Avaliação em educação visual e tecnológica : Práticas, instrumentos e constrangimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Pedro Jorge Marques
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gomes, António Ferreira, orient., Calheiros, Luís, co-orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2151
Resumo: RESUMO O presente estudo aborda a operacionalização da avaliação dos alunos na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, na perspectiva dos seus professores. O quadro teórico inclui, no primeiro capítulo, abordagens sobre: o papel das artes no ensino, conceptualização da Educação Artística e um resumo sobre o quadro normativo da Educação Artística em Portugal. O segundo capítulo apresenta o enquadramento da disciplina de EVT no contexto curricular do 2º Ciclo do Ensino Básico, as suas orientações metodológicas e as propostas para operacionalização da avaliação dos alunos na disciplina. Neste capítulo é ainda apresentada uma análise comparativa entre o programa da disciplina e o diploma de competências essenciais para a Educação Artística no Ensino Básico. O terceiro capítulo é dedicado à conceptualização da avaliação das aprendizagens e da avaliação das aprendizagens dos alunos, concluindo com as funções tradicionais da avaliação. Em termos metodológicos, o estudo baseou-se no inquérito por questionário, elaborado com base na escala de Thurstone e nas técnicas de análise a ele associadas. O estudo incidiu sobre o universo dos professores de Educação Visual e Tecnológica que leccionam no Concelho de Viseu, em escolas públicas e particulares e cooperativas no ano lectivo de 2010/11. Os resultados apontam para a negação da importância social e do poder ligados à avaliação; desconhecimento dos normativos legais que enquadram a disciplina, necessidade de clarificação do programa; falta de clareza e objectividade do processo de avaliação.
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