turista (compromisso com o destino) e como se relacionam, recorrendo à análise de segmentação para a sua concretização, tentando contribuir desta forma, para a compreensão das dinâmicas que continuam a promover a escolha destes destinos. Dentro deste conceito, a presente análise de estudo será a importância dos pacotes de viagens oferecidos dentro de um contexto organizacional, analisando qual o seu perfil e performance na oferta da empresa nas viagens à medida vs estandardizados. Pretendeu-se assim, verificar através das variáveis medidas de segmentação de mercado, recorrendo-se a um estudo de caso exploratório. Em síntese e em termos científicos, esta dissertação centra-se nas influências da segmentação de mercado, analisando várias dinâmicas, procurando contribuir para o aprofundamento do conhecimento na área turística, apresentando uma clara componente interdisciplinar ao estabelecer uma ligação entre o marketing, a ação coletiva e o turismo, com evidentes ganhos ao nível da gestão das organizações que atuam nestes domínios. Os resultados empíricos alcançados dizem-nos que o perfil de mercado do foco de negócio, está mais direcionado para valores de baixo custo, ou seja, para pessoas com um poder económico inferior. Observou-se que os viajantes são uma população adulta e com maior notoriedade no sexo masculino, sendo que as famílias reservam e viajam na sua maioria, em grupos de 2 viajantes. Existe um grande destaque para as agências de viagens em território nacional, com viajantes de nacionalidade Portuguesa, que na sua maioria têm a praia como destino e em especial a cidade de Benidorm. Como resultado, também se destaca uma maior venda e margem de lucro dos pacotes estandardizados, comparativamente aos do modelo à medida, mas o inverso, no que diz respeito ao lucro por reserva. Tudo isto ficou esclarecido, através das análises de segmentação e de margem de lucro em referência ao perfil e performance de ambos os modelos.The present work focuses on tourism, which is often recognized as a destination of sun and beach. Nowadays tourism is a constant struggle to maintain or create attributes that are capable of attracting tourists, not only during the warmer months, but also in the winter months. Within tourism as a business it is important to know its variables and results, which allows analyzing the reason for a return to the same destiantion. The intention is to understand what influences the families in these tourist relations (commitment to the destination), and how they relate, using segmentation analysis for their concretization, trying to contribute in this way, to the understanding of the dynamics that continue to promote the choice of these destinations. Within this concept, this study analysis will be the importance of the travel packages offered within an organizational context, analyzing what their profile and performance in the company's offer on customized packages vs standard packages. It was intended to verify through the variables market segmentation measures, using an exploratory case study. It has a qualitative character, so the data was collected in a primary way to a set of players and through secondary and reliable data from the organization itself and from an economic-financial analysis company. The empirical results achieved help us to understand that the market profile of the business focus, is more directed towards low cost values, that is, for people with a lower economic power. It was observed that travelers are an adult population with greater notoriety in males, and families reserve and travel mostly in groups of 2 travelers. There is a great highlight for travel agencies in the national territory, with travelers of Portuguese nationality, who mostly have the beach as a destination and especially the city of Benidorm. As a result, a greater sale and profit margin of the standardized packages is also highlighted, compared to those of the tailor-made model, but the inverse, in relation to the profit per reserve. All this was clarified through the analysis of segmentation and profit margin in reference to the profile and performance of both models.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoAntunes, Ricardo Filipe20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61793por202288110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:34.555143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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