Estudo exploratório das necessidades de educação parental na prevenção da obesidade infantil: as realidades brasileira e portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gariso, Sílvia Daniela Neves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35873
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
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Assumindo que todos os sistemas influenciam os hábitos e práticas alimentares das crianças é objetivo desta dissertação conhecer a preocupações e necessidades identificadas pelos profissionais e fomentar programas de educação parental como espaços para reflexão sobre as práticas parentais em relação aos hábitos alimentares no ambiente familiar. Diante disso, foi realizado um estudo para o levantamento de necessidades dos profissionais para a intervenção em ambos os países e foi desenvolvida uma proposta de intervenção para promoção de competências parentais e otimização de hábitos familiares de alimentação saudável. O trabalho foi realizado com o apoio do Centro de Referência em Apoio à Família (CRAF) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) numa escola pública de Rio Grande, RS, Brasil. Um módulo sobre práticas e hábitos alimentares com quatro sessões sobre educação alimentar na família e as idas ao supermercado foi inserido numa programa de educação parental pré existente e mais abrangente intitulado Crescer Felizes em Família. Através de um método qualitativo exploratório realizou-se o tratamento de dados através da análise das entrevistas realizadas com os profissionais das áreas da saúde e educação, diário de campo das sessões e análise do questionário sobre os hábitos e práticas educativas alimentares. Os resultados da intervenção demonstraram que apesar de a família assumir um papel fundamental na promoção de hábitos alimentares saudáveis, a participação dos outros sistemas que de uma forma direta ou indireta são agentes com responsabilidades na área da prevenção constitui-se uma prioridade. Assim, o envolvimento da escola como recetora de programas desta natureza é fundamental no desenvolvimento e manutenção de hábitos alimentares saudáveis e protetivos. Para além da escola, os centros de saúde, as autarquias, responsáveis da alimentação escolar, indústria alimentar, apoio ao consumidor, entre outros, devem atuar em consonância e de forma cooperativa. Assim, será possível combater o excesso de peso e a obesidade infantil a partir de diferentes sistemas, instituições e indivíduos com um objetivo em comum de promover estilos de vida saudáveis para uma sociedade sã e com mais qualidade de vida a médio longo prazo.Child obesity is a 21st century scourge that affects both developed and developing societies, like Portugal and Brazil. Commitment on its prevention is definitely a way to avoid its growth. Assuming that prevention should start at early ages, we must intercede between children’s reference figures, such as their parents and close health/education professionals. Presupposing that all environments act upon practice and a food habits, it is the objective of this thesis to know the concerns and needs identified by professionals of this area, and to promote parental education programs, as thinking spaces about parental practice, when related to food habits in family environment. So, a study to establish professional needs for intervention in both countries was carried out, along with the development of a intervention proposal for the promotion of parental skills and optimization of familial healthy food habits. The work was carried out at a public school in Rio Grande, RS, Brazil, with the support of Centro de Referência em Apoio à Família (CRAF), from Universidade Federal de Rio Grande (FURG), through the insertion of a module about food habits and practice. This module was consisted of 4 sessions about food educational in the family and supermarket food acquisition, inserted in a pre-existent more comprehensive parental education program entitled “Crescer Felizes em Família”. Through a exploratory qualitative method, data treatment was carried out by analysis of interviews took by Health and Education professionals, session journals and analysis of questionnaires about educational practice and food habits. The results demonstrated that, whilst families assume a crucial role in the promotion of healthy food habits, the participation of new direct or indirect systems as preventive agents is a priority. So, the involvement of schools as program receptors of this type is critical for the development and maintenance of protective and healthy food habits. Besides schools, Health local centers, local administration communities, school food directors, food industry, consumers support services, among others, must act in synergy and cooperatively. This way it will be possible to combat child overweight and obesity burdens, through differentiated systems, institutions and individuals, in a common objective to promote healthy life styles for a healthy society, with higher life standards at a medium/long term.Almeida, Ana Maria Tomás deUniversidade do MinhoGariso, Sílvia Daniela Neves2014-07-222014-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35873por201651041info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:53.761720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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