Otimização de Rotas de Apoio Domiciliário numa Instituição Particular de Solidariedade Social do Distrito de Setúbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaboleiro, Mónica Encantado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32580
Resumo: A acentuação do índice de envelhecimento das populações é uma problemática bastante atual, com Portugal a apresentar um dos mais altos níveis de envelhecimento da população na União Europeia. Em Portugal existem cerca de 153 idosos por cada 100 jovens, sendo que 33% destes idosos são dependentes. Os serviços de apoio domiciliário surgem como uma resposta social para a problemática da dependência, pelo que com a sua acentuação a procura por este tipo de serviços também aumenta. Estes serviços são prestados, na sua maioria, por organizações sem fins lucrativos, cujos orçamentos são habitualmente reduzidos. Este trabalho procura melhorar o planeamento do Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas Diocesana de Setúbal, tendo como objetivo geral a otimização das suas rotas. Através da aplicação do modelo de otimização de rotas em apoio domiciliário desenvolvido por Gomes e Ramos (2019) procura-se minimizar os tempos gastos nas deslocações durante a prestação dos serviços, perceber se existe margem para introduzir novos utentes no sistema e aferir a adequabilidade do modelo ao caso do Serviço de Apoio Domiciliário da Cáritas de Setúbal. No estudo em causa é utilizada uma abordagem mista, seguindo a metodologia de estudo de caso com caso único. Na recolha das informações foram utilizados diversos métodos e fontes de informação, tais como: entrevistas às Técnicas responsáveis e às cuidadoras, análise documental de diversos livros, artigos e documentos fornecidos pela Cáritas, e observação participante através do acompanhamento das voltas. O modelo de otimização desenvolvido permitiu obter uma solução admissível para segunda-feira, terça-feira e fim-de-semana, conseguindo-se reduzir o tempo total gasto em deslocações em 32, 39 e 3 minutos, respetivamente. Para a quarta, quinta e sexta-feira, o modelo não conseguiu obter qualquer solução admissível.
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