Interzone : experiências corpo a corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, André Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3783
Resumo: Escolhi este título para o meu documento escrito uma vez que situa e caracteriza, na sua essência, o meu trabalho plástico, como um layer intermédio subjacente, fruto de duas áreas distintas, contudo inevitavelmente férteis. Neste caso, esta relação recíproca patente no título, interliga desporto e arte. A Interzone caracteriza a minha procura em torno de uma materialização artística; a origem da palavra tem lugar na obra do cineasta David Cronenberg, cujo filme Naked Lunch é inspirado no romance publicado em 1959 por William Burroughs. Aqui o acesso à Interzone, (uma zona imaginária e real) é favorecido através da falha, da queda ou do erro, como incentivo e inspiração para a prática artística. A escolha deste título para o meu texto é deste modo essencialmente baseada em volta do erro, queda e falha, ideias estas intrínsecas à experiência, que impregnam e definem a Interzone como um lugar produtivo de experimentação transversal ao meu trabalho. Este texto surge como uma tentativa de documentar a minha experiência da inter-relação entre arte e desporto, sendo que este último serve de inspiração produtiva para a minha prática artista. Este processo estabelece ainda uma lógica do encontro onde o resultado é o meu trabalho, equacionando 1+1=3.
id RCAP_c4bdf166ce8694a24750ba73d4609d44
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interzone : experiências corpo a corpoCorpoAçãoFisicalidade/MaterialidadeExercício/ExperiênciaAgir/SofrerDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEscolhi este título para o meu documento escrito uma vez que situa e caracteriza, na sua essência, o meu trabalho plástico, como um layer intermédio subjacente, fruto de duas áreas distintas, contudo inevitavelmente férteis. Neste caso, esta relação recíproca patente no título, interliga desporto e arte. A Interzone caracteriza a minha procura em torno de uma materialização artística; a origem da palavra tem lugar na obra do cineasta David Cronenberg, cujo filme Naked Lunch é inspirado no romance publicado em 1959 por William Burroughs. Aqui o acesso à Interzone, (uma zona imaginária e real) é favorecido através da falha, da queda ou do erro, como incentivo e inspiração para a prática artística. A escolha deste título para o meu texto é deste modo essencialmente baseada em volta do erro, queda e falha, ideias estas intrínsecas à experiência, que impregnam e definem a Interzone como um lugar produtivo de experimentação transversal ao meu trabalho. Este texto surge como uma tentativa de documentar a minha experiência da inter-relação entre arte e desporto, sendo que este último serve de inspiração produtiva para a minha prática artista. Este processo estabelece ainda uma lógica do encontro onde o resultado é o meu trabalho, equacionando 1+1=3.Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraPoeiras, Fernando Manuel PenitênciaIC-OnlineLopes, André Ribeiro2019-01-29T11:23:17Z2018-01-042018-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3783TID:202161595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:54Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:49.285360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interzone : experiências corpo a corpo
title Interzone : experiências corpo a corpo
spellingShingle Interzone : experiências corpo a corpo
Lopes, André Ribeiro
Corpo
Ação
Fisicalidade/Materialidade
Exercício/Experiência
Agir/Sofrer
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Interzone : experiências corpo a corpo
title_full Interzone : experiências corpo a corpo
title_fullStr Interzone : experiências corpo a corpo
title_full_unstemmed Interzone : experiências corpo a corpo
title_sort Interzone : experiências corpo a corpo
author Lopes, André Ribeiro
author_facet Lopes, André Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira
Poeiras, Fernando Manuel Penitência
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, André Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Ação
Fisicalidade/Materialidade
Exercício/Experiência
Agir/Sofrer
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Corpo
Ação
Fisicalidade/Materialidade
Exercício/Experiência
Agir/Sofrer
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Escolhi este título para o meu documento escrito uma vez que situa e caracteriza, na sua essência, o meu trabalho plástico, como um layer intermédio subjacente, fruto de duas áreas distintas, contudo inevitavelmente férteis. Neste caso, esta relação recíproca patente no título, interliga desporto e arte. A Interzone caracteriza a minha procura em torno de uma materialização artística; a origem da palavra tem lugar na obra do cineasta David Cronenberg, cujo filme Naked Lunch é inspirado no romance publicado em 1959 por William Burroughs. Aqui o acesso à Interzone, (uma zona imaginária e real) é favorecido através da falha, da queda ou do erro, como incentivo e inspiração para a prática artística. A escolha deste título para o meu texto é deste modo essencialmente baseada em volta do erro, queda e falha, ideias estas intrínsecas à experiência, que impregnam e definem a Interzone como um lugar produtivo de experimentação transversal ao meu trabalho. Este texto surge como uma tentativa de documentar a minha experiência da inter-relação entre arte e desporto, sendo que este último serve de inspiração produtiva para a minha prática artista. Este processo estabelece ainda uma lógica do encontro onde o resultado é o meu trabalho, equacionando 1+1=3.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-04
2018-01-04T00:00:00Z
2019-01-29T11:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/3783
TID:202161595
url http://hdl.handle.net/10400.8/3783
identifier_str_mv TID:202161595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136971630575616