Desenho e planeamento de rotas de um serviço de apoio domiciliário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Paulo Alexandre Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13395
Resumo: O número de instituições que prestam Serviços de Apoio Domiciliário em Portugal tem crescido significativamente nos últimos anos. Este crescimento tem-se registado para fazer face à também crescente procura por esta tipologia de serviços que é, na maioria dos casos, usufruído por população idosa. Esta, por sua vez, não só em Portugal, mas um pouco por toda a Europa, tem crescido significativamente em comparação com as restantes classes etárias num contexto em que se prevê que esta tendência se acentue. Neste contexto, o planeamento deste tipo de serviços torna-se fundamental para que seja possível prestar serviços com mais qualidade e em maior quantidade, dado o aumento da procura. A Apoio - Associação de Solidariedade Social, perante este cenário e prestando este serviço diariamente a 36 utentes pretende que, através de uma melhoria do processo de definição tanto de rotas como da sequência de visitas a efetuar, seja possível incluir mais utentes da sua lista de espera no seu planeamento atual mantendo os recursos atuais. Assim, pretende-se definir um planeamento semanal que minimize o tempo total de deslocação dos técnicos que prestam os serviços de apoio domiciliário aos utentes. O problema em análise é modelado como um problema de rotas de veículos com janelas temporais (VRPTW). Foi aplicado um modelo da literatura ao caso real em estudo e permitiu obter, como solução final, o planeamento de rotas a realizar diariamente que, em comparação com a solução atual da Associação, permite reduzir 12% do tempo de deslocações da mesma.
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